Aracaju é uma cidade com muita diversidade e muitas atrações. Dependendo do tempo que você ficar, mal dará tempo de visitar tudo.
Começando pelas praias que ao longo de seus 35 km mostram muita diversidade e beleza para quem as visita. Há praias para todos os gostos, com mar tranquilo ou cheia de ondas, praias de lago também estão na rota.
Além de praias lindas, você encontrará muitas opções gastronômicas e passeios culturais, que são uma ótima opção, principalmente porque você poderá conhecer a cultura Sergipana que é rica, linda e bem exaltada pelo seu povo.
Para quem ama a natureza, não faltam opções de locais para apreciar, principalmente parques, reservas naturais, mangues e orlas. A nossa intenção nesta seção é te mostrar tudo o que Aracaju tem a oferecer, leia as nossas dicas e faça o seu roteiro de acordo com a sua preferência.
Desenvolver um pouquinho mais esse parágrafo.
Passarela do Caranguejo
Por ser uma cidade que se desenvolveu entre mar, rios e manguezais, o consumo de caranguejo é muito comum na cidade. O caranguejo, além de ser o principal prato dos restaurantes da região, teve uma passarela inteira criada em sua homenagem.
O período noturno é quando a passarela fica mais animada. Com vários restaurantes com música ao vivo. Estando na passarela do caranguejo, nada mais propício do que experimentar essa iguaria. Para quem não sabe ou nunca comeu caranguejo, podem ficar tranquilos que os garçons darão toda ajuda necessária para ensiná-lo.
Os restaurantes indicados para apreciar este delicioso crustáceo são: o Rei da Sopa, a Casa Cariri, Restaurante Amanda e o Laguna. Mas nem só de pratos de caranguejo vive a passarela do caranguejo, lá você também encontrará restaurantes de comida nordestina, hambúrgueres, ceviche, pastéis, sorvetes, açaí, entre outros.
Praça dos Lagos
Ao lado do oceanário e três lagos, na região dos Lagos da Orla, o azul do céu reflete nas águas dos lagos onde nadam carpas e patos. A praça dos Lagos é um espaço maravilhoso para curtir um passeio ao ar livre. Durante o dia o local é bem tranquilo, sendo ideal para fazer piqueniques, caminhar pelo local, aumentar os peixes e ver os patos. No final da tarde o local fica mais movimentado, você pode pedalar no lado com os pedalinhos, alugar bicicleta, andar de patins, ou apenas caminhar e apreciar a região.
Percorrendo o espaço você encontrará vendedores de pipoca, algodão doce, entre outras opções para um lanche rápido. E poderá fazer seu passeio com toda segurança que o local possui.
Outras opções de passeios pela orla são o kartódromo, o oceanário, a pista de Skate Cara de Sapo, entre outras atrações e eventos que sempre acontecem por lá.
Margens do Rio Sergipe
Aracaju é uma cidade bem estruturada para o ciclismo, possui mais de 50 quilômetros de ciclovias. A região das Margens do Rio Sergipe é uma área nobre com lindas paisagens e é um ótimo passeio para se fazer pedalando.
Centro de Arte e Cultura J. Inácio
José Inácio foi um artista plástico que morreu em 2007 em Aracaju o qual dedicou sua vida no mundo das artes plásticas, tornando-se um dos pintores mais talentosos de Sergipe. Ficou conhecido por pintar quadros que davam a cara de Sergipe às suas obras. Em vida recebeu várias homenagens e não por acaso seu nome foi dado ao Centro de Arte e Cultura.
O Centro de Arte e Cultura se encontra na Praia do Atalaia e conta com diversos stands que expõem e vendem obras de artistas e artesãos sergipanos. O espaço está sempre aberto e é um ótimo lugar para conhecer e para levar um pedaço de Sergipe na sua volta para casa.
Rua dos Turistas
A Rua dos Turistas, inaugurada em 2010 com a intenção revitalizar o centro histórico, foi criada para substituir a antiga rua 24 horas e fica localizada na quadra lateral da Catedral, em uma área nobre de comércio e que interliga a praça Olímpio e a rua das Laranjeiras.
Cruzando os corredores do Centro de Artesanato e Culinária, você encontrará a rua dos Turistas que é um centro de artesanato e gastronomia.
- Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 07:00 às 20:00 e Sábado das 08:00 às 15:00
- Endereço: Rua Laranjeiras, 307 – Centro – Aracaju/SE
Passeio de Tototó
Este passeio entrou no calendário cultural do aniversário da cidade. Trata-se de um cortejo de embarcações que partem do rio Poxim e percorre o leito do rio, passando pelo centro até chegar ao bairro industrial. É um passeio super animado, ao som de forró. Caso não queira participar do cortejo, pode pode apenas observá-lo sentado em um dos bares à margem do Rio Sergipe. O melhor dia para acompanhá-lo é no aniversário da cidade, que é no dia 17 de março.
Museu Arqueológico de Xingó
O Museu Arqueológico de Xingó, o MAX, fica na cidade de Canindé de São Francisco e pertence à Universidade Federal de Sergipe. Ele foi inaugurado no ano de 2.000 e criado com o objetivo de expor e preservar o patrimônio arqueológico de Xingó. Seu acervo tem peças de arte rupestre, esqueletos humanos e utensílios descobertos em sítios arqueológicos. O acervo do museu tem mais de 50 mil peças. O horário de funcionamento é de quarta a domingo das 09h00 às 16h30.
- Endereço: Rodovia Canindé, Piranhas, Trevo da UHE, Xingó, S/N
- Canindé de São Francisco/SE.
- Telefone: (79) 2105-6448.
Calçadão da 13 de Julho
À beira do Rio Sergipe, no bairro treze de julho foi construído o calçadão 13 de Julho. É uma área para prática de exercícios e um ótimo lugar para relaxar. É onde foi implantado o mirante que possibilita aos visitantes uma linda vista do Rio Sergipe e uma área de manguezais. No manguezal você também encontra uma unidade da Fundação Cultural de Aracaju.
O que fazer gastando pouco em Aracaju
O que não falta em Aracaju são atrações culturais gratuitas como o museu e o Largo da Gente Sergipana, o mercado municipal, o parque da sementeira, o parque dos cajueiros, o palácio museu Olímpio campos e o monumento aos formadores da nacionalidade.
Outra opção que não tem custo é conhecer as praias. Aproveite para levar um cooler e um lanche e curta a praia sem precisar gastar muito.
Uma das coisas mais lindas que você verá em Aracaju é o seu pôr do sol e o melhor de tudo, você não precisa pagar para apreciá-lo. Você pode ver na Praia dos Coqueiros, na Prainha e principalmente na Orla do Pôr do Sol.
Passeios Gratuitos em Aracaju
Colina de Santo Antônio
A Colina de Santo Antônio é o local onde a cidade de Aracaju nasceu. Berço da capital dos sergipanos, foi inaugurado em 17 de março de 1855. Lá, está a Igreja de Santo Antônio, singela e de extrema importância para o município. As missas ocorrem apenas às quintas-feiras e fins de semana, mas a construção é muito bem cuidada e compensa visitar em qualquer dia.
Da colina, você vai presenciar uma das mais belas vistas da cidade. A visita é rápida e vale muito a pena pela parte cultural. Se estiver por perto, confira o cenário de dia e também de noite, quando as luzes se acendem e a cidade ganha um charme a mais.
- Entrada: gratuita
- Localização: Rua Cláudio Batista, 11, Santo Antônio
Museu da Gente Sergipana
O Museu da Gente Sergipana promove contato de seus visitantes com a cultura sergipana, com suas paisagens naturais, suas manifestações e o povo de Sergipe por meio da tecnologia, proporcionando experiências sensoriais que trazem aspectos da culinária, história, expressões e costumes regionais.
- Horário de funcionamento: Terça a sexta: 10h às 16h Sábado, domingo e feriado: 10h às 15h
- Entrada: Gratuita
- Telefone: (79) 3218-1551
Largo da Gente Sergipana
O Largo da Gente Sergipana fica bem em frente ao Museu da Gente Sergipana e é um marco histórico do Estado. No arco ficam os bonecos que trazem a cultura e representação das figuras da cultura folclórica de Sergipe.
Entrada: Gratuita.
Palácio Museu Olímpio Campos
Para quem gosta da história da colonização do nosso país, vai curtir uma visita ao Museu Olímpio Campos. Dentro do museu há várias peças históricas e móveis coloniais da época e também as pinturas na parede e no teto. A entrada é gratuita.
Outra dica é passar a noite pelo museu e tirar uma foto do palácio todo iluminado.
- Horário de Funcionamento: Terça a Sábado das 09h00 às 16h30
- Endereço: Praça Fausto Cardoso, sn – Centro, Aracaju – SE
- Telefone: (79)3216-8401
Monumento dos Formadores de Nacionalidade
O monumento está localizado na Praia de Atalaia e é um dos patrimônios tombados pelo Governo do Sergipe. Foi construído em homenagem às personalidades históricas do país como imperadores, princesas, presidentes e líderes quilombolas. Entre as personalidades representadas estão Zumbi dos Palmares, Joaquim José da Silva Xavier, Dom Pedro II, Barão do Rio Branco e Getúlio Vargas.
Dicas para Aproveitar Aracaju ao Máximo
Aracaju é uma cidade linda e com muitas coisas para fazer. É sempre muito importante fazer um bom planejamento e se informar antes sobre todas as atrações que deseja conhecer para não se frustrar na sua viagem.
Perguntamos ao Lucas o que ele diria para alguém aproveitar ao máximo a viagem para Aracaju e ele nos disse que os aracajuanos são um povo muito receptivo. Como Aracaju não faz parte dos locais roteiros mais buscados no Nordeste, quando os aracajuanos encontram um turista, fazem questão de tratá-lo muito bem para que sinta vontade de voltar. A cidade não é grande então aproveite para fazer bastante passeios a pé e aproveite muito as praias que são a melhor parte de Aracaju.
→ Não deixe de visitar a Orla do Atalaia e outras praias de Aracaju, veja nossas dicas de praias em Aracaju, e conheça as praias que mais se identificar.
→ Não deixe de fazer um passeio de catamarã, aproveite para conhecer as praias que fazem encontro com o mar, não é em qualquer lugar que você pode encontrar uma paisagem assim.
→ Tire um tempo para os passeios culturais, alugue uma bicicleta, faça passeios a pé, aproveite cada cantinho dessa cidade maravilhosa.
→ Se estiver com tempo, aproveite para conhecer as proximidades de aracaju como: A cidade de São Cristóvão, a cidade que foi capital de Sergipe antes de Aracaju, a Praia do Saco na cidade de Estância, o vilarejo de Mangue Seco na divisa com a Bahia e o Cânion de Xingó na Cidade de Piranhas/AL.