Como Chegar em Lisboa: Todas as Opções de Transporte para a Capital

Lisboa é um destino muito procurado pelos brasileiros. E um dos motivos é a facilidade de acesso. Por isso, vamos ver como você pode chegar em Lisboa.

Primeiramente, três companhias aéreas operam voos diretos para a capital portuguesa: Azul, Latam e TAP. Os voos dessas companhias saem de pelo menos 10 capitais brasileiras: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Florianópolis, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. E a duração da viagem pode ser de sete horas e meia, se você estiver saindo de Recife. Ou de nove horas e trinta minutos se seu embarque for no Rio de Janeiro.

Mulher olhando painel de voos em aeroporto
Lisboa costuma ser a porta de entrada dos turistas na Europa – Pixabay

Além disso, Lisboa costuma ser a porta de entrada na Europa e no Espaço Schengen, que é composto pelos países da União Europeia. O que significa que muitas companhias aéreas fazem conexão no aeroporto de Lisboa. É o caso de algumas empresas que viajam para Madrid (Espanha), por exemplo.

Como o aeroporto de Lisboa possui muitas conexões para toda a Europa, a fila da imigração pode assustar quando você chegar em Lisboa. E justo por receber tantos passageiros, o aeroporto de Lisboa tem trabalhado para agilizar esse processo e garantir que o turista entre tranquilamente no país ou siga para sua conexão sem maiores problemas.

Stopover e conexões

Aliás, a TAP, empresa aérea portuguesa que concentra a maior parte dos voos do Brasil no aeroporto de Lisboa, possui uma oferta chamada Stopover. É uma parada gratuita em Lisboa ou no Porto de até 10 dias. Então, você pode viajar para um país europeu, acrescentando essa pausa estratégica em Lisboa.

E o turista ainda pode fazer essa parada tanto no início quanto no final da sua viagem. Basta verificar se a sua rota é elegível e fazer a reserva, sem custos adicionais. Essa iniciativa é mais uma oportunidade para atrair turistas para Portugal. E, também, não deixa de ser um atrativo para que os brasileiros continuem indo a Portugal, mesmo quando a intenção é  conhecer outras cidades europeias.

Falando em conexão, o Aeroporto Internacional de Lisboa ainda dispõe de 234 guarda-volumes, de diferentes tamanhos. Eles estão localizados no Embarque do Terminal 1. O passageiro pode deixar suas malas para passear pela cidade durante uma conexão mais longa, por exemplo. O preço é por 3h e varia de acordo com o tamanho da bagagem, podendo ser de três a nove euros.

Como chegar em Lisboa via low cost

Com o valor das passagens aéreas cada vez maior, as empresas aéreas low cost surgiram como uma alternativa. Sendo assim, elas ampliaram o acesso aos destinos turísticos, principalmente, na Europa.

As low cost, ou empresas de baixo custo, são companhias aéreas que oferecem voos por um custo reduzido. Por exemplo, elas são mais simples e não possuem benefícios como alimentação ou mala despachada.

O que elas fazem é diminuir as ofertas de serviços para poder reduzir o custo das passagens. Ainda, é possível despachar malas nas low cost, mas você paga um valor alto por essa comodidade. Geralmente, essas companhias de baixo custo permitem que o passageiro leve apenas uma mochila ou bolsa.

E, no Aeroporto Internacional de Lisboa, operam cerca de 15 empresas aéreas low cost. Elas fazem voos de ida e volta para diferentes países, como Suíça, Holanda, Espanha, Alemanha, França e Inglaterra.

Então, o turista possui mais essa alternativa de chegar em Lisboa ou de ir para um outro destino primeiro e depois voltar para a capital portuguesa, utilizando as empresas aéreas low cost em certos trechos. Além disso, essas companhias também operam dentro de Portugal, o que é mais uma vantagem para um deslocamento rápido e barato pelo país.

Avião de empresa aérea low cost que opera em Lisboa
Avião de empresa low cost que opera em Lisboa – Pixabay

Onde está localizado o Aeroporto de Lisboa

O Aeroporto Humberto Delgado ficano bairro Olivais e está muito próximo da cidade. Ele fica cerca de 9,5 quilômetros da Praça do Comércio, o que significa cerca de 20 minutos de carro. Além disso, possui uma estação de metrô dentro do próprio aeroporto e muitos passageiros optam por esse transporte pela simplicidade e facilidade de acesso.

No entanto, há discussões e um projeto para que o aeroporto de Lisboa seja transferido para a Margem Sul do rio Tejo, no Alcochete. Porém, a construção do novo aeroporto ainda deve demorar. Por isso, aproveite a localização atual para para chegar em Lisboa com tranquilidade e aproveitar ao máximo sua viagem .

E quando estiver chegando a Lisboa de avião aproveite a vista! Ao chegar no aeroporto, você pode optar pelo metrô ou ainda pelo táxi ou aplicativo de transporte. Também existe a modalidade de transfer, que pode ser reservada com antecedência de até 12 horas antes da chegada. Nesse caso, existem empresas que cobram valor fixo, o que é uma vantagem para o viajante que não gosta de ter surpresas.

Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, Portugal
Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, Portugal – Wikipédia

Veja no mapa abaixo a distância entre o Aeroporto de Lisboa e a Praça do Comércio. Em síntese, sair do aeroporto e ir para o centro de Lisboa é tranquilo e, consideravelmente rápido.

Como chegar em Lisboa: É preciso visto para entrar em Portugal?

Os brasileiros não precisam de visto para entrar em Portugal ou chegar em Lisboa como turistas. Eles podem permanecer no país por até 90 dias. No entanto, é preciso estar atento aos documentos e comprovações para a hora da imigração.

É importante lembrar que seu passaporte deve ter validade de três meses após a sua saída de Portugal. E essa é uma exigência do Espaço Schengen. Então, se sua passagem de volta é no dia 30 de junho, seu passaporte deve ter validade até o dia 30 de setembro.

Também é uma exigência do Espaço Schengen, a comprovação de rendimentos para se manter no país durante a sua estadia. Por isso, ela pode ou não ser pedida pelo agende de imigração. E esse valor deve ser de € 65 por dia e por pessoa. Por exemplo, você pode ter esse valor no limite do seu cartão de crédito.

Geralmente, o agente imigratório pergunta o motivo da sua viagem, quanto tempo você vai permanecer na cidade, o local da sua hospedagem e se tem passagem de volta. Por isso, coloque toda documentação impressa em uma pasta. O agente pode pedir que você apresente algum comprovante da sua reserva no hotel ou da sua passagem de volta, por exemplo.

Passaporte e cartão de embarque na mão de um passageiro no aeroporto
Não é preciso visto para visitar Lisboa – Pixabay

Carta Convite, Vacinas e Seguro Saúde: O Que Você Precisa para Visitar Lisboa

Ainda existem casos de pessoas que se hospedam na residência de amigos ou familiares. Neste caso, há um documento chamado Carta Convite, em que o anfitrião assume a responsabilidade pela sua hospedagem.

Inclusive, o modelo da Carta Convite pode ser acessado no site da AIMA – Agência para a Integração, Migrações e Asilo, um órgão governamental de Portugal. Lembre-se que esse documento deve ter firma reconhecida e só pode ser preenchido por uma pessoa que viva legalmente no país.

Com relação às vacinas, não é exigida nenhuma imunização específica para entrar em Portugal. Muitos viajantes também perguntam sobre o seguro de saúde. É muito importante se precaver, já que acidentes ou emergências podem acontecer durante a sua viagem.

Além do seguro particular que você pode adquirir em inúmeras seguradoras de confiança como a Allianz Travel, há um acordo entre Brasil e Portugal na área da saúde. É o PB4, o Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM). Ele foi firmado entre o Brasil com Portugal, Cabo Verde e Itália e permite que os brasileiros utilizem o sistema público de saúde no país de destino. Para solicitar o PB4 é preciso acessar o portal Gov.br.

Aluguel de Carros em Lisboa Portugal

Para quem prefere a comodidade e a liberdade de um carro, a melhor opção é alugar um carro. Você pode ir para um outro país europeu e em seguida chegar em Lisboa. E da capital portuguesa você pode seguir para outras cidades e praias portuguesas. Geralmente, as empresas de aluguel de carro permitem a entrega em local diferente da retirada do veículo, com um custo adicional.

Talvez não seja uma boa ideia andar pelo centro histórico de Lisboa de carro. Mas, ainda assim você pode ir de carro até um dos muitos estacionamentos subterrâneos e pagos, que ficam em lugares estratégicos de Lisboa. Você estaciona e pode seguir seu passeio a pé ou em outros transportes tranquilamente.

Ou seja, o ideal é que você utilize o carro realmente para ir aos locais mais distantes ou para fazer bate-volta às cidades próximas, como Sintra, Cascais, Óbidos, Nazaré e Fátima. Essas são cidades próximas que você pode ir de carro com tranquilidade já que as estradas são bem conservadas e sinalizadas.

Lembre-se que ao optar por carro há pedágios tanto na Grande Lisboa quanto na autoestrada. Os valores variam de acordo com a quilometragem. Em todas as paradas há autoatendimento para pagamento em cartão ou atendentes para receber em dinheiro. Outra opção é o Via Verde. Você pode alugar o seu carro com esse identificador que registra os pedágios diretamente no seu cartão de crédito.

Além disso, no aeroporto de Lisboa há seis empresas para aluguel de carros. São elas: Avis, Europcar, Goldcar, Guerin, Hertz e Sixt. Os preços variam de acordo com o tamanho do carro e outros fatores.

Se você optar por alugar um carro, clique aqui!

Como chegar em Lisboa de trem ou de ônibus

Há opções para se chegar em Lisboa de ônibus saindo de outros países da Europa. Mas, a viagem costuma demorar muitas horas, além do custo não ser dos mais vantajosos. Uma opção mais em conta pode ser a Flixbus, empresa de ônibus que oferece bilhetes para Paris, Berlim, Munique, Milão e Roma. Geralmente, os ônibus que vem de outros países chegam na Estação Oriente de Lisboa.

Estação Oriente em Lisboa
Estação Oriente em Lisboa – Pixabay

Agora, quando o assunto for trem, ainda é um pouco mais difícil. Então, a não ser que você queira ir conhecendo outras cidades até chegar a Portugal, essa não é uma boa opção para se chegar em Lisboa, já que o trajeto exige um pouco mais de tempo, e as conexões a partir de outras capitais europeias são limitadas, e podem exigir várias baldeações. De qualquer forma, um bom local para procurar bilhetes é na Raileurope. Essa empresa conecta muitos países da Europa pela via ferroviária.

Trem parado em uma estação de Lisboa
Trem parado em uma estação de Lisboa

Confira Algumas Ofertas na Região

Booking.com