Guia Completo de Lisboa: Roteiro, Dicas e Principais Pontos Turísticos

Lisboa é um dos destinos preferidos dos brasileiros e de turistas de todo o mundo, que enchem a cidade em qualquer época do ano. Isso porque Lisboa é acolhedora, tem um clima agradável, passeios deslumbrantes e de todos os tipos. Por isso, preparamos um guia completo de Lisboa, com roteiros, dicas e principais pontos turísticos, para você se planejar e conhecer a “Terrinha”.

Quanto custa viajar para Lisboa?

Por conta da alta do Euro, não tem sido muito barato viajar para Lisboa. Mas, o maior custo será com passagens aéreas e hospedagem. Pois alimentação, transporte e atrações não possuem um valor absurdo e você pode optar entre os mais baratos ou mais caros.

Em suma, o valor da sua viagem depende de uma série de fatores, mas é possível transitar entre um custo acessível e outro bem caro. Ou seja, para fazer esse cálculo, leve em consideração a quantidade de dias e a estação do ano da sua viagem, a localização e o nível de conforto da sua hospedagem e os passeios que serão realizados.

Paisagens de Lisboa, Portugal - Foto: Collegitage
Paisagens de Lisboa, Portugal – Foto: Collegitage

É seguro viajar para Lisboa?

De modo geral, Lisboa é uma cidade segura para viajar. Mas, sempre é bom tomar cuidado com bolsas e carteiras. Pois, tem crescido o número de furtos, principalmente, onde há um maior fluxo de turistas, como o centro histórico e no transporte público. Por exemplo, o famoso Bondinho ou Elétrico 28 possui um aviso, dentro dele, dizendo para tomar cuidado com os seus pertences, porque os batedores de carteira aproveitam a lotação para furtar sem serem percebidos.

Contudo, atentos a esse aumento no número de pickpockets em Lisboa, as autoridades locais disponibilizam mais policiais nessa região. Ainda assim, tome cuidado e coloque mochilas e bolsas na frente e bem próximas ao corpo. Além disso, dinheiro e celulares não devem ser guardados nos bolsos de trás ou sem zíper. Ou seja, mantenha o controle dos seus pertences, colocando em locais de difícil acesso. Também valem as dicas de não deixar objetos e bagagem à mostra nos carros ou sem supervisão em cima de mesas, cadeiras e bancadas.

Arco da Rua Augusta e Elétrico - Pinterest
Arco da Rua Augusta -Lisboa – Pinterest

Qual é o Melhor Período Para Conhecer Lisboa?

Além das dicas de segurança, o seu guia completo de Lisboa precisa levar em consideração o período do ano da sua viagem. E, não apenas por conta dos valores em alta ou baixa temporada, mas por conta do tempo.

Lisboa costuma ter um tempo estável, sem muitas variações. Mas, as estações do ano são bem definidas. Por exemplo, no inverno, de novembro a março, faz frio e chove. Então, você precisa levar na sua mala casacos mais fortes e capas de chuva. Já na primavera, final de março a junho, assim como no outono, de setembro a novembro, o clima já é mais ameno e agradável. E, no verão, prepare-se para curtir uma praia nas proximidades de Lisboa, porque o calor passa dos 30 graus, além da cidade ficar muito cheia. Confira a melhor época para visitar e aproveitar Lisboa.

Avenida da Liberdade em Lisboa, Portugal
Avenida da Liberdade em Lisboa, Portugal
Imagem de uma Avenida Central do Bairro de Chiado em Lisboa, Portugal.
Bairro Chiado em Lisboa, Portugal

Outra dica é escolha seu hotel o mais próximo possível do centro histórico, onde estão muitas atrações de Lisboa. Ali você poderá andar a pé ou utilizar o transporte público sem dificuldades. Porém, o carro não será muito bem-vindo e o melhor é que você utilize para passeios mais distantes ou bate-volta a cidades próximas. Veja aqui os melhores hotéis da capital portuguesa.

Booking.com

Guia Completo de Lisboa: Roteiros para todos

Em Lisboa, você consegue montar diferentes tipos de roteiros. Por exemplo, se você gosta mais de cultura e história, pode montar sua programação com passeios pelo centro histórico, visitando castelos, igrejas e monumentos.

Também há muitos museus na cidade e com diferentes temáticas, como o Museu do Fado, que conta a história do estilo musical português, ou Museu Nacional dos Coches, que apresenta as carruagens e outros veículos da Realeza Portuguesa. Ou ainda o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), que já atrae a atenção pelo seu formato arredondado, moderno e que permite ao visitante subir na sua fachada para admirar o Rio Tejo.

Se estiver com dúvida sobre seu roteiro para Lisboa, não se preocupe! Montamos um roteiro completo de viagem para que seus dias na capital portuguesa sejam únicos, confira: Roteiro de Lisboa, Portugal: O Melhor da Cidade em 3, 5 ou 7 Dias

Fachada do museu MAAT Lisboa, Portugal
MAAT Lisboa – Wikimedia Commons

Fácil acesso às atrações

Além disso, como as atrações estão concentradas em regiões, é tranquilo montar um roteiro por proximidade. Em suma, em um ou dois dias, você consegue visitar o centro histórico. Primeiramente, passando pelo Castelo de São Jorge, pela Sé de Lisboa, seguindo para Praça do Comércio e subindo a Rua Augusta até o Elevador de Santa Justa, para então, chegar ao Bairro Alto e finalizar com um show de Fado.

Ao longo do dia você verá tanta história e cultura, além de se deliciar com a gastronomia portuguesa. Tudo de forma fácil, com acesso a transportes públicos que conectam toda a capital portuguesa. Ou seja, tem uma estação de trem, metrô ou ônibus em quase toda atração turística de Lisboa. Além de ser tudo sinalizado, com mapas e máquinas de autoatendimento para agilizar a compra dos bilhetes.

Aliás, muitas atrações oferecem a venda de bilhetes online e com descontos. O que pode facilitar seu planejamento financeiro e facilitar seu acesso às atrações, sem pegar muitas filas. Também estão online as reservas para as Casas de Fado e, por isso, você não deve deixar para última hora, se quiser garantir essa experiência.

Estação Cais do Sodré - Lisboa - Portugal
Estação Cais do Sodré – Lisboa – Flickr

Roteiros com bate-volta

Outro ponto positivo de Lisboa é sua proximidade de outras cidades portuguesas. Assim, você pode conhecer outros lugares e histórias indo e voltando no mesmo dia. Confira as cidades próximas a Lisboa para incluir no seu roteiro.

Por exemplo, Sintra, cidade que fica a 50 minutos de trem e é quase que um bate-volta obrigatório para quem visita Lisboa. Pois, Sintra é conhecida pelos palácios e castelos, localizados tanto no centro histórico da cidade quanto na Serra. Em suma, um espetáculo de paisagens para você admirar, como as cores do Palácio de Pena, a magia da Quinta da Regalera ou o Castelo dos Mouros, com sua muralha que mais parece uma serpente no meio da Serra.

Perto de Lisboa, a 1h30 de ônibus, está Fátima, cidade que atrae milhares de peregrinos por conta das aparições de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos. Ainda entre Lisboa e Fátima é possível visitar Patrimônios da Humanidade da Unesco, como Mosteiro da Batalha e Mosteiro da Alcobaça. Também tem a cidade murada e de estilo medieval, Óbidos, a 84 km de Lisboa e, uma capela toda feita de caveiras e ossos em Évora, a 133 km.

Santuário de Fátima em Portugal
Santuário de Fátima em Portugal
Rua de Óbidos, Portugal
Rua de Óbidos, Portugal

Além disso, você tem cenários de tirar o fôlego em Cascais, como o Cabo da Roca e a Boca do Inferno. E se você gosta de surf, os supertubos de Peniche e as ondas gigantes de Nazaré também estão bem pertinho de Lisboa, a 104 e 120 quilômetros, respectivamente.

Ondas de Nazaré, Portugal - Foto: Carpe Mundi
Ondas de Nazaré, Portugal – Foto: Carpe Mundi

Roteiro para crianças

Também há muitas opções de passeios em Lisboa para as crianças. E o para que seu guia fique completo, você precisa ir ao Parque das Nações e ao Oceanário de Lisboa, o segundo maior aquário da Europa. Isso mesmo, as crianças vão se divertir com mais de 15 mil animais em quatro diferentes habitats.

Aliás, o que não falta em Lisboa é local para que as crianças possam brincar e viver experiências únicas, voltadas para elas. Em cada esquina há um parquinho diferente com tirolesas, escorregadores e balanços. Mas, também há parques temáticos de profissões, de dinossauros, de trampolins, além dos museus interativos que fazem a criançada botar a mão na massa.

Noite em Lisboa

Lisboa é para todas as idades e atende a todos os interesses. Desde um barzinho tranquilo, com petiscos, até restaurantes mais elaborados. Ou se você for adepto à musica, pode escolher entre a música eletrônica e o Fado.

Rua Rosa em Lisboa, guarda-chuvas coloridos pendurados em uma rua de Lisboa, Portugal
Rua Rosa em Lisboa, Portugal

Depois de conhecer um pouco da história e da cultura portuguesa, durante o dia, é hora de relaxar e aproveitar a noite de Lisboa no Cais do Sodré, no Chiado ou na Alfama. Há diferentes opções para quem quer curtir a noite lisboeta.

Lisboa a noite, trem andando na rua
Lisboa a noite

Complete seu Guia de Lisboa com os principais Pontos Turísticos

Uma das suas primeiras visitas em Lisboa, com certeza, será a Praça do Comércio e a Rua Augusta. Pois essa é uma das praças mais famosas de Lisboa e um dos seus cartões postais. Também tem muita história neste lugar que foi totalmente reconstruído depois do Terremoto de 1755, que destruiu parte de Lisboa.

Esse marco histórico da capital portuguesa é lembrado em vários momentos da cidade, como nas Ruínas do Convento do Carmo. Ali você verá o que restou da igreja depois do terremoto, além de visitar o Museu Arqueológico com Carmo.

E para chegar até ele, nada melhor que uma cápsula do tempo. É assim que o Elevador de Santa Justa é descrito por alguns visitantes. Uma estrutura de ferro negro, com cabines de madeira e decoração de viagem no tempo. O Elevador liga a Baixa de Lisboa ao Bairro Alto e seu mirante visualiza as Ruínas do Carmo. Confira os principais pontos turísticos de Lisboa no post: Pontos Turísticos em Lisboa: Lugares que Você Precisa Conhecer!

Praça do Comércio - Lisboa - Portugal
Praça do Comércio – Lisboa – Pinterest

Passeio pela Alfama

Ainda no centro histórico, uma atração imperdível, que precisa estar no seu guia completo de Lisboa, é o Castelo de São Jorge. Isso porque ele está em uma das sete colinas de Lisboa. Ou seja, em um dos pontos mais altos da cidade e, por isso, possui uma vista privilegiada da capital portuguesa.

Para subir ao Castelo, você pode pegar o Elétrico 28, famoso bondinho amarelo que é a cara de Lisboa, descer no Miradouro de Santa Luzia para começar a apreciar a vista e chegar até a fortificação. Na descida, não se esqueça de Passar pela Sé de Lisboa, o prédio medieval mais antigo da cidade.

A imagem mostra o Castelo de São Jorge em Lisboa, Portugal
Castelo de São Jorge – Lisboa, Portugal

Passeio por Belém

Belém é um bairro muito simpático e bonito de Lisboa, que fica bem de frente para o Rio Tejo. Alguns dos principais pontos turísticos de Lisboa estão em Belém. É ali que você vai conhecer o Mosteiro dos Jerónimos, o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém e se deliciar com o Pastel de Belém, exclusivo daquele bairro.

Na Igreja de Santa Maria de Belém, que fica no Mosteiro dos Jerónimos, você poderá ver túmulos de Vasco da Gama e de Luís de Camões. E a entrada na igreja é gratuita.  Para passear e conhecer o Mosteiro por dentro você precisa comprar ingressos. Mas, ali você verá um Patrimônio Mundial da Unesco, com características do gótico português. Ou seja, os detalhes formam o grandioso edifício que tem 300 metros de fachada.

Foi do Mosteiro dos Jerónimos que saiu a receita do delicioso Pastel de Belém, que você poderá experimentar logo que sair da sua visita ao Mosteiro. Assim, seguindo em frente, logo você verá o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém outro símbolo de Lisboa.

Lisboa Moderna

Lisboa também tem regiões mais modernas, como a Avenida da Liberdade, o Parque Eduardo VII e o Parque das Nações. A Praça Marquês de Pombal é o marco entre Avenida da Liberdade, movimentada rua lisboeta, e o Parque Eduardo VII, que tem um lindo labirinto verde que deixará suas fotos ainda mais lindas.

O Parque das Nações, que sem dúvida é o local mais moderno e abriga escritórios, locais de eventos, exposições a céu aberto, além de muitas árvores e o Rio Tejo. É dali que você terá a melhor visão da Ponte Vasco da Gama, a ponte mais longa da Europa, com 12 metros de extensão.

Labirinto do Parque Eduardo VII coma estátua de Marquês de Pombal no fundo - Lisboa - Portugal
Parque Eduardo VII – Lisboa – Pixabay

Em suma, Lisboa oferece uma variedade imensa de atrações e paisagens. Aproveite a história, a cultura e a gastronomia portuguesa, admirando seus diferentes cenários a partir dos seus miradouros. E boa viagem!

Miradouro no Cristo Rei - Lisboa - Portugal
Miradouro no Cristo Rei – Lisboa – Pexels

Confira Algumas Ofertas na Região

Booking.com