Aproveite a sua viagem para conhecer cidades próximas de Curitiba. Destacamos abaixo alguns dos principais passeios:
São José dos Pinhais/PR: o Caminho do Vinho
Se chegar em Curitiba de avião, logo conhecerá São José dos Pinhais. O aeroporto principal para acesso a Curitiba está localizado aqui, a apenas 18km do centro de Curitiba. Embora geralmente seja apenas a cidade de entrada, há muitas outras coisas a se fazer no município, que cresceu muito com os italianos – que antigamente produziam vinhos em casa, sem nenhum apelo comercial.
Hoje, o passeio mais clássico da região é a visita a Colônia Murci e o Caminho do Vinho, frequentemente realizado pelos curitibanos. O caminho do vinho tem em seu roteiro 9 vinícolas, 9 restaurantes e 4 cafés coloniais. Todo o trajeto é realizado com um ônibus local e guia que nos conta cada detalhe das histórias de São José dos Pinhais.
Apesar desses dois roteiros mais procurados, a cidade é um ótimo destino para o turismo rural e possui, por exemplo, campos de girassóis, café colonial em estufas e passeios de charrete.
Morretes/PR: entre serras e mares
Muito famosa e visitada devido aos passeios de trem partindo de Curitiba, Morretes é uma cidade charmosa e ideal para descanso junto a natureza. Situada entre a serra e o litoral paranaense, a cidade possui muitos casarões preservados e conta com uma gastronomia típica, o famoso barreado.
Entre montanhas, cachoeiras e bosques, há muitas opções de esportes de aventura em Morretes, como caminhadas, trekkings e boia-cross.
Para quem curte montanhismo, um dos passeios mais conhecidos é o Pico do Marumbi, composto por 8 cumes que oferece vistas deslumbrantes. O passeio pode ser realizado em diferentes níveis de complexidade e experiência. Uma atração que faz sucesso em Morretes é o passeio de trem, e é uma boa pedida se resolver dar uma passadinha por lá.
Distância de Curitiba: 68km.
Antonina/PR: para todos os gostos!
História e natureza são as principais atrações de Antonina, visto que a cidade é uma área de preservação ambiental. O destino é diverso e conta com atividades para grupos de amigos, família ou casais, seja para relaxar ou se aventurar.
Além do barreado, o município também é famoso pela gastronomia repleta de frutos do mar. E dentre os passeios mais conhecidos estão: Trem caiçara de maria fumaça, rafting, passeios de barco e muito mais!
Não esqueça de incluir Antonina em seu roteiro, pois essa cidade é surpreendente!
Distância de Curitiba: 82km.
Paranaguá (Ilha do Mel)/PR: o litoral queridinho do paranaense
Aos amantes de praia e passeios aquáticos, nada melhor do que estender a viagem de Curitiba e visitar a Ilha do Mel e Paranaguá, cidade portuária do litoral paranaense.
A ilha do mel é um destino paradisíaco, muito famoso entre os turistas e também moradores do Paraná. O município é muito tranquilo e permite aproveitá-lo sem a necessidade de um carro, apenas bicicletas ou a pé.
Entre as atividades mais realizadas na ilha estão: Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, Farol das Conchas, Gruta de Encantadas. Há alguns passeios de barco para chegada na ilha do mel e variam entre 40 minutos a 3 horas de passeio.
Distância de Curitiba: 90km.
Campo Largo/PR: a capital das louças
A apenas 25km de Curitiba, a cidade de Campo Largo possui raízes polonesas e é ideal para o turismo de aventura e para o turismo rural, pois no seu entorno temos paisagens naturais repletas de trilhas, rios e cachoeiras.
Os parques mais conhecidos por seus moradores e visitantes são o Parque Ecológico Ouro Fino, parte de uma área de preservação ambiental com fauna e flora de espécies raras, e o Parque Cambuí, com quadras poliesportivas e trilhas.
Para quem adora itens de casa, chegou no lugar certo! A cidade é conhecida como capital da louça, porcelana e cerâmica, produzindo peças de extrema qualidade junto a tecnologia e habilidades manuais. Quando for a Campo Largo, não deixe de passar pela Feira da Louça, um dos principais eventos locais.
Tijucas do Sul/PR: a calmaria em meio a natureza
Como o próprio nome diz, Cachoeiras de Tijucas é uma região amplamente conhecida pelas belezas naturais provenientes de suas cachoeiras, serras e vales, que juntamente ao clima subtropical, torna o turismo rural e ecológico os principais da cidade.
Além das paisagens oferecidas com as nascentes do Rio Negro e do Rio da Várzea, a cidade possui uma grande herança histórico-cultural, pois foi sede de diferentes eventos marcantes para o país, como a Revolução Federalista de 1893.
Distância aproximada de Curitiba: 65km
Ponta Grossa/PR: surpreenda-se com o interior paranaense
Mais ao interior do Paraná, o que atrai os turistas a Ponta Grossa é sua diversidade natural. Ao pensar em Ponta Grossa, geralmente não nos vem muitos atrativos à mente, pois não é um destino muito turístico, mas com certeza é muito surpreendente. A principal atração da cidade é o Parque Estadual Vila Velha, que basicamente é dividido em formações rochosas de arenitos, as Furnas e a Lagoa Dourada. As vistas são um espetáculo à parte.
Para quem gosta deste contato com a natureza e de ver paisagens muito diferentes do comum, outra atração importante é o Buraco do Padre e Fenda da Freira. Embora tenha um nome inusitado, o Buraco do Padre é derivado de uma falha geológica, onde se formou um buraco com uma bela cachoeira. Já a Fenda da Freira, em outra ponta do parque, é estreita e profunda, formando uma linda imagem.
Há outras opções de passeio na região como o Cânion São Jorge e Cachoeira do Rio São Jorge, e a Cachoeira da Mariquinha. Passear em meio a natureza se torna muito divertido e deslumbrante com a quantidade de atrações que temos em Ponta Grossa.
Joinville/SC: cerveja não vai faltar!
Para quem deseja ir um pouco mais longe de Curitiba e aproveitar outro estado durante a viagem, Joinville é um destino a se ter na lista. A cerca de 130km da capital paranaense, Joinville entrou para o ranking de destinos mais buscados na Decolar, ocupando a 14ª posição.
A cidade foi colonizada por alemães, noruegueses e suíços. Toda essa bagagem histórica traz também elementos culturais para a cidade, que vão além da arquitetura, como a gastronomia. Um dos cartões postais da cidade é o Pórtico e Moinho da XV, que rende ótimas fotos e deseja as boas vindas para quem chega a Joinville.
Mas, a cidade vai muito além e possui atrações naturais, culturais, educacionais, entre muitas outras. Vale a pena estender a viagem para curtir a cidade e quem sabe fazer um tour cervejeiro, não é? Afinal, com descendência alemã, esse item não pode ficar de fora.
Pomerode/SC: a cidade mais alemã do Brasil!
200km separam Curitiba de Pomerode em Santa Catarina e essa é uma das queridinhas dos viajantes! Essa é a cidade mais alemã do país e mesmo que você ainda não tenha visitado, com certeza já viu muitas fotos e vídeos por ai.
Situada no interior catarinense, a cidade possui a Rota do Enxaimel – eleita como uma das melhores vilas turísticas pela ONU. E além de todo o sossego de uma cidade do interior, possui o maior polo gastronômico do Vale Europeu e muitos eventos tradicionais, como a Osterfest – festival de Páscoa.
Pomerode é um município muito alegre, divertido, regado a danças, comida e cerveja! Seja nas construções, na gastronomia ou no turismo, vemos o tamanho orgulho que todos possuem da própria histórica, marcando assim a experiência nos turistas.
Itapoá/SC: litoral catarinense
Indo em direção ao litoral, chegamos em Itapoá, município catarinense a um pouco mais de 130km de Curitiba. Para quem deseja fugir das grandes cidades e relaxar diante do mar, essa é uma ótima opção. Itapoá é um dos destinos mais procurados da região e possui belezas naturais espetaculares.
De praias a cachoeiras, descansar não é tarefa difícil em Itapoá. Dentre as principais atrações da região estão: Praia da Figueira, Balneário Rainha, Rio Saí Mirim, Reserva Volta Velha (para os aventureiros), Baía de Babitonga e Praia da Barra do Saí, além da Cachoeira Vila da Glória, que fica a apenas 40 minutos da cidade.
E para finalizar, passeie pelo centrinho da cidade, repleto de lojas, camelôs e feirinhas para comprar lembrancinhas, produtos artesanais e ótimo espaço para aproveitar a vida noturna, pois possui vários restaurantes e barzinhos.