A Argentina é um país fronteiriço com o Brasil, o que em outras palavras, podemos dizer que somos vizinhos. Essa proximidade física facilita muito o acesso para nós, brasileiros, e em especial para quem mora nos estados mais próximos, como os do Sul. No decorrer dos últimos anos, Buenos Aires cresceu muito no gosto dos turistas e essa popularidade influenciou também a expansão na oferta de voos que operam essa rota, principalmente voos diretos saindo do Brasil e que são motivos de muitas promoções ao longo do ano!
Chegar em Buenos Aires é fácil, independente do meio escolhido: de avião, carro, ônibus e barco. Detalhamos sobre cada uma das possibilidades neste post, confira abaixo:
Aeroportos em Buenos Aires
O transporte aéreo é, sem dúvidas, a forma mais rápida de chegar a capital argentina. Em Buenos Aires, há dois aeroportos para embarque e desembarque, Ezeiza e Aeroparque, situados em regiões diferentes e que a sua serventia dependerá, basicamente, do tempo de deslocamento até o centro da capital. Para exemplificar a diferença entre os dois aeroportos, podemos compará-los com a cidade de São Paulo, que possui dois aeroportos em sua capital, sendo Congonhas e Guarulhos, cada um em extremos diferentes da cidade e que possuem estruturas, ofertas de voos e formas de deslocamento distintas.
As companhias aéreas que operam a rota Brasil – Buenos Aires são tanto nacionais quanto internacionais, como: Gol, Latam, Azul, Emirates, Qatar Airways, Ethiopian, Aerolíneas Argentinas e companhias Low Cost como Jetsmart. Dentre essas, Gol e Aerolíneas Argentinas são as que mais possuem voos no Brasil e atendem a mais estados do nosso país. Há uma grande oferta de voos diretos e com conexões ou escalas partindo do Brasil diariamente. Consulte aqui as suas passagens e garanta boas promoções!
E para saber qual aeroporto de Buenos Aires escolher para sua chegada, entenda as diferenças e quando é melhor optar por um ou pelo outro abaixo.
Aeroporto de Ezeiza
O Aeroporto Internacional Ministro Pistarini está a 31,2 km do centro de Buenos Aires. Também conhecido como Ezeiza devido a região em que está localizado, chegar ou sair por aqui requer um tempo a mais de deslocamento, pois para percorrer este trajeto, leva-se cerca de uma hora, dependendo o dia, horário e trânsito da cidade.
Apesar do tempo de deslocamento ser maior, um dos benefícios de chegar por Ezeiza, ou motivos que poderiam influenciar na sua escolha, é que este aeroporto geralmente apresenta passagens aéreas mais baratas em relação ao Aeroparque – justamente por ser mais distante, tornam o preço um dos atrativos. Além disso, Ezeiza é um aeroporto internacional, sendo a principal porta de entrada de estrangeiros na cidade, e que possui estrutura superior ao Aeroparque.
Aeroparque
A segunda opção é o Aeroporto Internacional Jorge Newbey. A a menos de 10km do centro de Buenos Aires, essa é a opção ideal caso esteja viajando com o tempo curto. O Aeroparque costuma oferecer passagens aéreas mais caras devido a comodidade da localização na cidade, que auxilia reduzindo o tempo total de viagem. Em comparação ao aeroporto de Ezeiza, o tempo de deslocamento ao centro cai pela metade. Aqui, gastará cerca de 25 minutos para percorrer 7,5km.
Como sair do aeroporto ao centro de Buenos Aires
Independente do aeroporto escolhido, há muitas formas rápidas, econômicas e outras privativas de sair do aeroporto ao centro de Buenos Aires, chegando ao seu hotel. As opções abaixo abrangem ambos os aeroportos, confira:
- Táxis e aplicativos como Uber e Cabify – essas são as formas mais comuns e rápidas de se locomover, visto que sempre há muitos taxistas e motoristas de aplicativo no entorno do aeroporto. Considerando a distância ao centro da cidade, trata-se de um excelente custo benefício.
- Dica extra: contrate os táxis da empresa de dentro do aeroporto, com guichê próprio para solicitação e pagamento. Preze pela segurança com o uso de táxis credenciados, evitando golpes que muitas vezes ocorrem com turistas.
- Transfer privativo – se preza pelo conforto e rapidez, essa também é uma excelente opção, pois assim que desembarcar já terá alguém esperando por você, sem a necessidade de aguardar o aceite de aplicativos ou encontrar um táxi.
- Transfer compartilhado – há algumas empresas, como a Tienda Léon, que realiza o deslocamento do aeroporto a pontos específicos da cidade, facilitando o trajeto tanto na ida quanto na vinda de ambos os aeroportos. O ônibus sai em horários programados.
- Recomendamos que pesquise o trajeto e as paradas antecipadamente para verificar se será necessário pegar outro transporte do ponto em que descer até o hotel.
- Ônibus comum de linha – opção mais econômica de chegar a sua acomodação, mas sem conforto e rapidez como as outras alternativas. Se estiver com malas, especialmente, não recomendamos que utilize os ônibus de linha por segurança e conforto.
- Saindo de Ezeiza, o ônibus da linha 8 deixa no centro de Buenos Aires.
- Saindo do Aeroparque, as linhas 33, 37, 45 e 160 atendem a região, mas verifique antecipadamente qual é melhor para o seu destino final. Confira as rotas e o cartão Sube, necessário para pagamento das passagens.
Via marítima: barco entre Argentina e Uruguai
Muitas pessoas gostam de emendar um destino no outro na mesma viagem, considerando a proximidade e facilidades para aproveitar em dobro. Nesses casos, uma grande oportunidade é atravessar do Uruguai para Argentina utilizando barcos. O trajeto pode ser feito tanto com a ida quanto com a volta e é muito prático! Há duas empresas que realizam o trajeto e permitem que você conheça dois países em um único roteiro: Busquebus e Colônia Express.
É importante ressaltar que as tarifas não possuem um preço fixo, pois assim como as passagens áreas, o valor muda de acordo com a antecedência de compra e com a classe de assento escolhida. Há também diferentes possibilidades de origem ou destino no Uruguai, como Montevidéu e Colônia do Sacramento.
O Busquebus é o mais famoso e procurado pelos turistas, pois proporciona uma vista espetacular na travessia entre o Uruguai e Buenos Aires, além de ser considerada a forma mais rápida de chegar de um ponto a outro. Esse ferryboat é um meio de transporte muito equipado e moderno, com diferentes opções de frotas e classes de assento, que farão a viagem de 2 horas passar de forma muito mais rápida. A empresa Colônia Express, também voltada ao transporte entre os países por meio do ferry, possui características muito semelhantes ao Busquebus.
Entre no site de cada companhia, Busquebus e Colônia Express, para consultar as rotas, preços e horários! Utilizar o ferry será uma viagem dentro da sua viagem! Aproveite a oportunidade, pois é uma experiência muito gostosa e diferente!
Chegando em Buenos Aires de carro
A chegada em Buenos Aires por terra se dá, principalmente, por duas rotas: partida de Foz do Iguaçu ou passando por Chuí. Essas rotas são mais demoradas e complexas, pois demandam conhecimento não somente da parte do Brasil, como também de trechos internacionais, seja na Argentina ou Uruguai. Se optar pela segunda alternativa, o destino será a capital uruguaia e de lá será necessário seguir de barco até Buenos Aires.
Se optar pela rota a partir de Foz do Iguaçu, a jornada começa com as cênicas Rutas 12 e 14, que oferecem paisagens bem verdes ao longo do caminho. Agora se você estiver saindo de Porto Alegre, a estrada também promete ser uma aventura. Siga pela BR-116 e BR-471 até o Chuí, e depois continue na Ruta 9 até chegar a Montevidéu, no Uruguai. Quando chegar na cidade, você tem duas opções para cruzar o Rio da Prata até Buenos Aires.
A primeira é pegar um barco diretamente de Montevidéu para Buenos Aires, uma travessia que é rápida e bastante confortável. Outra alternativa é seguir pela Ruta 1 até Colônia do Sacramento e, de lá, embarcar em um ferry para a capital argentina.
Não se esqueça! Para dirigir na Argentina é preciso ter o seguro obrigatório, Carta Verde.
Ônibus para capital Argentina, saindo do Brasil
O trajeto Brasil – Buenos Aires de ônibus é recomendado caso você more nos estados do Sul, pois devido a proximidade com a Argentina, torna-se mais fácil o deslocamento pelas rodovias. As principais empresas que operam estas rotas são a a Flixbus, conhecida mundialmente, e a FlechaBus com cidades de origem como: São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis.
Distância de Buenos Aires a Bariloche
Preste atenção nessa excelente oportunidade de aproveitar ao máximo dois destinos muito diferentes, mas igualmente surpreendentes! Localizado na Província de Rio Negro, a cidade de Bariloche fica próxima a Cordilheira dos Andes, na fronteira entre Argentina e Chile. Muitas pessoas costumam inserir os dois destinos em um mesmo roteiro e caso esteja chegando em Buenos Aires a partir de Bariloche, os 1.400km de distância poderão ser percorridos por ônibus, em um trajeto que dura cerca de 21 horas.
A boa notícia é que há opções de ônibus com leito, o que permite maior conforto durante o trajeto, facilitando o descanso. Para acessar as companhias, preços e horários disponíveis, consulte o agregador Plataforma10 e selecione o destino como “Retiro”, rodoviária central da capital Argentina.
Também há a alternativa de pegar um voo com destino a Buenos Aires, verifique as tarifas para o período, pois pela distância pode compensar bastante!
Aluguel de carro em Buenos Aires
Além de saber qual a melhor maneira de chegar em Buenos Aires, considere também a possibilidade de se locomover pela cidade com carro alugado. Detalhamos mais sobre este tema no post Transportes em Buenos Aires. Não deixe de ler e garanta já descontos exclusivos através do nosso link clicando aqui.