Quando se trata de gastronomia e cultura, Arraial D’Ajuda também consegue surpreender aquele turista menos informado que, pelo tamanho da vila, imagina que não encontrará grandes opções. Pois é justamente o contrário: Arraial possui uma cena gastronômica riquíssima e atividades culturais de fazer inveja a centros maiores.
Variedade e qualidade na gastronomia da Rua Mucugê
Lá vem a Mucugê de novo! Mas não há como falar da gastronomia de Arraial D´Ajuda sem citar a famosa rua de paralelepípedos que abriga dezenas de bares e restaurantes, das opções simples às mais sofisticadas. Como se não bastasse as fartas opções ao longo da rua, a Mucugê ainda conta com nada menos que três praças gastronômicas: a Praça Erva Doce, em frente à pousada homônima, o badalado Beco das Cores, o queridinho dos moradores de Arraial, e a Praça Caminho do Mar.
Dicas na Mucugê
Xaxá Grill & Xoperia – tradicional bar e restaurante com música ao vivo, o Xaxá Grill é uma instituição de Arraial D´Ajuda e um dos pontos mais animados da Mucugê. A versatilidade é o grande diferencial, já que o Xaxá funciona tanto como bar, com bebidas e petiscos variados, quanto como restaurante, de cozinha tradicional variada, com opções de grelhados e massas.
Pizzeria Napoletana da Luigi – sem favor algum, a melhor redonda de Arraial D´Ajuda. A massa é de fermentação natural e, muito embora o forno não seja a lenha, o resultado supera expectativas: massa deliciosa e sabores inspirados no Sul da Itália (não à toa, o proprietário é de Nápoles), com ingredientes frescos e de primeiríssima qualidade.
Boi nos Ares – com o perdão do trocadilho com a capital portenha, o Boi de Arraial fica na Praça Erva Doce e serve suculentos cortes de carne argentinos e brasileiros, em porções de diferentes tamanhos e para diferentes apetites, acompanhados de um molho chimichurri com selo argentino de qualidade.
Takeshi Sushi – japonês mais tradicional e conhecido de Arraial D´Ajuda, o Takeshi Sushi fica no Beco das Cores. O pescado sempre fresco dá origem a combos variados de sushis e sashimis saborosos, temakis, uramakis, niguiris e hot-rolls.
Tradição e preços mais acessíveis no Centro Histórico
Outra proposta totalmente diferente da Rua Mucugê você encontra no Centro Histórico de Arraial D´Ajuda, mais precisamente na Praça da Igreja. Uma boa pedida no local é degustar a gastronomia baiana e seus pratos típicos, como o acarajé, o vatapá, a moqueca e a maniçoba, preparados com ingredientes frescos e seguindo as receitas mais tradicionais.
Mas na Praça também há espaço para uma cozinha variada, capaz de agradar a todos os paladares.
Outra proposta totalmente diferente da Rua Mucugê você encontra no Centro Histórico de Arraial D´Ajuda, mais precisamente na Praça da Igreja. Uma boa pedida no local é degustar a gastronomia baiana e seus pratos típicos, como o acarajé, o vatapá, a moqueca e a maniçoba, preparados com ingredientes frescos e seguindo as receitas mais tradicionais.
Mas na Praça também há espaço para uma cozinha variada, capaz de agradar a todos os paladares.
Dica na Praça da Igreja
Armazém Santo Antônio – a Praça da Igreja oferece uma infinidade de opções gastronômicas muito interessantes, mas seria injustiça não reconhecer a presença preponderante do Armazém Santo Antônio como impulsionador da revitalização da área. O Armazém é um misto de bar e restaurante, tem música ao vivo, cardápio variado, com petiscos deliciosos, massas e pizzas.
Off-Centro: você precisa conferir
A cena pulsante da gastronomia de Arraial D´Ajuda está muito bem representada na região central, mas se estende pelas praias e outros locais da vila. Aqui vão mais duas dicas imperdíveis:
Barraca do Nel – A simplicidade da Barraca do Nel, na beira-mar da Praia dos Pescadores, esconde um dos tesouros mais bem guardados da culinária local: o famoso arroz de polvo servido ali no almoço, em cadeiras e mesas de plástico, em meio a um clima descontraído de restaurante pé-na-areia. A barraca também serve peixe frito ou assado e moquecas.
Bistrô D´Oliveira – Contrastando com a simplicidade do Nel, vale muito a pena conhecer a cozinha sofisticada do Bistrô D´Oliveira, na Estrada da Balsa. Combinando culinária majoritariamente francesa, porém com inspiração em ingredientes locais, o Bistrô faz tanto sucesso que é preciso reservar na alta temporada se você não quiser aguardar horas por uma mesa. Fique atento aos menus temáticos que o Bistrô lança com frequência. Pode ser uma ótima oportunidade de conhecer culinárias exóticas ou variações sobre o mesmo prato.
Experiências culturais em Arraial D´Ajuda
As manifestações culturais em Arraial D´Ajuda estão por todos os lados: no artesanato, expressão cultural marcante de Arraial, com peças de vestuário ou de decoração exclusivas, feitas à mão por artesãos locais; na gastronomia, com a toda a tradição da cultura baiana em pratos e temperos típicos da Boa Terra; nos shows de música ao vivo, oportunidade que muitos músicos locais têm de exibir sua arte e suas influências culturais; nos pontos turísticos históricos da Rota do Descobrimento, berço da civilização brasileira. Tudo ali respira e inspira cultura e tradição.
Isso sem falar nas grandes festas populares, que agitam a vila todo ano e que são manifestações típicas da cultura brasileira: o Carnaval e o São João. Cada uma dessas festas movimenta culinária, música e tradições específicas e renovam, a cada ano, a influência das raízes culturais brasileiras, capazes de movimentar toda a estrutura de um lugar em torno dessas celebrações populares.
Por fim, não podemos esquecer dos festivais tradicionais da cidade, como o Festival Cultural e o Festival Esquina do Mundo, explorando variados temas da cultura local, como artesanato, gastronomia, folclore, música e dança, em experiência imersivas imperdíveis.