Carnaval de Salvador: Circuitos, Blocos e Atrações

Não tem como falar de Salvador sem mencionar o Carnaval na capital baiana, mundialmente conhecido como um dos eventos mais intensos e alegres do Brasil. Com raízes profundas, a história do carnaval de Salvador tem influências africanas, indígenas e portuguesas, nos trazendo grande bagagem do período colonial e aos poucos evoluindo e se tornando este gigantesco evento que temos atualmente.

História do Carnaval de Salvador: o início de tudo

A festa popular que conhecemos hoje foi muito influenciada pelos bailes de máscaras e bailes privativos da elite europeia em meados do século XIX. Paralelamente, as classes mais populares também festejavam de forma mais simples, com brincadeiras ao ar livre e desfiles modestos. Mas, foi entre o século XIX e o século XX que os primeiros blocos carnavalescos surgiram por aqui.

Tudo começou com os grupos de afoxé e maracatu, este primeiro reforçando a cultura afro-brasileira e trazendo tradição e religiosidade africana, e os maracatus com maior musicalidade nos tambores e danças marcantes.

Pessoas nos Blocos de rua no carnaval de Salvador, Bahia - Foto: G1
Blocos de rua no carnaval de Salvador, Bahia – Foto: G1

A evolução dos Trios Elétricos

Adolfo Nascimento e Osmar Macêdo são os criadores do primeiro trio elétrico de Salvador, nomeado “Fobica”. Esse grande marco na história do Carnaval de Salvador aconteceu em 1950, o trio elétrico era um veículo adaptado e com amplificadores de som, onde havia músicos tocando ao vivo enquanto rodavam pela cidade. A partir daí, o Carnaval se tornou um evento democrático e massivo, com multidões acompanhando o trio elétrico pela cidade.

Com o passar dos anos, os trios elétricos foram aprimorados e evoluíram para grandes blocos como conhecemos atualmente, organizando desfiles com artistas de grande referência brasileira. Uma curiosidade é que foi somente entre as décadas de 70 e 80 que o Carnaval de Salvador ganhou a visibilidade que tem hoje, a nível internacional, devido a participação de Gilberto Gil e Caetano Veloso, grandes nomes da música brasileira.

Também foi nesta época que surgiu o axé, estilo musical característico da Bahia, que com ritmos contagiantes caiu no gosto da população e trouxe ainda mais sucesso ao carnaval, principalmente com cantores como Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Chiclete com Banana. Há também blocos voltados as tradições e raízes africanas, como o “Olodum” e “Ilê Aiyê”, existentes até hoje.

O Carnaval de Salvador hoje

O Carnaval de Salvador foi considerado a maior festival de rua do mundo segundo o Guinness World Records e é um dos momentos mais esperados do ano, atraindo milhões de turistas e moradores para as ruas e ladeiras da capital baiana. Realizado ao longo de seis dias intensos, geralmente entre fevereiro e março, o evento é conhecido pela sua diversidade cultural, musical e pela energia contagiante.

Mais que uma festa, o evento tornou-se um importante motor para a economia baiana e uma celebração que reflete e preserva a diversidade cultural da cidade. Abaixo, detalhamos como o Carnaval de Salvador é organizado atualmente, o impacto econômico e social da festa, e as medidas de segurança e infraestrutura que sustentam o evento.

Circuitos do Carnaval de Salvador: Dodô, Osmar e Batatinha

São 03 circuitos que formam o Carnaval de Salvador, divididos por regiões e que atendem públicos diferentes:

  • Circuito Dodô em homenagem a um de seus criados, Adolfo Nascimento, esse circuito é o mais procurado pelo público jovem, pois concentra shows de grandes artistas em trios elétricos de alta tecnologia. O trajeto é beira-mar entre Barra e Ondina, onde os trios elétricos que Ivete Sangalo e Claudia Leitte, por exemplo, arrastam milhões de foliões com a energia lá em cima.
Mapa do circuito Dodô do carnaval de Salvador
Mapa do circuito Dodô do carnaval de Salvador
  • Circuito Osmar em homenagem ao outro criador, Osmar Macêdo. Aqui temos o circuito mais tradicional da cidade, celebrando as raízes da Bahia com blocos afro, afoxés e grandes manifestações culturais. O Campo Grande, como é conhecido o circuito, conta com artistas que mantêm viva a tradição do axé e do samba reggae, como o Leo Santana. Se você busca uma experiência autêntica e rica em história, participe dessa festa no circuito Osmar!
Circuito Osmar no Carnaval de Salvador
Circuito Osmar no Carnaval de Salvador
  • Circuito Batatinha realizado no Centro Histórico, onde está o Pelourinho, esse circuito é mais intimista e feito à moda antiga, com apresentações de fanfarras, orquestras e grupos menores. Se você vem com a família, essa é uma boa opção para ter um ambiente mais tranquilo e ainda assim ter a imersão cultural e histórica no Pelourinho.
Circuito Batatinha no carnaval de Salvador
Circuito Batatinha – Salvador – iBahia

Bloco com cordas, Pipoca e Camarote 

Esses são os termos que distinguem a participação paga ou gratuita nos blocos de Carnaval de Salvador:

  • Bloco com cordas: assim como o nome faz referência, estes são os trios elétricos que possuem cordas para delimitar o espaço onde os foliões que pagaram pelo abadá ficarão. Assim, pode-se curtir o evento mais próximo dos artistas e com maior segurança.
  • Pipoca: termo utilizado para caracterizar os foliões que participam gratuitamente dos trios, de forma que haja inclusão social de todos os perfis para que a celebração seja ainda maior e democrática.
  • Camarotes: voltado ao luxo, são camarotes exclusivos ao longo dos principais circuitos, com uma experiência diferenciada que inclui open bar, spa, área gourmet e vista privilegiada para o evento. Há camarotes que contam também com shows exclusivos. Se você está à procura de uma experiência VIP, não deixe de considerar ir para o camarote.

Impacto social e econômico na cidade

Tanto turistas brasileiros quanto estrangeiros participam da festa e impulsionam ainda mais a economia local. Anualmente, o Carnaval de Salvador movimenta mais de um bilhão de reais na economia local, de acordo com dados da Secretaria de Cultura e Turismo da Bahia e gera milhares de empregos à população – sejam formais ou informais. Especialmente o setor de hospitalidade, com hotéis, agências, receptivos, entre outros, sentem esse impacto de forma mais intensa, visto que a cidade fica lotada, os hotéis atingem a capacidade máxima e os restaurantes estendem o horário de serviço.

Programação de Carnaval em Salvador

Se você deseja ir a Salvador para aproveitar o Carnaval, fique de olho na divulgação das informações! Em 2025, o Carnaval de Salvador ocorrerá entre 27 de fevereiro a 05 de março, mas a programação só será divulgada pela Prefeitura em Fevereiro de 2025 nesse site. Não perca tempo e já reserve suas passagens e o hotel, pois a tendência é que os preços comecem a subir ainda mais e a disponibilidade diminua. Salve também o link para compra do abadá, afinal, estamos falando de um dos eventos mais esperados do ano! Assim que acaba um, a população já começa a se programar para o próximo.

Onde se hospedar no Carnaval de Salvador

Durante o Carnaval de Salvador, a escolha de onde se hospedar é essencial para aproveitar a festa da melhor forma, pois a cidade lota e dependendo de onde se hospedar, haverá muito barulho e movimento. Considerando a proximidade dos circuitos, conforto e segurança, Salvador oferece uma ampla variedade de hospedagem, desde hotéis de luxo e pousadas até opções mais econômicas, atendendo a diferentes perfis de foliões.

Reserve já sua hospedagem para o Carnaval de Salvador com as Melhores Ofertas!

Booking.com

1- Barra

A Barra é uma das regiões mais procuradas, pois é ponto inicial do Circuito Dodô (Barra-Ondina), um dos mais badalados do Carnaval. A área oferece fácil acesso aos trios elétricos e uma vista deslumbrante do mar. Há muitos hotéis populares entre os foliões nesta região, pois oferecem comodidade e proximidade do circuito. Para quem prefere uma experiência mais luxuosa, o Grande Hotel da Barra é uma excelente opção, contando com piscina e estrutura de alto nível.

Perfil de hóspede: Ideal para quem quer estar perto do circuito e viver a experiência do Carnaval a poucos metros de distância.

2- Ondina

No fim do Circuito Barra-Ondina, Ondina é uma opção mais tranquila e residencial, mas que ainda permite fácil acesso ao Carnaval. Essa região é perfeita para quem quer descansar um pouco após os desfiles. Hotéis como o Vila Galé Salvador e o Portobello Ondina Praia são boas opções, oferecendo estrutura confortável, piscina e restaurante, além de estarem próximos do percurso dos trios.

Perfil de hóspede: Ideal para famílias, casais e foliões que buscam uma área próxima, mas mais tranquila.

3- Rio Vermelho

O bairro Rio Vermelho é conhecido por sua vida noturna e diversidade gastronômica, além de estar muito bem localizado entre o Centro Histórico e a Barra. Embora não esteja diretamente no percurso dos circuitos carnavalescos, é uma escolha excelente para quem quer aproveitar o Carnaval sem abrir mão de explorar a cidade. Hotéis como o Mercure Salvador Rio Vermelho e o Novotel Salvador Rio Vermelho combinam conforto com vista para o mar, além de oferecerem fácil acesso a transportes para os circuitos.

Perfil de hóspede: Jovens e turistas que preferem misturar o Carnaval com experiências gastronômicas e vida noturna.

4- Pelourinho e Centro Histórico

Para os que querem vivenciar o Carnaval cultural e histórico, o Pelourinho e o Centro Histórico são ótimas escolhas. A região abriga o Circuito Batatinha, voltado para apresentações culturais e tradicionais. Pousadas e pequenos hotéis, como o Pelourinho Boutique Hotel e o Hotel Pousada da Mangueira , oferecem uma experiência autêntica em edifícios coloniais restaurados.

Perfil de hóspede: Ideal para turistas que buscam uma experiência cultural imersiva.

Booking.com

Saiba mais sobre Salvador