Aracaju

Segundo pesquisa recente realizada em janeiro de 2024 pelo Ministério do Turismo, os destinos que oferecem sol e praia são os preferidos dos turistas brasileiros. E com praias belíssimas em seu litoral imenso, muitas delas comparadas às praias do Caribe, o Nordeste é o destino favorito dos turistas no Brasil, sendo a escolha de cerca de 48% dos entrevistados.

Quando se pensa em viagem ao nordeste logo vem à mente os lugares mais visitados como Salvador na Bahia, Natal no Rio Grande do Norte, Lençóis Maranhenses no Maranhão, Jericoacoara no Ceará, Maragogi em Alagoas e Porto de Galinhas em Pernambuco. Mas, além dos destinos citados, o Nordeste traz muito mais atrativos, afinal são mais de 3 mil quilômetros que oferecem muitas belezas naturais como litoral, parques e serras. Além de lindos visuais, o Nordeste também é rico em cultura, pessoas hospitaleiras, comida e música boa e muita diversidade.

Para fugir um pouco do convencional, trouxemos aqui um roteiro incrível de uma cidade que não está entre os destinos mais procurados do Nordeste, mas que tem muitos atrativos para quem busca um paradeiro incrível e diferenciado para sua viagem. Se interessou? Então vem com a gente conhecer essa linda cidade chamada Aracaju.

Cidade de Aracaju
Cidade de Aracaju

Aracaju, que é carinhosamente chamada de Aju pelos seus moradores, é a capital do menor estado brasileiro em extensão territorial, mas isso não diminui a grandiosidade da cidade. A capital do Sergipe é uma opção para quem busca tranquilidade em sua viagem, ou seja, você não encontrará engarrafamentos, praias lotadas e grandes filas, afinal, Aracaju é considerada uma das cidades com melhor qualidade de vida do Nordeste e conta com diversos atrativos culturais, gastronômicos e arquitetônicos. A cidade destaca-se pela sua exuberante faixa litorânea e oferece vários cartões postais ao longo dos seus 35 km de orla onde você encontra uma rede de hotéis qualificada, bares e restaurantes para todos os paladares.

Neste artigo traremos para tudo o que você precisa saber antes de visitar Aracaju. Quando ir, onde ficar, e o que fazer, e o que não falta em Aracaju são coisas para fazer, afinal, é uma cidade com praias, rios e muita cultura que te encantarão na sua visita.

Já adiantamos que em qualquer época do ano que você vier até Aracaju, achará atrativos na cidade. É só escolher como chegar, de carro, ônibus ou até avião e escolher entre as redes de hotéis sugeridas para você. Siga a leitura com a gente e venha ver tudo que Aracaju tem para te oferecer.

Um pouco da história da cidade

O distrito de Aracaju foi criado em 1837 e em 1855 foi elevado a município. O nome Aracaju significa Cajueiro dos Papagaios pois a região possuía muitos cajueiros e, é claro, papagaios. É banhada pelo oceano atlântico e cortada pelos rios Sergipe, Poxim e Vaza Barris.

Sendo extremamente plana, Aracaju foi a segunda cidade planejada do Brasil. O engenheiro Sebastião José Basílio Pirro elaborou um projeto traçando as linhas retas e formando simetria entre os quarteirões fazendo com que o desenho da cidade lembre um tabuleiro de xadrez.  Não se sabe ao certo o ponto inicial da cidade, mas, acredita-se que tenha sido na Praça General Valadão.

Mapa da cidade de Aracaju - f5news
Mapa da cidade de Aracaju – f5news

Nessa época, a criação da cidade ajudou a escoar a produção de açúcar e trouxe indústrias à região. Porém, este desenho tornava a cidade inflexível para o crescimento pois foram aterrados vales e feito desapropriações para que o projeto mantivesse a reta. A única exceção, foi uma alteração imposta pelo presidente do Brasil à época, que permitiu que a Rua da Frente ganhasse uma curva criando assim uma linda avenida que faz margem com o Rio Sergipe.

Rua da frente - Orla de atalaia
Rua da frente – Orla de atalaia

Pouco se sabe, mas a capital de Aracaju teve um papel importante na participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Em 15 de agosto de 1942, três navios brasileiros, a menos de 10 km da costa de Aracaju, foram atacados pelo submarino nazista U-507 da temida Kriegsmarine, a ação deixou cerca de 600 mortos (o número exato nunca foi calculado). Esta ação fez com que houvesse uma grande indignação por parte de vários países e foi o estopim para que o Presidente Getúlio Vargas enfim declarasse guerra contra as potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Com esse triste acontecimento, Aracaju foi a única cidade Brasileira a ver de perto as tragédias que uma guerra traz. Em razão deste triste acontecimento, você encontra na cidade algumas homenagens feitas como a Rodovia dos Náufragos na praia de Atalaia e o cemitério dos náufragos, que atualmente é o cemitério militar.

Navio Baependy, que foi afundado por Navio Baependy, que foi afundado por submarino nazista em 1942 na costa de Sergipe. Fonte: www.noticias.uol.com.br
Navio Baependy, que foi afundado por submarino nazista em 1942 na costa de Sergipe. Fonte: www.noticias.uol.com.br

ARACAJU HOJE

De acordo com o último Censo, Aracaju possui cerca de 602.757 habitantes. O clima é quente e úmido, com período chuvoso de março a agosto com temperatura média de 26º C. A cidade tem excelente infraestrutura viária, com moderno sistema de transporte, cobrindo toda a cidade por meio de terminais de integração e sistema de saneamento; sendo considerada uma das cidades com maior índice de saúde e qualidade de vida do Nordeste. A população de Aracaju costuma praticar exercícios físicos e se alimentar de bastante frutas, verduras e comidas com pouca gordura, também possui baixos índices de consumo de cigarro e bebidas alcoólicas.

A cidade possui um dos mais modernos centros operacionais de tecnologia da informação da empresa multinacional Politec e conta atualmente com três shoppings-centers construídos e dois em fase de construção. Além dos shoppings e o centro da cidade, uma região que merece destaque no comércio são os bairros de Siqueira Campos, Santos Dumont e o badalado bairro 13 de Julho.

Entre os atrativos turísticos destacam-se a Orla de Atalaia, onde encontra-se a maioria dos hotéis e restaurantes da cidade e também monumentos e o oceanário da cidade, onde fica o Projeto Tamar, o Museu da Gente Sergipana, a praia do saco, a Lagoa dos Tambaquis, Croa do Goré e Ilha dos Namorados, Mangue Seco, Cânion do Xingó, entre outras.

A cultura Sergipana é incrível, no carnaval, grandes blocos saem pelas ruas do centro da cidade, a exemplo do Rasgadinho e do Carro Quebrado, tocando frevos e marchinhas. No mês de junho a cidade vira um verdadeiro arraial em vários pontos turísticos, na Orla do Atalaia, no Forró do Caju, na praça dos mercados municipais e sempre trazendo grandes nomes do Forró. A cidade se auto-apelidou de “País do Forró”. Os aracajuanos amam tanto o São João que fazem dele uma tradição familiar com festas familiares com muito forró, alegria e comidas típicas das festas juninas.

Aracaju é uma cidade incrível, a cada pesquisa realizada, maior era o encantamento por ela e toda sua história. Por isso, este roteiro foi pensado e escrito com muito carinho para que você também conheça essa cidade sensacional.

Para nos ajudar na busca pelas melhores dicas da cidade, nada melhor do que falar com um autêntico aracajuano. Quem nos ajudou nessas dicas foi o professor de física e ex-participante do No limite, Lucas Santana. O Lucas é formado em física e foi o 3º colocado do programa No Limite da Tv Globo. Nascido e criado em Aracaju, Lucas é um apaixonado pela sua cidade. Quando foi falado que faríamos um roteiro com dicas da cidade, ele prontamente aceitou nos ajudar com dicas incríveis de lugares que todos devem conhecer e também aqueles lugares especiais que só quem é da cidade conhece e agora, você também conhecerá.

Saiba mais em nosso post: O que fazer em Aracaju

Confira Algumas Ofertas na Região

Booking.com