A grande vantagem do circuito de praias de Arraial D´Ajuda é que ele pode ser feito em uma única viagem. Sim, Arraial tem sete praias principais, que, a depender do seu tempo de estadia na região, podem ser visitadas sem correria, por exemplo, em uma semana.
E acredite: vale a pena visitá-las. Porque cada um desses sete pedaços de areia e mar oferece ao viajante características únicas, diferentes das demais. Abaixo, um pequeno passeio por cada pequeno paraíso de Arraial D´Ajuda:
Paraíso da animação: a Praia do Mucugê
A Praia do Mucugê é, sem dúvida, a mais animada e movimentada de Arraial D´Ajuda. Encravada no centro da cidade, basta descer a rua homônima para pisar em suas concorridas areias. Excelente opção para toda a família, a praia tem mar muito calmo, uma ótima oferta de serviços e várias atividades esportivas e de lazer.
No Mucugê, você terá à disposição vários quiosques, pousadas e beach clubs, garantindo toda a infraestrutura necessária para esquecer as horas e passar o dia inteiro por lá.
Se você não gosta de ficar parado, o Mucugê é a escolha certa: lá você encontrará aluguel de SUP, caiaques e atividade de mergulho. Para quem prefere menos burburinho, a ponta da praia que dá para o Parracho é a melhor pedida. Há menos quiosques e ambulantes e na maré baixa, as piscinas naturais farão a alegria da criançada.
Como chegar à Praia do Mucugê
A Praia do Mucugê é a mais central de Arraial D´Ajuda. A partir da Rua do Mucugê, basta descer a pé até a praia. De carro, também é possível fazer o trajeto, mas estacionar pode ser um desafio maior que se equilibrar numa prancha de SUP. Como alternativa, você pode escolher um quiosque ou beach club para consumir no local e ter direito aos estacionamentos privativos.
Paraíso das festas: a Praia do Parracho
Vizinha à Mucugê, a Praia do Parracho é, na verdade, uma extensão da mesma faixa de areia da vizinha. Mas o Parracho tem personalidade própria: é a praia das baladas, cujos quiosques atraem gente jovem e bonita durante todo o ano.
Também muito bem servida no quesito restaurantes, a Praia do Parracho conta com um dos beach clubs mais famosos de Arraial D´Ajuda, o Uíki Parracho (https://www.uikiparracho.com.br/ ). Além das baladas e um calendário específico de eventos, o beach club oferece comidinhas variadas, um sofisticado restaurante que combina gastronomia baiana e internacional, sushi, pizzaria e confortáveis lounges para relaxar.
Como chegar à Praia do Parracho
A Praia do Parracho está localizada entre as Praias do Mucugê e da Pitinga. É possível acessar a praia caminhando a partir da Praia do Mucugê. A oferta de estacionamento é limitada e normalmente condicionada ao consumo nos estabelecimentos.
Paraíso da tradição: a Praia dos Pescadores
Mesmo após a chegada de um turismo mais empresarial e moderno à Arraial D´Ajuda, podemos dizer que a Praia dos Pescadores conseguiu preservar a essência de suas raízes. Contrastando com a vizinha e badalada Mucugê, a Praia dos Pescadores se diferencia exatamente por manter aquela atmosfera de “praia de vila”, frequentada pelos locais (mas também por turistas), mais tranquila e aconchegante, onde se pode relaxar e comer excelentes pratos de frutos do mar em seus quiosques menos inflacionados que em outras praias.
Vale lembrar que é na Praia dos Pescadores que está instalado o Arraial D´Ajuda Eco Parque (www.arraialecoparque.com.br ), quase na divisa com a Praia do Mucugê. O parque aquático é uma das grandes atrações de Arraial D´Ajuda e está mais bem detalhado em Muito além das praias.
A Praia dos Pescadores também oferece outra vantagem. Está bem próxima do Centro Histórico, possibilitando ao turista um excelente programa duplo: uma praia deliciosa pela manhã, coroada com um magnífico arroz de polvo no almoço servido na Barraca do Nel e seguida de uma caminhada tranquila e revigorante pelo Centro Histórico. Lá você poderá visitar a Igreja Matriz de Nossa Senhora D´Ajuda, percorrer as lojas de artesanato e se deliciar com a impressionante vista do alto do Mirante das Fitas. Ah, e não esqueça de levar a sua fitinha de Nossa Senhora D´Ajuda!
Como chegar à Praia dos Pescadores
Localizada entre a Praia de Araçaípe e a Praia do Mucugê, a Praia dos Pescadores está próxima ao Centro Histórico (1,5km). O local é servido por vans que fazem o trajeto até a balsa. Para quem vai de carro, basta seguir a Estrada da Balsa. No verão, pode ser complicado estacionar perto da praia.
Paraíso do sossego: a Praia de Araçaípe
Mar calmo e convidativo a um banho; ambiente tranquilo e familiar; paisagem cercada por coqueiros. Assim é a Praia de Araçaípe, um refúgio de sossego e relaxamento em Arraial D´Ajuda.
Araçaípe conta com menos infraestrutura de serviços que outras praias de Arraial. Mas isso não é necessariamente negativo, pois se você busca tranquilidade é exatamente o que encontrará por lá. Apesar de ter menos opções, Araçaípe conta com bons quiosques, que não deixarão com fome quem quiser passar o dia com o pé na areia.
Como chegar à Praia de Araçaípe
Araçaípe está localizada entre a Praia do Apaga Fogo e a Praia dos Pescadores e a 2,5km do Centro Histórico. Para chegar lá, é possível utilizar as vans que fazem o trajeto até a balsa. De carro, basta seguir pela Estrada da Balsa. No verão, melhor buscar os estacionamentos dos quiosques (e consumir no local), pois estacionar pode ser um problema.
Paraíso das falésias: a Praia do Taípe
Taípe é uma das praias mais reservadas de Arraial D´Ajuda. Ornamentada pela natureza com lindas e enormes falésias e vegetação nativa, a praia é uma excelente pedida para quem busca um dia mais tranquilo. A faixa de areia longa permite curtir a praia como se fosse sua. Os quiosques são poucos e com uma pequena caminhada, logo são deixados para trás. A ordem aqui é relaxar e aproveitar ao máximo esse paraíso de um jeito só seu.
Como chegar à Praia do Taípe
O carro é a melhor opção para chegar à Praia do Taípe. Basta seguir pela Estrada de Trancoso. A pista não é asfaltada. Há estacionamento no local, mas é pequeno. Como alternativa, há estacionamento de quiosques. A pé, também é possível acessar o Taípe, a partir da Praia da Pitinga ou, se você estiver em Trancoso, a partir da Praia do Rio da Barra.
Paraíso do parapente: a Praia da Pitinga
A Praia da Pitinga é a principal base (mas não a única) para voos de parapente em Arraial D´Ajuda. É lá que você pode fazer voos duplos com o instrutor Ivan Blá – ver Muito além das praias.
Apesar de ser o paraíso do parapente, a Praia da Pitinga não vive só disso. Ao contrário: a praia, também cercada por falésias e coqueiros, possui uma paisagem deslumbrante, uma longa faixa de areia e é uma excelente opção para quem quer relaxar.
Pitinga oferece boas opções de quiosques, que se concentram na área onde costumam se formar as piscinas naturais na maré baixa. Um deles é a famosa Barraca do Faria e seus apetitosos pastéis. Caminhando um pouco para o lado oposto, sentido Praia do Taípe, você terá a sensação de estar em outra praia, tal a tranquilidade do lugar.
Como chegar à Praia da Pitinga
Pitinga está localizada entre a Praia do Parracho e a Praia do Taípe. É possível acessá-la a pé, a partir da Praia do Mucugê. De carro, basta seguir pela Estrada da Pitinga. A oferta de estacionamento é restrita e na maior parte das opções haverá cobrança. Numa alternativa mais econômica, você também consegue chegar à Pitinga de van.
Paraíso do encontro das águas: a Praia da Ponta do Apaga Fogo
A Praia da Ponta do Apaga Fogo, ou somente Apaga Fogo para os locais, é a primeira praia da orla de Arraial D´Ajuda, logo que se chega de balsa à vila. É ali que acontece o encontro das águas do Rio Buranhém com o Oceano Atlântico, o que dá uma coloração um pouco mais escura às águas da praia. Mas o visual é incrível!
A Praia do Apaga Fogo, por ser protegida por arrecifes, tem o mar muito tranquilo e convidativo para o banho. É possível fazer ótimas caminhadas por lá, embora a faixa de areia não seja tão extensa (pouco mais de 1km de extensão). A infraestrutura da praia é pequena, apenas alguns poucos quiosques na areia e opções de restaurantes nas redondezas, mas fora da praia.
Como chegar à Praia da Ponta do Apaga Fogo
Você pode chegar à Praia da Ponta do Apaga Fogo de van, a mesma que faz o trajeto até a balsa. Outra opção é ir de carro, seguindo pela Estrada da Balsa. A oferta de estacionamento é restrita e a alternativa é parar nos estacionamentos dos quiosques, condicionado ao consumo no local.