Quando pensamos em Lisboa, logo vem à mente a cultura, os vinhos, a gastronomia e a história. Mas, engana-se quem acha que Lisboa não tem vida noturna. Para aproveitar melhor a noite de Lisboa é preciso pesquisar e planejar. Sabe por quê? Porque são muitas opções: bares e restaurantes, temáticos e os mais tradicionais, discotecas, shows e espetáculos. Veja como aproveitar o melhor da noite em Lisboa!
Primeiramente, a maioria dos bares e restaurantes, bem como casas de shows de fado disponibilizam reserva online. O que já facilita seu planejamento e sua organização.
Então, vamos a uma atração que é, praticamente, obrigatória para você aproveitar o melhor da noite em Lisboa. Claro que você precisa ir a um show de Fado, o estilo de música português que também é Patrimônio Cultural. Com certeza você vai se emocionar com os sentimentos expressos tão profundamente nas canções e, ao mesmo tempo, poderá se deliciar com um bom jantar e vinho português.
E se você quiser seguir essa sugestão e conhecer um dos famosos shows de Fado, a dica é fazer a sua reserva. O valor dos ingressos varia de € 50 a € 70 e incluem o show e o jantar.
Onde assistir shows de Fado em Lisboa
Uma das atrações de maior sucesso da noite de Lisboa é, sem dúvida, o show de Fado. E o bairro da Alfama é conhecido pelas famosas Casas de Fado, que oferecem o jantar e um espetáculo emocionante.
Primeiramente, o Fado é um estilo musical português, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco desde 2011. Em suma, uma voz, vestimenta própria e uma guitarra clássica expressam sentimentos de amor, desilusão, saudade, sofrimento e partidas.
Fado na Alfama
O Clube do Fado, localizado em um prédio centenário na Rua São João da Praça, na Alfama, abre todos os dias de 19h30 a 1h. E tem um elenco fixo de fadistas, mas também recebe artistas convidados. Os espectadores desfrutam da culinária portuguesa ao som do Fado.
Outra sugestão é a Tasca Do Chico, que tem dois restaurantes, um em Alfama e outro no Bairro Alto. A Tasca do Chico tem show de Fado de quarta a domingo, das 20h às 1h30. E é um local pequeno e acolhedor, decorado com fotos e cartazes de fadistas. Aliás, a especialidade do local é o fado vadio, um estilo informal e improvisado que surgiu nas ruas de Lisboa.
Mais uma sugestão é a casa de fado Parreirinha de Alfama, que funciona desde 1939 no Beco do Espírito Santo. Fadistas famosos, como Amália Rodrigues, Alfredo Marceneiro, Lucília do Carmo, entre outros, já cantaram neste restaurante. E o ambiente é familiar e de tradição.
Outra casa tradicional é a Adega Machado, aberta em 1937 e localizada no Bairro Alto, na Rua do Norte. Além do show de fado com o jantar, que pode durar até quatro horas, a casa oferece uma experiência mais curta e econômica, o Fado Inside The Box. Resumidamente, todos os dias, a partir das 17h, a Adega Machado apresenta um show de 45 minutos com dois fadistas no subsolo da casa e com direito a degustação de vinho, dois petiscos, pão e azeite.
Chiado: bairro mais boêmio de Lisboa
Depois de conhecer o Fado, se você é dos viajantes mais animados, prepare-se para conhecer o Chiado, o bairro mais boêmio de Lisboa. Aliás, é no Chiado, mais precisamente no Bairro Alto, que estão muitas casas de Fado.
Mas, é lá também que está uma grande variedade de bares, cafés e restaurantes. Para chegar ao Bairro Alto e aproveitar o melhor da noite em Lisboa, pegue a Rua da Misericórdia e divirta-se!
Logo na Praça Luís de Camões, você encontra em um terraço com vista privilegiada, o restaurante Bahr. É um ambiente moderno e acolhedor que serve comida portuguesa. O jantar começa às 19h e segue até meia noite. Mas, o Bahr também serve café da manhã, almoço e brunch aos sábados. E lembre-se de fazer a sua reserva.
E um lugar famoso é a Rua Rosa, que possui esse nome por ser pintada de cor-de-rosa. Ela concentra bares e restaurantes que animam a noite lisboeta. E você ainda pode experimentar drinks no Cinco Lounge ou em A Tabacaria. E os vinhos podem ser saboreados em Dahila. Além, é claro, dos petiscos que estão em diversos bares da rua.
Centro Cultural
Se você quiser fugir um pouco dos agitos dos bares, uma opção é o Centro Cultural Zé dos Bois. Além de exposições, a programação inclui shows e artes performativas. E o ZBD ainda conta com um terraço que funciona de 18h às 2h de segunda a quinta e das 18h às 3h às sextas e sábados.
Também tem espetáculos de teatro e ópera. Durante a sua visita, consulte a programação do São Luiz Teatro Municipal, Teatro Nacional D.Maria II e Teatro Nacional São Carlos. Todos estão na zona central de Lisboa.
O que fazer em Lisboa à noite?
Lisboa não tem só Fado. A noite da capital portuguesa é muito agitada, com bares e discotecas. É assim que são chamadas as boates em Portugal. Por volta das duas horas da madrugada, a Alfama encerra seu expediente. E os agitos da noite passam ou continuam no Cais do Sodré.
Há casas noturnas temáticas, como a Pensão do Amor, decorada como os bordéis de antigamente. Além disso, a discoteca recebe shows de jazz e teatro. e são servidos coquetéis para todos os gostos.
E a noite segue em outros bairros da cidade. Um bar temático, perto da Avenida da Liberdade, o The Kissaten , que fica no Locke de Santa Joana e é decorado com centenas de discos de vinil é uma atração. Aliás, a inspiração vem dos bares de Londres e a bebida principal da casa é o whisky. Então, se você gosta da bebida, existem diferentes tipos de whisky para experimentar.
Esses são apenas alguns exemplos. Existem muitos bares temáticos, de esportes, de petiscos estilo boteco e tantos outros em Lisboa. A vida noturna pode ser bem agitada, basta você buscar os locais de acordo com os seus gostos.
Bares em Príncipe Real
Um outro bairro famoso por ser descolado e com uma vida noturna agitada é o Príncipe Real. Para os fãs de margaritas, burritos e tacos, tem o Coyo Taco, bar e restaurante mexicano. Se você gosta de gin, tem o Gin Lovers que oferece experiências sensoriais com dezenas de marcas da bebida.
E, claro, não poderia faltar o vinho. O Black Sheep tem vinhos nacionais independentes e toda semana apresenta cerca de dez novos tipos. Você pode levar copos de lembrança e aproveitar os petiscos do bar. Ele fica na Praça das Flores, no bairro Príncipe Real, não se esqueça.
Agora, se você curte música eletrônica não pode deixar de ir à discoteca Lux Frágil. Ali você poderá dançar até o dia amanhecer, pertinho do Tejo, em Santa Apolônia. Tem também a Ministerium Club, que fica bem na Praça do Comércio, e abre às 23h30.
Passeio noturno de barco
Falando em Rio Tejo, que tal um passeio de barco noturno? Algumas empresas oferecem essa aventura que passa pelos principais pontos turísticos de Lisboa, como a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, e o Museu de Arte. Você pode apreciar a vista e os monumentos iluminados. Uma dessas empresas é a Bering Tour que oferece passeios de 120 minutos.
Rooftops para relaxar no início da noite
Os Rooftops ou terraços de Lisboa são famosos por atrair muitos visitantes. Muitos abrem durante todo o dia, mas você pode aproveitar o pôr do sol e já iniciar sua noite em Lisboa em um desses locais. O que você acha?
Um desses lugares com vista privilegiada é o Sky Bar by Seen, localizado no nono andar do hotel Tivoli, na Avenida da Liberdade. Esse rooftop já esteve em várias listas dos melhores terraços europeus.
Outro que também fica em um hotel, especificamente no sétimo andar do Altis Avenida Hotel, é o Rossio Gastrobar. É um restaurante sofisticado que fica na Baixa de Lisboa.
Ao lado do Museu de Arte Antiga e com vista para a Ponte 25 de Abril, você pode conhecer o Catch Me. Esse rooftop está na Rua das Janelas Verdes e tem coquetéis para você apreciar o início da noite.
E voltando para o Chiado, entre as Ruínas do Carmo e o Elevador de Santa Justa, você pode aproveitar o clima boêmio de Lisboa no Carmo Rooftop. É uma espécie de esplanada com uma vista deslumbrante da cidade.
Não deixe de conferir os melhores restaurantes de Lisboa no post: Onde Comer em Lisboa: Restaurantes e Bares Incríveis
Dicas finais para aproveitar o melhor da noite em Lisboa
Veja que não faltam opções! Lisboa tem programação para os visitantes desde o pôr-do-sol até o amanhecer do outro dia. E tudo bem perto dos hotéis e das acomodações. Então, muitos lugares podem ser conhecidos a pé ou são de fácil acesso, tanto para o transporte público quanto particular.
Para quem gosta de curtir baladas e a noite das cidades é um prato cheio. Você pode beber boas bebidas, dançar, assistir shows e espetáculos. Além disso, pode sempre relaxar em um terraço com vista para a cidade e o rio Tejo.
Lembre-se de reservar os locais mais badalados para você não ficar de fora da diversão durante a sua estadia. Principalmente, aqueles locais que você sabe que só vai encontrar em Lisboa, como as Casas de Fado. Portanto, escolha e aproveite a diversão noturna da capital portuguesa!