Querem saber como curtir ao máximo uma viagem ao Rio de Janeiro? Então, segura aí que eu tenho um monte de dicas e recomendações pra compartilhar, especialmente quando se trata de segurança e outros truques úteis.
Escolha bem onde ficar no Rio de Janeiro
Primeira coisa: onde você vai se hospedar? A dica é escolher um lugar seguro e bem localizado, como Copacabana, Ipanema ou Leblon. Esses lugares têm de tudo e estão perto das principais atrações. Ah, e não esqueça de dar uma olhada nas avaliações de outros viajantes, hein! Veja as informações, o que eles escrevem sobre os pontos fortes e os pontos fracos de cada local que possa te interessar, ainda assim, separamos algumas hospedagens com boas avaliações no final desse post, vale a pena dar uma conferida!. Na hora de planejar uma viagem, todo cuidado é bem-vindo e não tenha pressa para analisar tudo o que estão falando sobre o local.
Vá além dos pontos turísticos no Rio
Claro que o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar são incríveis, mas não se esqueça de explorar outros cantinhos do Rio. Tem tanta coisa legal para ver, como o bairro de Santa Teresa, o centro histórico e praias mais tranquilas. Aí sim você vai conhecer o Rio de verdade! Desbravar a cidade em busca de novos lugares que muitos ainda nem conhecem pode ser uma boa alternativa, afinal, a cidade oferece muitos lugares escondidos dos turistas e que só são conhecidos pelos moradores. Sempre que estiver comendo em um restaurante ou em algum lugar de confiança, pergunte para o garçom ou para o motorista do táxi se eles indicariam um lugar pouco conhecido pelos turistas e que seja muito legal de conhecer. Acredite, existem muitos lugares que os moradores não gostam de dividir com os turistas. Mas se você conseguir a simpatia de um carioca da gema, vai conseguir com certeza.
Fique de olho na segurança
Olha, não dá para ignorar essa parte. O Rio é seguro, mas é importante ficar atento. Evite chamar atenção com objetos de valor e mantenha-se alerta em relação aos arredores, principalmente à noite. Ah, e é sempre bom saber quais lugares evitar, né? Preste atenção nisso! É muito importante para ter uma viagem segura não se desligar das coisas importantes, principalmente das de valor. Caso não conheça muito bem o lugar que gostaria de visitar, pergunte antes se é perigoso e se há alguma recomendação a seguir. Fique atento, bom senso e atenção nunca são demais.
O carioca ama sua cidade, e quando percebe alguém descuidado dela, fica muito descontente. Então, respeite a cidade e os moradores, assim como gosta de ser respeitado em sua própria cidade. Na grande maioria, os moradores do Rio de Janeiro são simpáticos e muito receptivos com qualquer turista do mundo, seja você do sul, nordeste ou até mesmo de fora do Brasil.
Explore a culinária local no Rio de Janeiro
Uma das melhores partes de viajar é experimentar a culinária do lugar, e no Rio não é diferente. Tem churrasco, petiscos de boteco, sucos naturais… É de dar água na boca só de pensar! Ah, e não deixe de provar a feijoada carioca, uma delícia. Os cariocas têm o costume de comer feijão preto todos os dias da semana, de segunda a segunda. Geralmente, a maioria dos cariocas opta por refeições mais leves devido ao clima quente da cidade, então você vai ver com muita frequência pelas ruas da cidade eles comendo frutas, sucos naturais e sanduíches naturais. Além de fazer muito bem para a saúde, eles são super preocupados com o corpo e a aparência em sua grande maioria.
Se prepare para o clima do Rio
O Rio é quente o ano todo, então não esqueça de levar roupas leves, protetor solar e chapéu. E olha, o clima pode mudar rápido, então sempre tenha um guarda-chuva ou uma capa de chuva na bolsa, especialmente no verão. Nessa época do ano, é muito frequente uma chuvinha no final do dia para refrescar um pouco. Portanto, é sempre bom ficar atento. Recomendamos que você use sempre um aplicativo para verificar o clima e a temperatura do dia na região onde estiver passeando.
Curta a noite carioca
Depois que o sol se põe, a diversão continua no Rio. Tem barzinhos, casas de shows, festas… É para todos os gostos! Mas claro, sempre com segurança, hein? Evite lugares pouco iluminados e fique de olho nos seus pertences. Se você não se sente seguro em visitar um local, pergunte antes de ir. Informe-se no hotel e pesquise sobre alguma informação recente que tenha acontecido no local. Existem uma infinidade de lugares próximos de onde você está hospedado. Se conseguir fazer coisas a pé ou próximo de onde está hospedado é uma boa dica. Até porque você já está cansado de um dia cheio de aventuras. Nunca beba e dirija, o Rio tem um sistema de lei seca muito forte e você certamente não quer pagar uma multa altíssima e ter sua carteira de motorista apreendida. Então, se for beber, chame um táxi ou pegue um transporte público.
Praias à noite no Rio de Janeiro
Alguns turistas gostam de passear pelas areias das praias durante a noite. Antes de fazer isso, certifique-se qual é a melhor praia e os melhores horários. Algumas praias do Rio de Janeiro permitem banhos noturnos e em uma noite de muito calor, é uma boa opção para se refrescar durante a noite. Mas como disse, obtenha informações no hotel para que nada saia do planejado e não tenha imprevistos. Seguindo essas dicas, vocês vão aproveitar muito a viagem ao Rio de Janeiro. Combinando segurança, explorando além dos pontos turísticos óbvios e mergulhando na cultura local, tenho certeza que será uma experiência inesquecível. Ah, e não se esqueçam de levar um pouquinho do Rio no coração quando voltarem para casa!