Dicas para aproveitar ao máximo sua viagem em Arraial d’Ajuda

A principal dica para você que pretende conhecer ou voltar a Arraial D´Ajuda é conjugar uma boa dose de planejamento com um espaço para o improviso. Se você está indo pra Arraial para ser divertir e desestressar, faz todo o sentido se antecipar e fazer um planejamento cuidadoso naqueles aspectos que podem te trazer muita dor de cabeça se não saírem do jeito que você espera. De resto, é se entregar aos encantos do lugarejo e “deixar a vida te levar”, afinal, Arraial D´Ajuda tem todos os ingredientes pra tornar sua viagem inesquecível.

Praia dos Pescadores - Divulgação
Praia dos Pescadores - Divulgação

Defina o meio de transporte

Se falamos em planejamento de viagem, a primeira preocupação deve ser o meio de transporte. Seja aéreo ou rodoviário (carro ou ônibus), definir logo a forma de deslocamento é muito importante, pois assim você terá tempo para pesquisar com antecedência e conseguir as melhores promoções. Lembre-se que o impacto das passagens (de ônibus e, principalmente, aéreas) está cada vez maior no orçamento de uma viagem nacional e, economizar neste quesito, fará sobrar dinheiro para o resto.

Vai alugar um carro? Faça logo sua reserva

Para quem não vai com o carro próprio para Arraial D´Ajuda, alugar um carro pode ser uma ideia muito interessante. Ter um carro lá traz muita mobilidade e abre ao viajante um leque adicional de opções de lazer e divertimento, que talvez fique inacessível para quem depende de condução. Mesmo para quem já conhece a região e prefere ficar somente em Arraial D´Ajuda, é bom lembrar que, dependendo de onde você se hospede, algumas praias podem ficar realmente distantes.

Resumindo, se você não vai pra Arraial de carro, considere com muito carinho alugar um carro. E se optar, de fato, pela locação, procure fazer sua reserva com antecedência também. As tarifas são muito melhores e o seu veículo estará garantido ao chegar em Arraial.

Hospedagem. Tranquilidade ou agito?

Você já sabe que em Arraial D´Ajuda há espaço para o que você quiser fazer. Mas há aqueles que já planejam sua viagem com um propósito muito específico, seja o de somente relaxar num cenário paradisíaco, seja o de fazer o circuito completo de bares, baladas e praias e extrair até a última gota o que de mais agitado Arraial tem pra oferecer.

Se você faz parte de uma dessas correntes mais radicais, escolher bem a sua hospedagem pode ser meio caminho andado para o sucesso de sua viagem. Já imaginou você, doido pra ver e ser visto e com pique pra amanhecer na balada, hospedado num resort distante, sem opções de entretenimento por perto? Da mesma forma, digamos que você só queira mesmo descansar, contemplar a natureza e fugir do agito das grandes cidades. Já pensou ficar hospedado ao lado de um beach club com balada no som máximo varando a sua madrugada?

Para evitar esses contratempos, se a sua viagem tem uma proposta mais específica, fique muito atento à escolha da hospedagem. Procure se informar sobre o local em várias fontes especializadas na internet, converse com amigos que já foram e conhecem Arraial D´Ajuda e, eventualmente, entre em contato com hotéis e pousadas que você está avaliando e faça perguntas específicas sobre o ambiente na propriedade e na vizinhança. Ser mais criterioso nessa etapa da viagem é crucial para que a viagem transcorra conforme suas expectativas.

Verão x Inverno? Alta x baixa temporada?

O “quando?” é outra pergunta importantíssima que você deve se fazer quando pensar em visitar Arraial D´Ajuda. A sua resposta a essa pergunta vai determinar uma série de outras escolhas relevantes para um bom planejamento da viagem.

O “quando?” parece diretamente conectado ao item anterior, ou seja, a sua proposta de viagem, basicamente, vai indicar se é preferível ir no verão ou no inverno, na alta ou na baixa temporada.

Para quem vai em busca de agito, baladas, shows e gente bonita, é no verão que você deve estar em Arraial D´Ajuda. O preço a pagar são tarifas mais caras de transporte e hospedagem, bares e restaurantes mais caros, filas e espera para as melhores atrações. Mas visitantes com esse perfil não estão lá muito preocupados com isso, não é mesmo?

Por outro lado, se a ideia é descansar e você tem disponibilidade para visitar Arraial D´Ajuda na baixa temporada, essa deve ser a sua escolha. Você vai economizar um bom dinheiro em quase todas as variáveis e, de quebra, poder aproveitar as atrações com toda a comodidade, sem correria, filas e tumultos. Lembre apenas que o mês de julho, embora no inverno, é alta temporada, ficando de fora, portanto, do período mais econômico.

Como costuma cantar Zeca Pagodinho…

…deixa a vida me levar!

Nos tópicos anteriores, abordamos todos os principais cuidados que você deve ter para planejar uma viagem sem contratempos e dores de cabeça. Cuidando de tudo direitinho, você terá cumprido com louvor essa etapa. E só restará o trabalho de aproveitar muito a sua viagem. Com todos os improvisos a que você tiver direito. Afinal, ninguém quer uma viagem tão engessada, cheia de regras e horários, e com tudo previsto nos mínimos detalhes. A não ser que essa seja uma característica pessoal sua, da qual você não abre mão em hipótese alguma, procure simplesmente deixar acontecer. Viver um dia de cada vez, ir ajustando as expectativas e estar aberto a curtir, em toda a sua intensidade, um lugar pequeno e tão surpreendentemente rico em experiências, paisagens e sensações. Viva Arraial!

Confira Algumas Ofertas na Região

Booking.com