O que fazer em Alter do Chão

Alter do chão é sempre uma surpresa boa, sabe aquelas que não esperamos? Engana-se quem pensa que existem poucas atrações, Alter tem praias incríveis, natureza deslumbrante e atrações turísticas diversas. Alter do Chão é um dos lugares que todos que amam a natureza e a cultura devem conhecer. 

É lá que ao sair das praias podemos visitar pontos turísticos como Lago Verde, Sítio arqueológico Carapanari e Floresta Nacional do Tapajós, você vai se apaixonar pelo cenário. Para quem é do tipo que adora novas descobertas, as caminhadas pelas florestas e os passeios de barcos pelos rios são uma ótima pedida, há várias opções para todos os gostos e idades.

Fique o tempo necessário para conhecer Alter do Chão

Conhecer Alter demanda um certo tempo, engana-se quem pensa que pode conhecer a cidade em apenas dois dias, Alter é riquíssima em cultura, lugares incríveis e natureza. Em dois dias você vê pouquíssimas praias, sendo que as opções em Alter são muitas, estamos falando de mais de 120km de faixa de areia em épocas de estiagem. Consideramos que para conhecer bem a cidade, vale a pena ficar uma média de seis a sete dias de viagem nesse destino incrível. É sempre bom relembrar que Alter exige um tempo para relaxar reequilibrar corpo e mente e voltar para casa energizado, esse paraíso é fantástico pra isso. 

Praias do Rio Arapiuns

Fique atento a melhor época para visitar 

Alter do Chão possui épocas de estiagem e é bem importante ficar atento aos melhores meses do ano para se conhecer a cidade, as longas faixas de areia que se formam e costumamos ver em fotos pela internet é real! Mas, acontecem na época de estiagem, chamada temporada de seca na região, então é importante marcar na agenda os meses de Agosto á Dezembro. Você pode visitar Alter entre Janeiro a Julho, se você é daqueles que prefere passeios de barco em meio à floresta, olha que dúvida cruel hein? Alter é linda o ano todo, independente da época que escolher, nossa sugestão é embarcar nessa viagem duas vezes ao ano, em épocas diferentes, já que serão paisagens distintas dependendo da época que escolher. 

Praia em Belterra

Escolha onde se hospedar com cautela 

Em Alter do Chão dificilmente você estará mal localizado, pois a vila é pequena. Para aqueles que gostam de ficar próximo a lugares mais agitados, um ponto ideal de hospedagem é próximo a igreja Nossa Senhora da Saúde, onde fica a maior concentração de comércios, ali próximo, também é o ponto de partida de barcos a lanchas de passeios. A quem prefira ficar próximo a natureza, em contato com a mata, nesse caso pode considerar uma hospedagem um pouco mais distante dessa região central, e ir optando por hotéis/pousadas mais próximos ao rio, mas vale lembrar que nesse caso é necessário usar os serviços de táxi para se locomover. Veja o post com indicação desse serviço na região.

A região possui boas opções de hospedagem, abaixo seguem algumas bem avaliadas pelos hóspedes:

Booking.com

Conheça as Praias em Alter do chão 

A gente sabe bem que Alter é famosa pelas belas praias e muitas opções de passeios pela região dos rios e lagos, mas o que muita gente não sabe é a quantidade de praias que a região oferece. Conheça o máximo de praias possíveis ! Vale a pena reservar um tempo maior de estadia para aproveitar e conhecer esses destinos incríveis. 

Existem diversas praias lindíssimas em Alter mas se estiver com pouco tempo, comece pelas praias que são no caminho de Santarém e perto da vila, entre elas estão a Ponta do Cururu, Ponta do Jutuba, Praia da ponta de Pedras, e a Praia do Carapanari. Os passeios que levam a Rio Arapiuns são bem legais e você tem a oportunidade de conhecer algumas outras praias, como Ponta Grande, Ponta do Toronó e Ponta do Icuxi. Para quem prefere ir pro lado de Belterra, algumas boas opções são: Ponta do Muretá, Praia do Pindobal, Ponta do Cajutuba, Praia de Aramanai, Praia de São Domingos e a Praia do Maguari. 

Temos inúmeras opções em Alter, e para todos os gostos, uma mais desertas com acesso a barco e outras bem acessíveis próximo da região central, como a Praia da Ilha do Amor que é a praia mais queridinha pelos turistas, ela fica na região central de Alter, e tem a fama por ser o cartão postal da cidade, além de muita linda, é claro. A praia conta com uma boa infraestrutura e é digna de um dia relaxando por lá, inclusive muitas pessoas acabam deixando de conhecer as demais praias, mas não se deixe levar, se estiver com tempo conheça o máximo de praias possíveis, até porque opções não vão lhe faltar 😉 

Uma boa pedida são os passeios de lancha e barcos que partem da região de Alter, o pessoal é muito atencioso e a vista é deslumbrante nesses passeios pela região da floresta. Muitas das vilas em Alter são acessíveis apenas de Barco, então prepara o dramin hashash e bora! Brincadeiras a parte, o passeio é tranquilo e será difícil ter qualquer tipo de mal estar durante o trajeto, afinal serão tantas vistas de tirar o fôlego, pode ter certeza que valerá cada minuto investido. No geral, os passeios são oferecidos por agências e barqueiros da associação ATUFA, uma outra opção é fazer algum passeio com barqueiros particulares, pois assim você consegue fazer o roteiro com ele mesmo e incluir as praias nas quais prefere visitar primeiro, mas pegue sempre indicação nas pousadas da região ou com outros turistas que já foram. Pensando em economia, grupos sempre saem mais em conta, uma viagem em barcos particulares custam em média R$150,00 por pessoa, já nas agências sai em média R$250,00 o tour de um dia, pense sempre no que achar mais seguro e tranquilo e faça uma boa viagem. 

Alguns lembretes:

  • Os barcos e lanchas saem de Alter do chão cedinho, e retornam depois do pôr do sol.
  • Se optar por passeio privativo, certifique-se das praias e lugares que deseja conhecer e alinhe com o pessoal que contratar.
  • Quase sempre é adicionado ao passeio uma parada para o almoço, e também no final do dia para ver o pôr do sol. 
  • Leve bebidas, os barcos costumam ter um espaço para guardá-las 
  • Apesar das inúmeras praias de Alter do chão, existem passeios mais conhecidos e ofertados pelas agências, escolha o que você achar mais interessante.
  • Se você tem um tempo maior disponível, vale a pena conhecer a Floresta Nacional do Tapajós, e conhecer as comunidades ribeirinhas, uma noite por lá seria incrível. 
  • Combine esses passeios com agência e barqueiros de confiança na região. 

Conheça outras regiões

  • As belas praias de Alter encantam, principalmente as maravilhosas praias do Rio Tapajós e Arapiuns, mas não são as únicas atrações por lá, existem belos lugares para se conhecer na região e para quem está planejando a sua agenda de passeios, confira agora as melhores atrações para conhecer na região 🙂
  • Passeio de barco pelo Rio Tapajós: Que tal navegar pelas águas cristalinas do Rio Tapajós em um delicioso passeio de barco. A paisagem é de tirar o fôlego!
  • Visita à Ilha do Amor: Para relaxar e aproveitar o sol nada melhor do que visitar a pequena ilha fluvial, a Ilha do Amor. Essa ilha de areias douradas e águas refrescantes é simplesmente um pedacinho do paraíso.
  • Trilha até a Ponta de Pedras: Imperdível para quem adora natureza e está disposta a fazer uma aventura. A trilha para a famosa pedra da “Ponta de Pedras” é uma das paisagens mais bonitas de Alter do Chão, o visual lá de cima é simplesmente espetacular.
  • Banho nas águas refrescantes das praias locais: Aproveite as diversas praias fluviais da região, como a Praia do Cajueiro ou a Praia de Ponta de Pedras, para se refrescar nos dias quentes.
  • Degustação de culinária regional nos restaurantes locais, onde a culinária é feita com pratos típicos da região, muito deliciosos por sinal. 
  • Visita à Floresta Nacional do Tapajós: Explore as trilhas dessa floresta preservada e se encante com a diversidade da fauna e flora amazônica.
  • Conheça uma comunidade ribeirinha, é tão incrível ver de perto novas culturas, pessoas, e comidas típicas na região, sem contar os peixes fresquinhos deliciosos que são servidos. 
  • Observe o pôr do sol na Serra da Piroca: Por fim, não deixe de apreciar o magnífico pôr do sol em Alter do Chão.