Viajar é uma das experiências mais enriquecedoras que se pode vivenciar, no entanto, até chegar no momento de usufruir do destino, há todo o planejamento a ser feito. Neste planejamento, as passagens aéreas geralmente representam metade dos custos da viagem, o que tornam a compra dos tickets a etapa mais desafiadora – que pode abrir ou fechar as portas para novas culturas, sabores e paisagens. O guia Completo para encontrar as melhores ofertas está aqui, mas antes, vamos relembrar alguns pontos importantes.
Confira neste post como funcionam os preços das passagens aéreas, o que compõe as tarifas e identifique maneiras de encontrar passagens mais baratas, com dicas valiosas para achar ofertas e promoções que te ajudarão a transformar a sua viagem dos sonhos em realidade sem comprometer o seu bolso. Está pronto para embarcar nesta jornada? Iniciamos com o planejamento, fase mais importante e que deve ser feita de forma inteligente, pois ajudará a manter a viagem no orçamento – ou até abaixo do imaginado.
Como Encontrar Passagens Aéreas Baratas
Melhores épocas para comprar
O preço da passagem aérea é altamente elástico, o que significa que varia de acordo com a oferta e a demanda. Quanto mais baixa for a oferta de passagens aéreas para determinado trecho em uma data específica, maior será o preço que cada viajante pagará, pois haverá mais compradores do que tickets a venda. Ao contrário, quanto maior a oferta de assentos no voo, menor será a tendência de preços elevados, pois o produto possui mais oferta do que demanda.
É essencial que haja entendimento da forma como o mercado se comporta, pois esses cenários econômicos afetam diretamente o preço para o consumidor final. Desta forma, veja abaixo as melhores épocas para comprar passagens aéreas baratas:
Baixa temporada
Dependendo do destino que deseja visitar, a baixa temporada pode mudar. Contudo, esse é o melhor período para conseguir passagens aéreas mais baratas. Confira alguns pontos de atenção:
– Passagens para datas comemorativas, como Natal, Ano Novo, Carnaval e feriados prolongados são momentos de maior demanda, portanto, para garantir bons preços, a atenção e antecedência devem ser redobradas. Consideramos estes períodos como alta temporada!
– Cada destino possui determinadas épocas que o tornam mais atrativo. Dependendo do seu destino, seja para o sol ou neve, avalie bem os meses de alta e baixa temporada, pois podem influenciar na sua experiência embora pague muito mais barato. O mesmo vale para eventos típicos do destino. Veja o que é inegociável para você.
Em termos gerais, podemos definir alta e baixa temporada como:
– No Brasil: as regiões norte e nordeste, especificamente, possuem a alta temporada nos meses de verão e épocas escolares, mas se tornam ótimos destinos para os meses de baixa, visto que continua calor – nestes casos, a maior influência será as épocas de chuva. Já o sul, por exemplo, se destaca no inverno, que acaba coincidindo com época de férias. Outros destinos, como centro-oeste e sudeste são mais flexíveis, pois não há tanta variação no clima e permite viagens mais baratas, aproveitando muito.
Analise cuidadosamente o tipo de viagem que deseja e o período que consegue realizá-la!
– No exterior: para o hemisfério norte, certifique-se de que as épocas do ano são contrárias as do Brasil. De Dezembro a Fevereiro, por exemplo, é um ótimo momento para aproveitar a Europa e América do Norte com preços mais baixos, enquanto no Brasil é época de alta temporada. Já de Junho a Agosto, os países ficam muito mais cheios, pois é o auge do verão e abrange período de férias do local.
Lembre-se também de verificar se há incidência de catástrofes naturais nos destinos, com base no que ocorreu nos anos anteriores.
Antecedência
Assim como explicamos a flutuação nos preços das passagens, a antecedência de compra é muito influenciada por este fator, pois quanto mais próximo da data, mais cheio está o voo, portanto, restam poucos lugares com tarifas mais elevadas. No entanto, embora seja desafiador comprar passagens em cima da hora, o efeito contrário também pode ocorrer, pois há muitas tarifas de oportunidade – aquelas que as companhias aéreas não conseguem vender e devido a proximidade do voo, decidem oferta-las por um preço bem menor.
Via de regra, quanto mais próximo da viagem, mais caro pagará pela passagem aérea. Para destinos nacionais, o recomendável é comprar com pelo menos 45 dias de antecedência, considerando a baixa temporada e 60 dias para épocas de férias escolares, por exemplo. Já para destinos internacionais, a antecedência deve ser maior, cerca de 3 a 6 meses.
A partir deste intervalo sugerido, as passagens tendem a ficar mais caras e restritas, pois a ocupação do voo vai aumentando. No entanto, esteja ciente de que comprando com mais antecedência, você garante sua passagem, mas ainda assim não tem garantia do melhor preço, pois podem ter promoções até a data de embarque!
Essas são apenas algumas dicas para economizar e garantir a melhor tarifa, mas se encontrar alguma promoção no meio do caminho, não perca tempo! Afinal, não sabemos se irá ter algo parecido novamente.
Promoções
Monitore os principais sites de viagem e cadastre-se nos newsletters das companhias aéreas, pois sempre lançam promoções e ofertas imperdíveis por um tempo limitado. Há muitas vendas relâmpago e períodos específicos do ano em que os preços tendem a cair, isso independentemente da antecedência ou baixa temporada! Aqui estamos falando de datas comemorativas, como aniversário da companhia aérea ou até mesmo a Black Friday – sem contar as tarifas de oportunidade que acontecem a todo momento, mas é preciso estar ligado nos buscadores e comparadores de preços para não perder.
Dicas de pesquisa
Utilizar comparadores de preços e alertas de promoções pode ser uma forma eficaz de poupar dinheiro e garantir que está fazendo a melhor compra possível. Antes de aplicar nossas dicas abaixo para maximizar o uso dessas ferramentas, lembre-se de utilizar a aba anônima do computador e limpar o histórico de busca, pois pode influenciar nos resultados que aparecerão.
- Pesquisar fora do horário de pico e dias: Realizar pesquisas em horários e dias menos populares, como durante a noite ou nos dias úteis, pode resultar em preços mais baixos. Isso acontece porque há menos procura, o que pode levar as empresas a oferecerem descontos.
- Verificar as datas mais baratas ao invés de escolher uma data direta: Ser flexível com as datas de viagem permite escolher períodos onde os preços são mais baixos. Isso é especialmente útil para voos e reservas de hotéis, onde os preços podem variar significativamente de um dia para o outro, e as vezes muda bastante em questão de horas.
- Inserir lembretes para receber notificação de alteração no preço: Configurar alertas de preço garante que não perca oportunidades de compra quando o preço de um item ou serviço abaixa. É uma maneira eficaz de garantir que compra ao melhor preço possível, sem precisar verificar constantemente.
- Verifique o histórico dos preços: Consultar o histórico de preços ajuda a identificar se o preço atual é realmente uma boa oferta ou se está inflacionado. Isso permite tomar decisões de compra mais informadas e evitar falsas promoções.
- Atente-se aos preços adicionais: Certifique-se de que o preço anunciado inclui todos os custos adicionais, como taxas e impostos. Isso evita surpresas desagradáveis no momento da compra e garante que o preço final se encaixa no seu orçamento.
Erro de tarifa
Os erros de tarifa, assim como o nome diz, são preços muito mais baratos do que o comum, ocasionados por falha humana ou problemas técnicos dos sistemas utilizados. Por exemplo, quando há erro de tarifa, encontramos voos do Brasil aos Estados Unidos por menos de mil reais ou hospedagens em locais luxuosos por preços irrisórios. Essas tarifas são muito frequentes e se tornam uma grande oportunidade para economizar nas viagens, mas é preciso ser rápido porque esses preços baixos esgotam em poucos minutos!
Como encontrar as tarifas com erro
Diferentemente das promoções que encontramos na internet, divulgadas em redes sociais e newsletters, as tarifas erros não são encontradas assim. Aliás, esse tipo de passagem esgota tão rápido que não dá tempo para anunciarem. Dessa forma, concentre sua atenção em sites especializados na busca por erros de tarifas, como o Secret Flying e o Scott’s Cheap Flights.
O primeiro site permite encontrar voos e cruzeiros abaixo do preço, saindo da sua cidade a qualquer destino no mundo. Já o segundo site, o formato é de envio de e-mails instantâneos para quando encontram passagens muito mais baratas do que o normal.
Siga as redes sociais destes buscadores e de sites como Skyscanner e Passagens imperdíveis, ambos extremamente relevantes para encontrar passagens baratas!
Dica: se achar uma oportunidade boa, compre imediatamente e de preferência com cartão de crédito, pois é a forma mais rápida de confirmar a reserva. E lembre-se de guardar todos os comprovantes, pois caso a compra seja cancelada, você terá toda a documentação para solicitar reembolso.
Qual Melhor Dia e Hora para Comprar Passagens Aéreas?
Diante das variações de mercado, podemos afirmar que não existe um dia ou horário específico para compra de passagens aéreas com melhor custo benefício – considere como uma vantagem, pois já pensou se fosse real? Todos comprariam no mesmo dia e horário, que ocasionaria muitos problemas e escassez de tickets! Os valores apresentados e condições comerciais são imprevisíveis e dependem de muitos fatores sociais e econômicos, principalmente. Dessa forma, é possível encontrar promoções a qualquer momento.
Diferença entre voos nacionais e internacionais
O comportamento de compra e composição dos preços de passagens áreas para destino nacional e internacional são diferentes. O principal fator que influencia o preço da passagem aérea está ligado ao combustível, que é responsável por cerca de 30% dos custos de uma companhia aérea. Por exemplo. Uma viagem com maior trajeto precisará de mais combustível e, consequentemente, custará mais, principalmente devido a variação do dólar. Além disso, há outros custos que tornam as passagens aéreas internacionais mais caras, como a distância, impostos e taxas aeroportuárias, que em voos domésticos são menos onerosos.
É claro, não podemos deixar de mencionar todos os serviços inclusos e que são diferentes de um voo doméstico para um internacional. Por exemplo, em voo internacional, dependendo a rota, companhia aérea e duração do voo, já inclui refeições. Se você viajar de São Paulo a Lisboa, em voo direto, provavelmente será servido de jantar e café da manhã – caso seja um voo noturno – além de snacks e bebidas. Outras comodidades devem ser avaliadas como disponibilização de áudio e vídeo, travesseiro e manta.
Tal diferença nos preços é possível ser vista através dos gráficos abaixo obtidos nos estudos da ANAC. Trouxemos um comparativo não apenas das tarifas médias nacionais e internacionais, mas também a diferença entre 1 ano antes da pandemia e de Junho de 2021 até junho de 2024, pós pandemia.
- Período pré pandemia: de janeiro de 2019 a janeiro de 2020 a tarifa média em um voo nacional era de R$543,60, já no voo internacional a média ficava em USD701,79.
- Período pós pandemia: de julho de 2021 a junho de 2024 a tarifa média em um voo nacional está em R$641,91, já no voo internacional a média fica em USD779,19.
Se com estes valores em sua moeda originária já nos mostra a diferença de um período para o outro, quando consideramos o aumento do dólar, os preços das passagens aéreas internacionais ficam ainda mais expressivos.
Qual é o Melhor Site ou App para Comprar Passagens?
Principais plataformas
É uma tarefa difícil dizer qual o melhor site ou aplicativo para comprar as passagens, no entanto, temos nossas recomendações e disponibilizamos abaixo um comparativo entre as principais plataformas do mercado para garantir promoções e ofertas de passagens exclusivas, confira!
Google Flights
Simples e amigável, este produto do Google é excelente para visualizar o histórico de preços de um trecho específico e facilita para entender se o momento atual possui uma tarifa competitiva ou muito alta em relação ao mesmo período do ano anterior, por exemplo. Com esses dados fica mais fácil entender se estamos prestes a comprar uma passagem por ótimo valor ou se está em seu pico.
Em relação a outras funcionalidades, o Google Flights age como um “hub” e mostra todas as opções de voos para o trecho escolhido, identificando as conexões e detalhando os horários, o que está incluso, qual a companhia aérea, entre outras informações. Além disso, também é possível configurar alertas de preços.
Um ponto importante de ressaltar é que a ferramenta é apenas um meio para encontrar as passagens, pois a compra ocorre no site da companhia aérea, redirecionado pelo próprio Google Flights.
Skyscanner
O Skyscanner é muito semelhante ao Google Flights em termos de funcionalidades e filtros, como de voos diretos, conexões, cias aéreas, entre outros. Um grande diferencial dessa ferramenta é a possibilidade de buscar passagens com “Qualquer lugar” como destino ou ainda ”o mês mais barato” como data. Se você possui flexibilidade de datas, essa ferramenta será uma ótima amiga.
Ainda é possível configurar alertas para não perder nenhuma promoção!
Kayak
Vamos começar com o diferencial dessa plataforma. O Kayak permite pesquisar, através da funcionalidade de “explorar”, os destinos que se encaixam no seu orçamento. Essa funcionalidade facilita para não passar horas buscando por algo que muitas vezes está fora do nosso bolso.
Outras duas aplicações muito interessantes são o “Preço Hacker” que combina passagens de ida e volta de companhias aéreas diferentes, assegurando o menor preço possível. E há também a função de previsão de preços, que informa se é melhor reservar agora ou aguardar mais um pouco.
Vantagens e desvantagens: O que considerar ao escolher uma plataforma.
Após conhecer as plataformas mais indicadas na internet, entenda quais são as vantagens e desvantagens de usá-las, pois nem sempre tudo é uma maravilha.
Vantagens
- Comparar preços de diferentes companhias aéreas e possibilidades de rotas em um mesmo trecho
- Alertas de preço te informando que houve redução no valor da passagem que estava procurando, sem que tenha que ficar o tempo todo monitorando
- Facilidade de uso e pesquisa, devido a ampla cobertura de conteúdo
- Maior visibilidade em funcionalidades avançadas como previsão de preços e histórico dos valores ao longo do tempo
Desvantagens
- Com muitas facilidades, filtros e funcionalidades, as plataformas podem se tornar confusas para quem não está acostumado
- Nem todas as plataformas possuem cobertura de companhias low cost
- Em plataformas como o Google Flights, por exemplo, não é possível reservar diretamente, sendo necessário acessar o site da companhia aérea para efetuar a compra
- Algumas plataformas não mostram o valor total de primeira, as taxas são inseridas ao longo da reserva e o montante final acaba ficando superior ao publicado.
Dessa forma, avalie todos esses pontos antes de comprar suas passagens em uma plataforma de comparador de preços e garanta que possua todas as informações em mãos para uma compra mais segura.
Diferença entre Passagens de Classe Econômica, Executiva e Primeira Classe
Se você já viajou de avião ou está se preparando para essa aventura, provavelmente ficará em dúvida em qual das classes do avião comprar seu bilhete. A diferença entre as passagens de classe econômica, executiva e primeira classe vão além do preço, pois cada uma possui serviços agregados diferentes, que mudam a experiência e conforto da viagem.
Características de cada classe
No momento de pesquisar a passagem aérea, atente-se às diferenças de categorias dentro de um mesmo voo. Quanto mais longa for a rota, e principalmente em voos internacionais, maiores são as quantidades de classes. Confira abaixo as características de cada uma para identificar qual se encaixa melhor para você.
Classe Econômica
Aqui estão as passagens mais baratas e também as mais simples. A classe econômica é o setor mais básico de um avião e possui a maior quantidade de assentos, que são mais estreitos (tanto em relação a largura da cadeira quanto a distância a poltrona da frente – o famoso espaço para as pernas) e possui reclinação sutil em relação as demais classes. Dependendo da companhia aérea e o trecho voado, os passageiros contarão com lanches e bebidas grátis durante o voo.
Classe Executiva
A classe executiva, ou business class, é a categoria intermediária, localizada entre a econômica e a primeira classe. Assim como a localização, o preço e o conforto são intermediários quando comparado as demais opções. Os assentos são um pouco mais largos e garantem mais conforto. Em termos de alimentação, nesta categoria os passageiros têm mais variação no cardápio e podem contar com refeições completas, além de um minibar com opções de bebidas. Dependendo da companhia aérea, também será possível aproveitar de equipamentos de áudio e vídeo.
Outra regalia que os viajantes de business class podem aproveitar é o acesso a salas especiais nos aeroportos, onde há diversidade de bares, buffets e cafés para relaxar enquanto aguarda o horário do voo.
Primeira Classe
Se você deseja uma experiência mais privativa e luxuosa, adquira seu bilhete na primeira classe! Assim como um hotel 5 estrelas, nesta categoria os viajantes usufruem de assentos espaçosos que viram cama e permitem descansar as pernas. As poltronas garantem a privacidade e contam com uma espécie de “mesa de cabeceira”, refeições mais sofisticadas, opções de entretenimento, wifi e barman.
Assim como na Classe Executiva, há outras comodidades para estes passageiros. No aeroporto podem usufruir de salas VIP, restaurantes e bares, além de outros serviços como o check-in rápido.
Quando vale a pena investir em classes superiores
Agora que já descobriu a diferença entre cada categoria de assento, entenda quais são as situações em que vale a pena investir em classes superiores.
- Primeiro, leve em consideração o seu orçamento para entender qual categoria consegue adquirir na viagem.
- Pense na duração da viagem. Voos mais longos, principalmente os internacionais, podem ser incômodos para ficar grandes períodos sentado em um assento pouco confortável, como na classe econômica. Nestes casos, opte por viajar na business class ou na primeira classe, que te proporcionam muito mais conforto.
- Fique de olho nas ofertas, pois muitas vezes o valor de um assento na econômica e outro na classe executiva possuem diferenças mínimas na tarifa.
- Se você acumula muitas milhas, verifique a possibilidade de resgatar a passagem em classe executiva.
- Caso seja uma viagem a trabalho, verifique a política de viagens da empresa e, se puder, presenteie aquele colaborador destaque com um upgrade!
E claro, além de se preocupar com os custos e duração da viagem, avalie a reputação da companhia aérea e a qualidade da cabine conforme o avião que fará o trajeto da sua viagem.
Como Funciona a Bagagem nas Companhias Aéreas?
Políticas de bagagem
As políticas de bagagem podem variar de acordo com a companhia aérea, do tipo de voo, da tarifa escolhida e das dimensões da bagagem.
Bagagem de mão
Normalmente as companhias aéreas permitem que o passageiro leve uma bagagem de mão e uma mochila durante a viagem, que serão acomodadas dentro do voo: a bagagem de mão no compartimento acima do assento e a mochila abaixo do assento a frente. Os itens pessoais como bolsas e laptops também devem ser colocados abaixo do assento a frente.
As dimensões destes artigos, no entanto, variam de companhia para companhia, assim como o peso limite para a bagagem. Geralmente o peso fica em torno de 7kg a 10kg por mala e medidas máximas de 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura), já incluindo alças, bolsos e rodinhas.
Cada companhia aérea é responsável por estabelecer os critérios de dimensões e cobranças, que variam conforme capacidade da aeronave. Caso a mala exceda o limite imposto, seja da dimensão ou do peso, a companhia aérea pode exigir que seja despachada. Portanto, sempre verifique no site oficial da companhia aérea quais são as dimensões aceitas para evitar incômodos no aeroporto e durante a sua viagem.
Bagagem despachada
Essas são as bagagens que devem ser despachadas no momento do check-in, onde a companhia aérea identifica com os dados do passageiro e do voo. As malas são alocadas em espaço especifico da aeronave e operadas pelos agentes de aeroporto. Ao chegar no destino final, é preciso aguardar nas esteiras onde as malas são colocadas para que cada passageiro retire a sua.
Tratando-se da quantidade de malas e dimensões, há variação por rota nacional/internacional e cia aérea. Geralmente, as dimensões máximas aceitas são de 158 cm, somando a largura, altura e comprimento da mala. O peso máximo fica em 23kg por bagagem em voos nacionais e para internacionais, há variação, ficando entre 20kg-30kg.
Dicas para evitar taxas extras
Na hora da viagem não queremos nenhuma surpresa ruim, não é mesmo? Por isso, antecipe-se e verifique alguns pontos para evitar taxas extras.
- Entenda as políticas da companhia aérea que está voando
Seja em relação ao peso e dimensão das bagagens ou a regras tarifárias, como cancelamentos, saiba exatamente o que é permitido ou não. Antes de preparar as malas para a viagem, entre no site oficial da companhia aérea para obter estas informações.
- Pese a sua mala em casa
Não espere chegar no aeroporto para descobrir que sua mala excedeu o peso. Use uma balança de bagagem para pesar a sua mala antes de sair de casa e reacomode os itens caso necessário. Esse é um dos itens que mais taxam os viajantes!
Ah, lembre-se também de deixar espaço para trazer as lembrancinhas.
- Faça uma mala inteligente
Além de escolher uma mala que atende aos padrões da companhia aérea, seja inteligente na escolha das roupas, pois é possível levar menos e ter grande diversidade de “looks”, com combinações versáteis.
- Embale a suas roupas a vácuo
Embalar as roupas a vácuo é um truque muito comum entre os viajantes para poupar espaço na mala, pois todo o ar será retirado e pode, inclusive, sobrar espaço para outros itens.
- Utilize embalagens pequenas
Opte por embalagens mais compactas e leves para não ocupar tanto espaço na malan seja kits de viagem ou itens soltos. Aliás, em caso de voos internacionais, atente-se a regra limite de embarque com líquidos. É permitido que cada viajante leve consigo até 10 potes de 100ml cada contendo líquidos e que devem ser embalados em saco transparente.
Consulte o site das companhias aéreas e verifique de antemão o que é permitido ou não para levar na mala de mão e despachada. Evite problemas no aeroporto precisando retirar itens que não podem voar!
Cancelamento e Reembolso de Passagens Aéreas
Direitos do consumidor
Muitas vezes nos deparamos com situações inesperadas, como o cancelamento de voos pela companhia aérea, seja antes ou no momento do embarque. Nesses casos, o consumidor tem alguns direitos, como:
- Reembolso do valor gasto, remarcação do voo ou reacomodação
- Embarque no próximo voo com o mesmo destino
- Assistência com alimentação, transporte e acomodação, a depender do tempo de realocação.
Pesquise a fundo sobre os direitos de acordo com cada cenário e busque auxílio imediato da companhia aérea, seja para ressarcimento ou reacomodação.
Políticas das principais companhias
As companhias áreas possuem políticas diferentes entre si, portanto, assim que efetuar a compra de um bilhete, note quais são as especificações da tarifa e da compra em geral. Certifique-se das regras de remarcação, cancelamento e reembolso e em caso de dúvidas, procure um canal direto com a companhia aérea para ser instruído em como proceder.
Dicas Extras
Milhas e Programas de Fidelidade
Atualmente há duas maneiras principais para acumular milhas: a compra de passagens aéreas com o programa de fidelidade da companhia ou fazendo compras no seu cartão de crédito, independente de qual seja a origem. Ambos são excelentes formas de economizar na compra das suas passagens! Entenda mais:
Obtendo milhas com o cartão de crédito
A grande maioria dos bancos oferecem programas de milhas no cartão de crédito, que permitem “transformar” cada valor gasto em um montante de milhas. Geralmente, os cartões que possuem esse benefício são da categoria Premium, mas também há outros mais básicos que oferecem o programa de milhas.
Se voce não tem o costume de viajar direto, mas usa bastante o cartão de crédito no dia a dia, essa pode ser uma excelente maneira de acumular milhas! Com essas milhas acumuladas, poderá trocar por passagens aéreas, upgrades ou outros benefícios na companhia aérea.
A melhor maneira de obter milhas com o cartão de crédito é centralizar todos os seus gastos mensais em um único cartão, pois com o volume maior gasto, maior será a recompensa em milhas.
Programa de fidelidade
O programa de milhas é feito diretamente pelas companhias aéreas no intuito de recompensar seus passageiros com pontos que podem ser trocados em novas compras. Esse tipo de programa é recomendado para quem viaja bastante e, assim, possui cadastro junto as companhias aéreas.
Cada companhia possui seu próprio programa e suas regras para utilização, as principais são:
- Latam Pass
- Smiles da Gol
- TudoAzul da Azul
Além de voar, pode acumular milhas ao comprar em lojas, alugar carros, reservar hotéis ou até ao fazer compras online através de parceiros do programa.
Voos com conexão x voos diretos
Os voos diretos são aqueles que não possuem paradas entre o ponto de partida e o destino final, o que gera maior conforto ao viajante, pois não perde tempo com deslocamentos entre aeronaves. Esses voos são mais rápidos, confortáveis e reduzem os riscos de ter bagagens perdidas ou extraviadas. No entanto, para ter todas essas comodidades, a desvantagem cai em cima do preço, que tende a ser maior do que voos com conexão e, na grande maioria das vezes, são voos mais disputados e escassos.
Já os voos com conexão, por outro lado, são aqueles que há uma ou mais paradas em aeroportos entre a origem e o destino, com a necessidade de trocar de aeronave e possivelmente passar por procedimentos de imigração e alfândega, dependendo do país. Geralmente estes voos com conexão são mais longos, cansativos e possuem risco de atrasos, pois se houver uma conexão com tempo apertado, pode impactar no próximo voo de ligação. Embora haja esses detalhes para tomar cuidado, há outras vantagens em voos de conexão, como a redução no valor da passagem, mais opções de rotas e também a possibilidade de explorar um novo destino no tempo da conexão entre os voos.
Maximize Suas Economias com Ofertas e Promoções de Passagens Aéreas
Aproveitar ofertas e promoções de passagens aéreas é uma estratégia inteligente para quem deseja viajar mais gastando menos. Ao estar atento às épocas de baixa temporada, planejar a compra com a devida antecedência e monitorar as promoções das companhias aéreas, é possível garantir tarifas bastante vantajosas. Com um pouco de paciência e pesquisa, pode transformar o sonho de conhecer novos destinos em realidade, sem comprometer o seu orçamento.
Cadastre-se nos newsletters e salva o site do Fareja Viagens em sua barra de favoritos e não perca nenhuma promoção de hospedagem, e passagens aéreas baratas! Conte com nossas dicas.