O Que Fazer em Lisboa: Principais Atrações e Atividades Imperdíveis

Visitar Lisboa é mergulhar na História e na Cultura portuguesa. E existem tantas atrações que você corre o risco de se perder ou de não conseguir conhecer tudo. Por isso, vamos ver o que fazer em Lisboa, ou seja, quais são as atividades imperdíveis na sua viagem.

A imagem mostra o Castelo de São Jorge em Lisboa, Portugal
Castelo de São Jorge – Lisboa, Portugal

O que não pode faltar no seu roteiro por Lisboa?

No seu roteiro de viagem a Lisboa, alguns bairros e atrações não podem faltar de forma alguma. Por exemplo, a Praça do Comércio, reconstruída pelo Marquês de Pombal após o Terremoto de 1755. Assim como o Castelo de São Jorge, que pode ser visto de vários pontos da cidade, em cima de uma das sete colinas de Lisboa.

Isso sem falar em Belém, um bairro conhecido pelos Pastéis de Belém e pela Torre de Belém. Além disso, o Parque das Nações é outro lugar que não pode faltar no seu roteiro por Lisboa e que tem muitas atrações para você conhecer. Portanto, vamos conferir os principais pontos turísticos da capital portuguesa.

Vista de Lisboa a partir do rio Tejo, Portugal
Lisboa – Pixabay

Quais são os principais pontos turísticos de Lisboa?

A primeira imagem que vem a sua cabeça quando você decide conhecer Lisboa, com certeza, é a Praça do Comércio. E você pode até não saber o nome dela, mas, já viu imagens em propagandas de passagens ou pacotes turísticos.

Vista de cima da Praça do Comércio, Lisboa, Portugal
Praça do Comércio – Lisboa – Wikimedia Commons

Pois, a Praça do Comércio é uma das principais atrações em Lisboa. E antes do Terremoto de 1755, a praça era chamada de Terreiro do Paço e era onde o rei português morava e recebia outros chefes de Estado. Por isso, você pode ouvir esse nome por lá, mas lembre-se que se trata da Praça do Comércio.

No centro da Praça há uma estátua de D. José I, que foi rei de Portugal na época do Terremoto e da reconstrução da capital, junto com o seu cavalo chamado Gentil. E, em volta da praça, há prédios que hoje funcionam como órgãos governamentais, além de bares, restaurantes e museus que estão nesta região. Bem em frente, está o Cais das Colunas, que era o acesso das embarcações que chegavam a Lisboa.

Rua Augusta

Saindo da Praça do Comércio, você verá o Arco Triunfal da Rua Augusta, erguido em 1755 como símbolo do renascimento de Lisboa após o terremoto. E é possível subir no Arco da Rua Augusta e de lá ter uma visão 360 graus de Lisboa.

Seguindo, você estará em uma das principais ruas de Lisboa, a Rua Augusta que vai até a Praça do Rossio. Aliás, a Rua Augusta é cheia de lojas, restaurantes, esplanadas e pedestres. Isso mesmo, ela é exclusiva para pedestres e onde passam diariamente muitos turistas. Veja onde fazer compras em Lisboa no post: Compras em Lisboa: Descubra as Melhores Lojas, Mercados e Outlets

Elevador de Santa Justa

O Elevador de Santa Justa é uma imponente estrutura neogótica, de ferro escuro, com 45 metros de altura e dois elevadores originais revestidos internamente de madeira. E esse elevador liga a Baixa de Lisboa ao Bairro Alto e costuma ter uma fila longa.

Quando chegar em cima, você pode ir ao miradouro ou mirante e terá uma visão privilegiada da Baixa, do Castelo de São Jorge e do Rio Tejo, além de apreciar as ruínas do Convento de Carmo.

Sé de Lisboa

A Sé de Lisboa tem mais de 800 anos e é a construção mais antiga de Lisboa. Também conhecida como Igreja de Santa Maria Maior de Lisboa, é um prédio medieval, mas com traços românicos, do Barroco e neoclássico.

Foi na Sé de Lisboa que foi batizado Santo Antônio. Ele nasceu em uma casa bem próxima a Sé, onde hoje é possível visitar o Museu de Santo Antônio. E na parede da escada que segue para o coro alto da Sé está a cruz de Santo Antônio, que teria sido feito pelo santo para afastar o demônio que o tentava na hora do estudo.

Aliás, as relíquias de outro santo também se encontram na Sé. São as relíquias de São Vicente, mártir e padroeiro de Lisboa.

Confira os valores dos bilhetes no post: Pontos Turísticos em Lisboa: Lugares que Você Precisa Conhecer!. Os Ingressos incluem a subida ao Coro Alto, varanda e torres, além de uma visita ao Museu do Tesouro da Sé e pelas naves e deambulatório da igreja.

Castelo de São Jorge

É um dos monumentos mais visitados de Lisboa. E um dos motivos é a sua vista espetacular de toda Lisboa.

Como o Castelo de São Jorge está em uma das colinas mais altas da cidade, é possível ver toda Lisboa e o Rio Tejo lá de cima. Por conta dessa vista privilegiada que a fortificação foi construída.

Primeiramente, o Castelo tinha como objetivo defender a cidade na época dos mouros. No entanto, quando o primeiro rei de Portugal, Dom Afonso Henriques, reconquista a cidade, em 1147, e o Castelo passa a ser uma das suas moradias.

E no Castelo há oficinas para crianças, guias que contam toda história da fortificação, além de 11 torres e muitas escadas. Também há jardins e pavões que circulam livremente pelo castelo.

Castelo de São Jorge e telhados de Lisboa - POrtugal
Castelo de São Jorge – Pixabay

Aproveite a noite de Lisboa nas Casas de Fado

As Casas de Fado são atrações imperdíveis da noite em Lisboa. Para conhecer esse estilo musical, Patrimônio Mundial da Unesco, você precisa ir em um show de Fado.

Resumidamente, o Fado expressa sentimentos de saudade, sofrimento, amor, de encontros e desencontros. Normalmente, uma pessoa canta acompanhada por duas guitarras, uma clássica e uma portuguesa.

É uma experiência cultural que acontece em diversos restaurantes e Casas de Fado, principalmente, na Alfama e no Chiado. E os ingressos variam de € 50 a € 70 e incluem o show e o jantar. É preciso fazer reserva e a maioria das Casas de Fado tem reserva online.

Imagem de uma mulher cantando em uma casa de fado em Lisboa, Portugal
Casa de Fado em Lisboa, Portugal

Experimente os Pastéis de Belém

O bairro Belém precisa ter, pelo menos, um dia reservado no seu roteiro de viagem. Belém está a 7 km do centro histórico e é uma zona tranquila e arborizada na beira do Rio Tejo. Além disso, ela possui muitas opções para quem gosta de experimentar a culinária local, como marisqueiras e os deliciosos Pastéis de Belém.

Mas, o mais famoso em Belém são os monumentos históricos. Lá você poderá conhecer o Mosteiro dos Jerónimos, o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém.  Vamos detalhar o que fazer em Belém durante sua estadia em Lisboa.

Mosteiro dos Jerónimos

O Mosteiro dos Jerónimos é um prédio com 300 metros de fachada que se destaca na paisagem por conta da sua arquitetura manuelina, gótico português. É uma construção na cor clara e cheia de detalhes, imponente e linda.

Dentro do mosteiro está a Igreja de Santa Maria de Belém, onde estão os túmulos de Vasco da Gama, de Luís de Camões, além dos reis D. Henrique e D. Sebastião. A entrada na igreja é gratuita.

Para entrar no Mosteiro e ver o pátio, refeitório, claustros e toda essa arquitetura que demorou 100 anos para ser finalizada é preciso adquirir bilhetes. Saiba mais em: Pontos Turísticos em Lisboa: Lugares que Você Precisa Conhecer!

Pastéis de Belém

Os Pastéis de Belém são produzidos e vendidos em uma confeitaria aberta em 1837 e que tem o mesmo nome. Aliás, a fachada azul dos Pastéis de Belém pode ser vista de longe, ao lado do Mosteiro dos Jerónimos. E, não apenas pela cor, mas pelas longas filas que se formam de turistas que querem conhecer o famoso Pastel de Belém.

O Pastel de Belém é feito a partir de uma receita secreta dos monges que moravam no Mosteiro dos Jerónimos no século XIX. E o sabor é único e diferente, o que faz valer a pena enfrentar as filas. Mas, não se preocupe que elas costumam ser rápidas.

Padrão dos Descobrimentos

O Padrão dos Descobrimentos é um monumento que já causou diversas discussões, mas que vale a pena ser visto e visitado. Em suma, é uma escultura de 56 metros de altura, na beira do Rio Tejo, que simboliza a expansão ultramarina de Portugal.

O Padrão dos Descobrimentos está bem em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, mas é preciso atravessar por baixo da avenida de carros e do trem para chegar até ele. Resumindo, é uma caravela com personagens da expansão marítima portuguesa. E na proa está o Infante D. Henrique, um impulsionador dessas viagens.

É possível subir no Padrão e ter uma visão belíssima da região. Além disso, o bilhete para o miradouro, que inclui a exposição temporária e um filme. Veja os valores dos bilhetes no post: Pontos Turísticos em Lisboa: Lugares que Você Precisa Conhecer!

Padrão dos Descobrimentos - Lisboa - Portugal
Padrão dos Descobrimentos – Lisboa – Pixabay

Torre de Belém

A Torre de Belém, assim como a Praça do Comércio e o Castelo de São Jorge, é um dos cartões postais de Lisboa. A Torre foi erguida na margem do Tejo, em 1520, no reinado de D.Manuel I. Inicialmente, ela tinha uma função estratégica de defesa contra os invasores. E um dos lugares que ela defendia era o Mosteiro dos Jerónimos.

Mas, com o passar do tempo, a Torre de Belém teve outros fins: foi uma prisão, alfândega e farol. Atualmente, é Patrimônio Mundial da Unesco e um dos pontos turísticos mais bonitos e importantes de Lisboa.

Torre de Belém, Lisboa, Portugal
Torre de Belém – Lisboa – Pixabay

Conheça a Lisboa Moderna: Parque das Nações 

O Parque das Nações é um local que você não pode deixar de ir e que tem muito o que fazer em Lisboa. Nele, estão: Oceanário, o Pavilhão do Conhecimento, o Teleférico de Lisboa, além de bares, restaurantes e uma arena de shows e eventos.

O Parque das Nações fica na zona mais moderna de Lisboa, com prédios comerciais e escritórios. Está localizado bem em frente à Estação Oriente, que conecta, ônibus, metrô e trem. Aliás, esta estação tem uma arquitetura diferente e moderna, que chama a atenção de longe.

Então, vale a pena separar um dia inteiro para conhecer a Lisboa Moderna. E é nela que também está o Oceanário de Lisboa, o segundo maior aquário da Europa.

O Oceanário tem 5 milhões de litros de água salgada com quatro habitats marinhos, que dão a sensação de estar mergulhando no oceano. Nele, você poderá conhecer diferentes espécies de peixes, tubarões, anfíbios, moluscos e outros animais, como lontras e pinguins. São mais de 15 mil animais e 450 espécies diferentes de plantas.

Confira os valores dos bilhetes no post: Pontos Turísticos em Lisboa: Lugares que Você Precisa Conhecer!

Praça Marquês de Pombal

A região onde se encontra a Praça Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade e o Parque Eduardo VII também pode ser considerada mais moderna. E está, apenas, 3km da Praça do Comércio.

A Praça Marquês de Pombal é uma das principais praças de Lisboa e está entre a Avenida da Liberdade e o Parque Eduardo VII. E no centro da praça há uma imponente estátua do Marquês de Pombal, estadista que reconstruiu Lisboa após o terremoto de 1755. Assim, a estátua do Marquês de Pombal está com um leão do seu lado, simbolizando o seu poder, e está olhando para a Baixa de Lisboa, que ele reconstruiu após a tragédia.

Praça Marquês de Pombal - Lisboa - Portugal
Praça Marquês de Pombal – Lisboa – Flickr

A Avenida da Liberdade é uma das ruas mais movimentadas de Lisboa. É nela que estão lojas de grifes internacionais, como Louis Vuitton, Carolina Herrera e Michael Kors. E nesta região estão alguns dos melhores hotéis de Lisboa.

Também é nesta avenida que ocorrem muitas manifestações e festas nacionais, como o dia 25 de Abril, Dia da Liberdade, quando acabou a ditadura em Portugal. Essa é uma data importante, e também é feriado nacional em Portugal.

Nesta mesma região, está o Parque Eduardo VII. É um local com uma extensa área verde, com um labirinto e duas estufas da década de 30 com plantas de todo o mundo. Aliás, os grandes eventos e feiras de Lisboa costumam ocorrer no Parque Eduardo VII. Por exemplo, Feira do Livro de Lisboa e a Wonderland Lisboa, o mercado de Natal da cidade, acontecem neste local.

Labirinto do Parque Eduardo VII coma estátua de Marquês de Pombal no fundo - Lisboa - Portugal
Parque Eduardo VII – Lisboa – Pixabay

Visite cidades próximas a Lisboa

Uma outra vantagem de viajar para Lisboa é que existem muitas cidades próximas para você conhecer. Então, é um destino que possibilita a inclusão de diversos bate-voltas.

Por isso, não deixe de visitar Sintra e seus palácios e castelos. Também há cidades medievais, como Óbidos, que está a 84 quilômetros de Lisboa. E, se você for no período do verão europeu, lembre-se das praias de Cascais e de tantas outras que estão próximas de Lisboa.

E não há mistério quanto à locomoção. Lisboa é uma cidade muito acessível e com muitas opções de transportes. Tem trem e ônibus para chegar nos lugares mais distantes. Você também pode alugar um carro para fazer bate-voltas. E, para passear pela capital você ainda tem alternativas como metrô, bicicleta e patinete. Confira dicas práticas para se locomover em Lisboa e aproveite ao máximo a sua viagem!

Confira Algumas Ofertas na Região

Booking.com