Como chegar ao Rio de Janeiro

Sabe aquela frase famosa de que “todos os caminhos te levam a…”? Pois é, no Rio de Janeiro isso é bem verdade! A cidade mais próxima é Niterói, a apenas 20 km de distância, e a mais distante é Varre-Sai, lá para 373,2 km. Mas olha, de qualquer jeito, todo mundo acaba chegando aqui, seja por terra, céu ou mar. Como diria o poeta, “não existem desculpas para chegar desde que você viaje para ir…” A viagem começa ao sair de nossa casa. Então, desfrute o ir.

Transporte Aéreo no Rio de Janeiro

Acabo de chegar aos aeroportos do Rio, e agora, como sair? Essa é uma das dúvidas mais frequentes que enfrentamos quando desembarcamos em algum aeroporto do mundo: e agora, como saio daqui? Você finalmente pulsou no Rio de Janeiro, desesperado para viver todas as aventuras que essa cidade tem para oferecer! Mas antes de começar a explorar, vamos falar sobre como você pode sair do Aeroporto Internacional do Rio Galeão e chegar ao centro da ação.

Transporte Aéreo no Rio - viator
Transporte Aéreo no Rio – viator

A primeira coisa que eu sempre faço quando desembarco em algum lugar é descobrir minhas opções de locomoção. Se você é assim como eu e está e busca uma opção fácil e rápida, pode considerar pegar o BRT (ônibus de trânsito rápido) que sai direto do aeroporto. É uma maneira econômica e prática de chegar ao centro da cidade, especialmente se você quiser economizar uma graninha para gastar nos passeios.

BRT - Riotour - Rio de Janeiro
BRT – Riotour – Rio de Janeiro

Fácil, rápido, sem trânsito, e o bom de pegar o metrô é que você já começa a se sentir um morador da cidade. Sempre uma opção boa e barata para conhecer a cidade e seus bairros, e uma oportunidade para conhecer pessoas e perguntar sobre lugares interessantes ou acompanhar o cotidiano da cidade.

Agora, se você está em busca de um pouco mais de comodidade, pode chamar um dos muitos serviços de transporte por aplicativo, como 99 ou Uber. Tudo depende de quanto você quer gastar e de quanto tempo tem disponível na cidade.

Se você é super tradicional e não gosta de arriscar em coisas muito modernas, pode chamar o bom e velho táxi. Aliás, o aeroporto está cheio deles e de todos os tipos. Muita gente se sente seguro andando de táxi. Além da comodidade de não precisar esperar nada, a única coisa que precisa fazer é levantar a mão e depois indicar a direção. Muitos viajantes pegam várias dicas de pontos especiais, como onde comer, pontos turísticos, praias, etc., com os taxistas.

Os aeroportos do Rio são tão especiais que têm até táxi especial. Por aqui, chamamos de táxi luxo. Ele é ideal para uma família, uma turma grande ou até mesmo se estiver com poucas pessoas, mas com muitas malas. Geralmente são carros negros e muito espaçosos.

Além de todas essas opções, tem ônibus que também são muito confortáveis e que aqui no Rio são conhecidos como “frescão”. Já dá para imaginar o porquê do nome, né? Ainda não sabemos se é porque o ar condicionado vai no último nível ou se é por conta de uma brincadeira que só quem podia pegar esses ônibus antigamente era o pessoal mais abastado. Por isso, frescão.

  • O que não falta nos aeroportos do Rio são serviços de tudo que se possa imaginar. Bancos, caixas eletrônicos, estacionamento, banheiros enormes, lugares para carregar o telefone. Tudo para facilitar a vida do turista.
  • Como em qualquer aeroporto do mundo, conta com praça de alimentação com dezenas e dezenas de restaurantes, tanto para comida rápida quanto para uma boa refeição.
  • Agora que você tem algumas dicas de como sair ou chegar ao Rio de Janeiro, não se esqueça de prestar bastante atenção em seus pertences e principalmente nas bagagens. Confira sempre tudo antes de entrar e antes de sair de cada meio de locomoção.
  • Dica: Minha sugestão seria combinar um preço fechado com o taxista, já que do aeroporto Santos Dumont para a Zona Sul não leva mais que 20 minutos. Já o Galeão fica a mais ou menos uma hora e o valor pode ficar bem salgado. Viram a importância de um metrô nas cidades brasileiras?

Transporte Terrestre: A Estrada Que Leva ao Rio de Janeiro

Para quem gosta de pegar a estrada, ligar o som e aproveitar algumas paradas, há uma extensa rede de rodovias ligando o Rio a outras cidades. De São Paulo, é possível ir pela Dutra ou pela Rio-Santos; eu aconselho a ir pela Dutra, pois a estrada é muito boa, bem iluminada e muito bem sinalizada. Além disso, há muitos postos para abastecer e comer alguma coisa. Quem não estiver no volante vai desfrutar de paisagens incríveis pelo caminho. De Minas, pega-se a BR-040, e do Sul, a BR-116. Até da Bahia dá para chegar pela BR-101!

Presidente Dutra - Alomy
Presidente Dutra – Alomy

Transporte Público e Intermunicipal

Além disso, há metrôs e ônibus que conectam o Rio a várias cidades próximas e distantes. Ônibus saem direto de vários lugares do Brasil e são uma opção boa e barata para quem curte viajar assim. E para os que preferem chegar de barco, há portos aqui que recebem cruzeiros e outras embarcações, ligando o Rio a destinos nacionais e internacionais.

Transporte público Rio de Janeiro - Riotur
Transporte público Rio de Janeiro – Riotur
  • Dica: Se você está passeando pela cidade, procurando restaurantes, praias, o Google Maps é uma ferramenta sensacional. Ele fornece direções e horários para que você não se perca e não perca nada.
  • Acho que o mais importante não é como você planeja chegar no Rio, e sim chegar bem e em segurança para aproveitar os melhores e merecidos dias de sua estadia na cidade maravilhosa.

Confira Algumas Ofertas na Região

Booking.com