Onde Comer no Rio de Janeiro: Experiências Gastronômicas – Sabores e Tradições

Se há uma coisa que o mundo inteiro inveja no Brasil, é sua farta e deliciosa culinária, além de seus produtos frescos. Não é à toa que chefs do mundo todo visitam nosso país e acabam se apaixonando pelos nossos produtos. Em nenhum outro lugar do mundo, os produtos têm a qualidade dos nossos. E se você ainda tem a sorte de morar em uma cidade litorânea, onde os produtos são ainda mais frescos, então é só levantar as mãos para o céu e agradecer a Deus por ter tido a sorte de ser carioca.

Os moradores e turistas que visitam o Rio de Janeiro sabem da qualidade de seus produtos, principalmente quando o assunto é frutos do mar. Geralmente, os moradores do Rio têm o hábito de comer comidas leves, devido ao clima que varia de agradável a muito quente. Eles se acostumaram com refeições leves, como saladas com algum tipo de grelhado, seja peixe, frango ou carne. Em alguns casos, muitos preferem um sanduíche com um suco natural. Se você está de passagem pelo Rio, vai encontrar muitos bares de produtos naturais, como sucos de todas as frutas, açaí, e muitos cariocas frequentando esses locais.

Vamos mostrar para vocês algumas comidas típicas e alguns lugares que valem a pena visitar. Geralmente, na casa dos cariocas, sempre tem feijão preto e arroz no almoço ou no jantar, acompanhados de alguma carne, peixe, frango ou “mistura”, como eles mesmos costumam dizer.

Feijoada Carioca você precisa experimentar!

Agora, quando chega o final de semana, as coisas mudam. Eles costumam engrossar o feijão e colocar um monte de carne de porco, transformando o simples feijão diário em uma deliciosa feijoada. O carioca gosta tanto desse prato que oficializou o sábado como o dia da feijoada carioca, e você encontra facilmente feijoada em praticamente qualquer bar ou restaurante da cidade. Muitos dizem que é o prato mais típico carioca. Se você nunca comeu a feijoada carioca, não deixe de experimentar, porque é muito boa. Trata-se de um tipo de ensopado de feijão preto cozido com carne de porco, bacon e chouriço, acompanhado de arroz branco, farofa, folhas de couve finamente fatiadas (ou repolho, ou acelga) e pedaços de laranja. Uma dica: junto com sua feijoada, peça uma cachaçinha, uma caipirinha e uma cerveja de garrafa bem gelada; é a combinação perfeita nos bares cariocas.

Feijoada Carioca - Olivino - Rio de Janeiro
Feijoada Carioca – Olivino – Rio de Janeiro

Churrasco Carioca

A segunda comida, e não menos importante, é o churrasco. O carioca é louco por churrasco; eles gostam tanto que vira e mexe tem algum carioca na beira da churrasqueira dizendo que faz churrasco melhor que gaúcho. Rss. Brincadeiras à parte, como costumamos dizer por aqui: se não tem churrasco depois da praia, não teve final de semana. Tudo termina em churrasco, futebol e caipirinha para os cariocas. Existem muitas churrascarias famosas no Rio de Janeiro, como:

  • Porcão Rio
  • Churrascaria – Ipanema – Rua Barão da Torre, 218 – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ, 22411-000 – (21) 3521-2880 www.porcao.com.br – Instagram: porcaorj
  • Fogo de Chão
  • BOTAFOGO, RIO DE JANEIRO
    Av. Repórter Nestor Moreira, s/n – Botafogo
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro CEP 22290-210
    (21) 2542-1545
  • BARRA, RIO DE JANEIRO
    Avenida das Americas, 4.666 Loja 160
    Barra da Tijuca, Rio de Janeiro 22640-102
    (21) 3195-2074 > Instagram: fogodechaobr

  • Carretão
  • Há 24 anos no coração de Ipanema, proporcionando a melhor experiência gastronômica do RJ. Enderço: Visconde de Piraja 112 – Instagram: carretaoipanemaclassicgrill
    Tire suas dúvidas e reserve pelo telefone (21)2267-3965
  • Tourão Grill
  • Telefones: 2493-4011 / 2493-4055 / 97734-9044
    E-mail: tourao@tourao.com.br – Endereço: Praça Do Ó, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 22620-270> Instagram: churrascariatourao

Geralmente, os cariocas combinam o churrasco depois da praia para assistirem ao jogo do seu time de coração juntos.

Moqueca de peixe

Outro prato que faz muito sucesso no Rio de Janeiro é a famosa moqueca de peixe. Por ter um litoral farto, o prato é delicioso, porque os frutos do mar estão sempre muito fresquinhos. Em alguns lugares da cidade, é possível até escolher peixe, camarão e outros frutos do mar ainda vivos para sua moqueca. Seja moqueca carioca, capixaba ou baiana, um bom peixe ensopado é feito lentamente com cebola, pimentão, tomate, folhas de coentro e pimenta-malagueta. Fica uma delícia. Geralmente, eles comem a moqueca com arroz branco, uma farofa de milho e uma cervejinha bem gelada para ajudar a descer melhor. Rss… como se fosse preciso. Rss…

Tapioca 

Você já deve ter ouvido que carioca come muita tapioca, né? E é verdade. Principalmente no café da manhã, é tapioca com quase tudo, e você vai encontrar na maioria dos bares da cidade ou até mesmo em lojas totalmente especializadas em tapioca, um mundo de tapioca com todos os recheios possíveis. A tapioca é feita com um amido em pó conhecido como polvilho doce ou goma, que é extraído das raízes carnudas da planta de mandioca.

Açaí

Outra coisa que você vai encontrar em toda esquina ou em qualquer restaurante, bar, ou tendinha no meio da rua é o açaí. Desde que o carioca conheceu essa fruta e os benefícios que ela traz para a saúde, virou uma verdadeira febre no Rio de Janeiro. E não é exagero: tem açaí em qualquer lugar da cidade. Em alguns bairros, existem lojas especializadas em suco de açaí e sanduíches naturais. Uma das mais famosas e muito disputadas por quem gosta de cuidar da saúde e de consumir produtos naturais é a Bibi Sucos, que tem praticamente uma loja em cada esquina nas ruas da zona sul carioca.

 Pingado e pão na chapa Carioca

Bom, mas se você quer mesmo ser um carioca de verdade, pare no balcão de qualquer padaria ou botequim e peça: “Por favor, um pingado e um pão na chapa.” O atendente já vai perceber que você conhece os costumes do Rio. Não há nada mais carioca que chegar em qualquer bairro do Rio e pedir um pingado e um pão na chapa. Nada mais é que um pão francês com um pouco de manteiga que eles aquecem na chapa quente e que fica uma delícia acompanhado por um café com um pouquinho de leite no copo pequeno de vidro. Por isso o nome pingado, porque é só um pingo de leite. Dependendo do gosto, você pode pedir para colocar mais claro ou mais escuro, mas eu não aconselharia. Rsss… pingado é pingado e ponto.

Biscoito Globo e Mate

Nada, nada, absolutamente nada é mais carioca que um dia de sol em qualquer praia do Rio de Janeiro e escutar aquela voz chiada ao longe: “Alô, biscoito Globo e mate!” Nada. Vai dizer que você nunca ouviu alguém dizer: “Aí, meu irmão, me dá um mate Leão e um biscoito Globo.” Essa paixão nacional virou uma febre tanto para os moradores quanto para os turistas, que acabaram aderindo a esse jeitinho carioca de fazer tudo se tornar tão especial. Fala a verdade, um biscoito de polvilho e um mate natural ou com limão bem gelado em um dia ensolarado é, para muitos, a sétima maravilha do mundo.

Cachorro-Quente famoso nas ruas do Rio de Janeiro

O último, e não menos importante, é o famoso cachorro-quente. O carioca é apaixonado por cachorro-quente, e você vai encontrar várias barracas pelas ruas da cidade. Em algumas, você vai encontrar de tudo: desde os mais simples até os feitos por chefs. Logo que você chega em uma barraquinha de cachorro-quente, vão te perguntar: “De salsicha ou de linguiça?” As guarnições são: milho verde, ervilha, batatas fritas, queijo ralado, ovos de codorna, azeitonas e passas, além dos molhos. O mais famoso de todos, e que até celebridades da Globo comem, é o cachorro-quente do Oliveira, que fica em Laranjeiras e tem outro na Lagoa. É um verdadeiro espetáculo. Acredite, o cara conseguiu fazer um cachorro-quente que traz gente de longe para experimentar. As pessoas sentam no meio da rua para provar o delicioso lanche, e há o risco de encontrar alguns famosos comendo nas madrugadas cariocas, já que funciona até tarde da noite.

Confira Algumas Ofertas na Região

Booking.com