Apesar de ser uma cidade plana e partindo do princípio de que no Rio se pode fazer tudo caminhando ou de bicicleta, para se locomover pelo Rio de Janeiro, você tem várias opções à sua disposição, dependendo do que for mais conveniente para você. A mobilidade urbana, extremamente relacionada ao conceito de cidades inteligentes, se apresenta como um dos principais desafios da gestão municipal.
Ônibus
Se você é daqueles que gostam de conhecer as cidades e seus mínimos detalhes e quer fazer isso de ônibus, a cidade oferece uma grande opção de linhas para diversos bairros da cidade maravilhosa. Você pode escolher como uma das opções o Rio Card, mas, se não quiser esquentar a cabeça com isso ou não estiver disposto a procurar algum ponto de venda, pode pagar com dinheiro diretamente ao motorista, e o valor é de R$ 4,05. Fique atento porque alguns ônibus funcionam 24h, mas depois da meia-noite o fluxo diminui consideravelmente e pode demorar até mais de uma hora em algumas zonas.
Uma boa dica de locomoção pela cidade é fazer um bom planejamento e usar aplicativos públicos como Google Maps ou Vá de Ônibus. Dessa maneira, você consegue acompanhar em tempo real os destinos disponíveis e seus horários. É recomendável ter sempre dinheiro trocado ou até mesmo o valor exato para evitar congestionamento na passagem de passageiros. Fique atento ao seu destino para não ter que descer em paradas erradas e ter que esperar mais do que o necessário.
Metrô
Considerado por muitos o meio de transporte mais rápido e prático do Rio de Janeiro, o metrô é uma boa opção para desbravar a cidade. Algumas pessoas não gostam porque não conseguem ver a paisagem da cidade e outras se sentem um pouco sufocadas em lugares muito fechados. O bom do metrô é que você não pega trânsito e o intervalo de um metrô para o outro é muito pequeno, principalmente se você está em horário de pico ou tem uma reunião importante e não pode se atrasar. O sistema de metrô do Rio é composto por três linhas: linha laranja, verde e linha amarela. Elas se conectam em diversos bairros e pontos turísticos da cidade.
Primeiro, planeje sua rota. Utilize aplicativos como Google Maps ou o aplicativo oficial do MetrôRio para verificar os horários, as linhas e as conexões necessárias para chegar ao seu destino. As estações são bem sinalizadas, facilitando a navegação dentro do sistema. Assim como no ônibus, utilize os aplicativos públicos para verificar horários e disponibilidades de linhas e dias da semana. O bilhete pode ser comprado na própria estação; você pode comprar o bilhete unitário ou o recarregável, se for ficar muitos dias na cidade e usar o transporte mais vezes.
Fique atento ao seu destino e tome cuidado com seus pertences. Precaução nunca é demais.
Trem
Se você está de férias, eu recomendaria que não pegasse o trem do Rio de Janeiro, apesar de funcionar muito bem em todos os sentidos e horários. Esse meio de transporte é mais utilizado para as pessoas que moram mais distante do centro da cidade e está, na maioria do tempo, sempre muito cheio, sem a menor possibilidade de sentar. O trem no Rio de Janeiro é usado para ligar o centro da cidade aos subúrbios. Mas se você está disposto e com energia para encarar essa maratona, está muito acessível para viajar para lugares como Deodoro, Santa Cruz e Japeri.
Tarifa: R$ 7,10. Acesse o site Aqui e veja maiores informações.
Uber, tÁxi, 99 e Cabify?
Férias são férias e costumamos não economizar tanto, nem com as despesas, nem com o meio de transporte, não é mesmo? Se você quer um pouco mais de conforto para você e toda sua família, eu diria que a melhor opção seria usar um aplicativo Uber, táxi 99 e Cabify. São seguros e a cidade está cheia de carros disponíveis para te levar a qualquer lugar que queira. Caso não queira baixar nenhum aplicativo, muitos dos hotéis no Rio de Janeiro contam com pontos de táxis na frente de suas entradas ou basta pedir na recepção um táxi que eles providenciam para os hóspedes.
Os preços variam muito dependendo da época do ano e do horário em que são utilizados; em alguns horários, têm bandeira dois. É super fácil e prático pegar um táxi no Rio de Janeiro.
Bicicleta ou A pé
Costumamos dizer que o Rio de Janeiro é um lugar para desfrutar aos poucos, porque é uma cidade tão bonita e tão convidativa aos turistas e aos seus moradores que sempre falamos uns com os outros: vai de bike. Para onde quer que você vá na cidade, vá de bike. É uma cidade que conversa com o seu pedestre, com muitas ciclovias e rotas distintas pela cidade, para que você possa fazer seu trajeto com toda segurança. O Rio tem ciclovias que te ligam de um bairro a outro. Muitos bancos, como Itaú e Bradesco, ou empresas disponibilizam bicicletas por toda a cidade.
A pé: em áreas como o centro, Copacabana e Ipanema, muitos pontos turísticos, restaurantes e lojas estão a uma curta distância. Caminhar permite que você aprecie a arquitetura, a paisagem urbana e a cultura local de perto.
Minha dica é que tudo que puder ou conseguir fazer caminhando, faça. Além de manter a forma, você vai conhecer a cidade com um olhar diferente. Parar para reparar nos detalhes e nas coisas que só conseguimos sentir quando estamos caminhando pelo Rio. Se você estiver preparado fisicamente, consegue percorrer toda a orla carioca, como diria o poeta, do Leme ao Pontal. Não importa a sua escolha de locomoção dentro da cidade, acredite, sentado no táxi, no ônibus, na bike ou caminhando, o seu amor pelo Rio só vai aumentar a cada minuto na cidade. Como os cariocas costumam dizer, se você ama um lugar e vai conhecer o Rio de Janeiro, você deixa de amá-lo e se apaixona pelo Rio. A cidade é uma sedutora, não apenas pela beleza ou pela alegria dos moradores, mas por todo um conjunto de coisas que só vivendo o dia a dia você pode perceber.