Uma pequena vila, de pouco mais de 17 mil habitantes, que remete aos primórdios da civilização brasileira, batizada por uma nau portuguesa, de nome Ajuda, e que hoje está consolidada como um dos destinos mais procurados do paradisíaco litoral do sul da Bahia: muito bem vindos à Arraial D´Ajuda, a cidade brasileira que agora, em 2024, foi eleita, simplesmente, o destino mais acolhedor do mundo pelo Traveller Review Awards, da plataforma Booking.com. Em sua 12ª edição, o prêmio concedido à pequena Arraial, marcante para o turismo brasileiro, teve por base os resultados de 309 milhões de avaliações de clientes verificados da Booking.com pelo mundo todo e reflete o verdadeiro espírito de Arraial D´Ajuda: uma cidade em que o visitante se sente acolhido, respeitado e bem tratado.
TUDO COMEÇOU COM CABRAL…OU TOMÉ?
Apesar de algumas controvérsias, a história oficial nos ensina que foi Cabral, liderando sua poderosa armada, quem primeiro aportou por estas bandas em abril de 1500. Mas o nome mais importante do início da ocupação portuguesa na Costa do Descobrimento foi, na realidade, o de Tomé de Souza, o primeiro governador-geral do Brasil e responsável por erguer a cidade de Salvador, que se transformou na primeira capital do país. Trazendo em sua expedição o Padre Manuel da Nóbrega e mais seis jesuítas, cuja missão principal era iniciar a catequese dos nativos, Tomé de Souza chegou ao Brasil em 1549 a bordo das naus Salvador, Conceição e Ajuda. Esta última, inclusive, serviu de inspiração para batizar a pequena vila ao lado de Porto Seguro. Nascia Arraial D´Ajuda.
CACAU DÁ LUGAR AO TURISMO
Séculos se passaram sem qualquer atividade econômica relevante na região da Costa do Descobrimento. Já no fim do período colonial, em 1746, o cacau foi trazido ao Brasil e as lavouras rapidamente prosperaram, especialmente na região de Ilhéus, Itabuna e Canavieiras, um pouco mais ao norte. Por mais de 200 anos, o cultivo do cacau foi a atividade que mais gerou divisas para o Estado da Bahia. Já no final da década de 80, infestada pela praga “vassoura-de-bruxa”, a lavoura cacaueira foi dizimada. Uma década antes, entretanto, uma outra atividade econômica, ainda muito incipiente, começou a aparecer na região da Costa do Descobrimento e em pouco tempo viria a se transformar na mola propulsora do desenvolvimento do sul da Bahia: o turismo.
E VIERAM OS HIPPIES
Localizada entre Porto Seguro e Trancoso, Arraial D´Ajuda demorou um pouco para conquistar seu lugar ao sol como destino turístico. Pode-se dizer que tudo começou com um toque de contracultura e rebeldia do movimento hippie, que em suas andanças atrás de peace & love, no começo da década de 70, acabou por revelar aos poucos, para o resto do Brasil e do mundo, que o sul da Boa Terra escondia muito mais encantos que as vastas plantações de cacau decantadas na literatura de Jorge Amado.
NASCE UM DESTINO TURÍSTICO
Alguns hippies gostaram tanto do lugar que acabaram ficando, se instalando e passaram a viver na charmosa vila. Tendo sido a contracultura um movimento internacional, a notícia da descoberta daquele charmoso recanto rapidamente se espalhou pelo mundo e logo Arraial D´Ajuda passava a receber gente de todas as partes. Remontam dessa época alguns dos primeiros empreendimentos turísticos da região, muitos deles pilotados pelos gringos que ali chegaram e se juntaram aos nativos para, por que não, unir o útil ao agradável. Afinal, descobriram que era possível viver naquele paraíso e ainda ganhar dinheiro com isso.
EXPLOSÃO DO TURISMO NA COSTA DO DESCOBRIMENTO
Na esteira dos “bichos-grilos”, o turismo da região viveu um boom nas décadas de 80 e, principalmente, 90. Porto Seguro seguiu sua vocação de capital alternativa do carnaval baiano e, junto com ela, vieram gigantescos investimentos em infraestrutura, especialmente hoteleira. Na carona da agitada vizinha, Ajuda e Trancoso, já neste século, também experimentaram os efeitos da moderna indústria do turismo: hotéis, pousadas e até resorts passaram a integrar a paisagem das duas cidades. Bares, restaurantes e baladas também chegaram. Junte-se a isso as mais belas praias e muita história do Brasil e teremos um mosaico interessantíssimo, capaz de explicar por que a Costa do Descobrimento é um dos destinos de turismo preferidos do país.
ARRAIAL: DESTINO PARA TODAS AS IDADES
Diferenciando-se da menos explorada e mais exclusiva Trancoso, Arraial D´Ajuda seguiu seu próprio caminho e hoje é um destino que atrai jovens e idosos, famílias e casais, brasileiros e estrangeiros, numa pulsante mistura que conserva, em alguma medida, os ideais de paz e amor da galera alternativa de 50 anos atrás. Muita coisa mudou, é verdade, mas a essência daqueles anos permanece: sol e mar, tranquilidade e agito nas doses certas, um acervo histórico e cultural fantástico e aquele jeitão de refúgio das grandes cidades que, ainda nos dias de hoje, é um apelo quase irresistível para quem está cansado da rotina.
CADA DIA DE UM JEITO NA CHARMOSA “ESQUINA DO MUNDO
E em Arraial D´Ajuda é possível viver cada dia de um jeito diferente. Engana-se quem pensa que, por ser pequena, Arraial não oferece muitas opções. Ao contrário, é surpreendente a variedade de atrações que a cidade e a região podem proporcionar ao visitante.
Interessado num roteiro histórico? Que tal uma visitinha à Igreja Matriz de Nossa Senhora D`Ajuda, santuário construído em 1551, localizada bem no centro histórico da cidade e com uma vista deslumbrante do seu mirante?
Se o seu interesse for artesanato, também temos por aqui, começando pela tradicional feirinha hippie da Praça São Brás, também conhecida como Praça da Feira Hippie. Sem esquecer as dezenas de ambulantes que percorrem as praias vendendo todo tipo de artesanato produzido pelos locais.
Gastronomia? A explosão de sabores da famosa Rua Mucugê é capaz de deixar qualquer grande centro gastronômico com inveja. Lá, há variadas opções de cardápios, nacionais e internacionais, que não deixarão nenhum viajante com fome.
Já num clima mais de curtição e azaração, a Rua Bróduei, que liga a Praça São Brás à Igreja Matriz, é um excelente lugar para ver e ser visto, enquanto se toma um drinque ou se compra um souvenir. Diga-se de passagem, a Bróduei também é chamada de “esquina do mundo”, não exatamente por ser uma esquina, mas por traduzir, com exatidão, a atmosfera cosmopolita que envolve o lugar, com turistas de todas as partes do Brasil e do mundo.
Se a vibe do dia é passear, as opções são variadíssimas: Parque Aquático Eco Parque, com múltiplas atrações para toda a família; passeios de barco para observar as baleias jubarte ou para praticar mergulho e snorkel no Parque Marinho do Recife de Fora; passeios de quadriciclo; Ilha dos Aquários, no caminho para Porto Seguro; visitas à Aldeia Indígena Pataxó e, quem sabe, sobrevoar a Praia da Pitinga num parapente. São passeios incríveis e verdadeiramente inesquecíveis que o visitante de Arraial D´Ajuda tem ao seu dispor.
E como não poderia deixar de ser nesse rápido primeiro olhar sobre Arraial, temos que falar de praias. As exuberantes praias de Arraial D´Ajuda. E seguindo a característica principal do lugar, há praias para todos os gostos e estilos. Desde a agitada Praia do Mucugê, a praia de mais fácil acesso e mais próxima do centro da cidade, até a estonteante Praia da Pitinga e seu visual das falésias de tirar o fôlego. Da Praia do Araçaípe, ideal para famílias com crianças com seu mar calmo e tranquilo, até a Praia do Parracho, com seus quiosques que atraem a galera mais jovem à procura de azaração. Se a proposta for “pé na areia” e com opções tão variadas assim, o visitante certamente encontrará em Arraial aquele pedacinho de areia que casa com seu estilo, seja ele qual for.
ACOLHER: A INIGUALÁVEL VOCAÇÃO DE ARRAIAL D´AJUDA
A escolha de Arraial D´Ajuda como destino mais acolhedor do mundo na 12ª edição (2024) do Traveller Review Awards, da plataforma Booking.com, foi a primeira de um destino brasileiro em toda a história da premiação. Isso representa não só uma imensa conquista para o Brasil e para todo o turismo brasileiro, mas um reconhecimento merecido a uma cidade que, durante algum tempo, ficou ofuscada pela badalação de Porto Seguro, mas que soube manter, de forma muito mais orgânica e natural, uma proposta alternativa de turismo. Um turismo mais sustentável, diverso, integrado às raízes e orientado ao bem estar do visitante. Esse é o diferencial de Arraial e por isso convidamos você a viajar pelo roteiro especialmente preparado para quem quer conhecer, em detalhes, a pérola da Costa do Descobrimento.