Quando se fala em aproveitar ao máximo a viagem, a principal dica é o planejamento. Planejar sua viagem desde a definição do destino até o embarque e o roteiro de passeios fará com que consiga ter uma viagem bem aproveitada e se divertir ainda mais, sem passar por “perrengues”.
→ Aracaju é quente o ano todo, não esqueça de levar roupas leves e evite pesos desnecessários na mala.
→ Use protetor o tempo todo.
→ Se o seu objetivo é visitar as praias, opte pelos meses entre outubro e fevereiro.
→ Olhe na agenda da cidade para quais datas estão programados os grandes eventos como o Pré-Caju, que nos últimos anos têm acontecido em novembro, e o Forró Caju, que é sempre no mês de junho.
→ Se quiser visitar a cidade na época dos grandes eventos, não deixe para reservar sua passagem e hotel para última hora
→ Procure agências de turismo para realizar os passeios. Assim você não precisará se incomodar em planejar o passeio e ainda estará acompanhado de um guia de turismo para lhe ajudar.
→ Tome cuidado ao andar na rua, não ande com pertences caros e evite andar sozinho à noite. A insegurança, infelizmente, é um problema que atinge todas as capitais brasileiras.
→ Procure se informar sobre os horários de atendimento dos locais que deseja visitar. Às segundas-feiras várias atrações estão fechadas.
→ Os melhores dias para fazer o city tour e conhecer o centro histórico são de terça à sexta.
→ Evite visitar o centro aos finais de semana pois os estabelecimentos fecham mais cedo e o local fica bem vazio.
→ Não deixe de provar a culinária sergipana. Separe alguns momentos para provar o amendoim cozido, a carne de sol, a moqueca, o aratu e é claro, o caranguejo.
Dicas para planejar e aproveitar ao máximo sua viagem
O que não pode faltar na mala
Esquecer itens básicos na viagem sempre traz incômodos e ainda mais trabalho para o viajante.
Para que você não passe por esse apuro, relacionamos abaixo uma lista de itens que não podem faltar na mala do viajante prevenido.
Bagagem de mão: documentos, passagens, cartão de vacinação (sempre verifique se o local de destino exige alguma vacina específica), endereço e telefones da hospedagem e como chegar lá.
Nécessaire: escova de dentes, fio dental, pasta de dentes, pente, hidratante, xampu, condicionador, sabonete, desodorante e, para mulheres, absorvente. Caso use remédio de uso contínuo, não esqueça de levá-lo.
Na mala: tênis e chinelo, meias, roupas íntimas, calça, camisetas, blusinhas, shorts, saias, roupas de banho, saída de praia, mochila e bolsa de praia, bolsa pequena ou pochete.
Acessórios que podem ou não precisar: câmera fotográfica, carregador de celular, powerbank, cadeados, óculos, algo para ler.
Para os prevenidos: curativos adesivos, protetor solar e labial, descongestionante nasal, analgésicos e anti-inflamatórios, antialérgicos, antiácidos.
Mas lembre-se: Nunca leve mais do que consegue carregar. Atualmente, na bagagem de mão (aquelas que vão nos espaços acima das poltronas), é possível levar uma bagagem de até 10 kg mais uma mochila ou bolsa que deverão ficar embaixo do assento. Já as malas despachadas não podem passar de 23 kg. Essa regra vale tanto para voos nacionais quanto internacionais.
Atenção para o que leva na bagagem de mão. Alguns objetos não podem ser levados na bagagem de mão, são eles: armas de fogo, pressão, choque ou químicas, spray de pimenta, objetos pontiagudos e cortantes, ferramentas como furadeiras, brocas, chave de fenda, martelo, etc., substâncias explosivas ou inflamáveis, substância químicas e tóxicas. Importante, não é permitido produtos aerossóis por serem considerados inflamáveis.
Alguns itens são permitidos, mas até certa quantidade. Produtos líquidos de higiene devem estar em frascos de até 50 ml para voos nacionais e de até 100 ml para voos internacionais. Para os demais produtos, consulte a companhia aérea.
Se viajar por avião, não esqueça de conferir o limite de peso para não precisar pagar por excesso de bagagem. Não esqueça dos carregadores dos aparelhos eletrônicos e também anote endereços e telefones no papel caso fique sem bateria ou sem internet.
Programe seus passeios e roteiro e monte looks do dia para evitar carregar roupas que não usará. Pesquise sobre a previsão do tempo no período que viajará e não esqueça que em viagens deve ser priorizado o conforto para não ter incômodos ou ficar com dor nos pés por ter escolhido o calçado errado.
Falando em calçados, é bem comum que boa parte de sua viagem seja usada para “bater pernas”, com isso, uma dica é levar calçados usados pois a chance de machucarem o seu pé em relação a calçados novos é menor. Para trilhas, opte por botas ou tênis. Não esqueça dos chinelos de borracha e os use tanto para ir à praia quanto para usar em chuveiros compartilhados.
E Afinal, qual é o tamanho ideal para bagagem de mão?
A Bagagem de mão normalmente seguem as dimensões de 55 x 25 x 35 conforme imagens abaixo, e se decidir adquirir uma nova sugerimos o portal das malas, eles possuem uma grande variedade de bolsas, sacolas, malas de viagem com preços e condições bem bacanas.