Pontos Turísticos de Buenos Aires

Buenos Aires, a vibrante capital da Argentina, é uma cidade repleta de cultura e arte por onde quer que você ande. O charme europeu presente na metrópole com muita cultura latino-americana, mostra o quanto de diversidade se tem por aqui. Ao percorrer suas avenidas amplas e charmosos bairros, os visitantes são convidados a explorar uma cidade que é tanto histórica quanto cosmopolita.

Entre espaços verdes e vida noturna animada, Buenos Aires oferece uma variedade de experiências para todos os gostos, tornando a diversidade cultural um dos maiores atrativos da cidade, que fica visível na arquitetura, na culinária e nas tradições locais. Além disso, para ter uma completa imersão na vida cotidiana e culinária argentina, recomendamos visitar os mercados e feiras locais.

Buenos Aires - Foto: arquivo pessoal Fareja Viagens
Buenos Aires – Foto: arquivo pessoal Fareja Viagens

Só com essa introdução, já dá vontade de buscar passagens aéreas rumo a Argentina! Mas calma, antes de arrumar as malas, vamos te contar todos os detalhes e atrações que fazem dessa cidade um destino tão especial. Vem com a gente conferir os detalhes de cada ponto turístico em Buenos Aires:

Obelisco de Buenos Aires

É muito comum vermos o Obelisco nas fotos de quem viaja para Buenos Aires, ou até mesmo na internet, pois este é um dos cartões postais da cidade. Localizado no cruzamento das avenidas 9 de Julio e Corrientes, o Obelisco é um marco representativo do 400° aniversário da capital Argentina. Seguindo na avenida Corrientes, estará em um dos principais locais da vida noturna de Buenos Aires, com muitos teatros, pizzarias, bares e museus.

Buenos Aires - Foto: arquivo pessoal Fareja Viagens
Buenos Aires – Foto: arquivo pessoal Fareja Viagens

Os preços de hospedagem em Buenos Aires podem variar muito conforme a época do ano. Aproveite agora e garanta as melhores ofertas na Avenida 9 de Julio, a principal avenida da cidade, localizada bem pertinho do Obelisco! Clique aqui e antecipe sua reserva para assegurar os melhores preços no coração de Buenos Aires!

Teatro Colón: A Ópera Majestosa em Buenos Aires

Imponente e impressionante são ótimos adjetivos para descrever o Teatro Colón, símbolo da música e cultura, não somente de Buenos Aires, como do mundo. Internacionalmente conhecido e prestigiado, o teatro possui inúmeros detalhes desde a sua fachada ao seu interior que mostram a grandiosidade de sua arquitetura, que leva consigo o título das melhores casas de ópera do mundo devido à acústica. Para quem vai passar alguns dias na cidade, não deixe de visitar o teatro e verificar a programação do período, pois é um excelente passeio, seja apenas para um tour guiado ou ter a oportunidade de assistir a um show.

Casa Rosada

A Casa Rosada é um dos principais atrativos de Buenos Aires e assim como o nome descreve, trata-se de um local cuja fachada é rosa! A escolha de cor tem viés político, pois representa a união de dois partidos da época que tinham as cores branco e vermelho. Dependendo do tempo que tiver na cidade, programe-se para visitar a parte de dentro em tours guiados gratuitos que ocorrem aos finais de semana e feriados. Não esqueça de fazer a reserva no site oficial e aproveite a Casa Rosada e o Museu Bicentenário, que fica na parte de trás do estabelecimento.

Casa Rosada - Buenos Aires - CasaCor
Casa Rosada – Buenos Aires – CasaCor

Caminito: A Rua Mais Colorida de Buenos Aires

Entre paredes e janelas coloridas, o Caminito é a porta de entrada para Buenos Aires! Sem dúvidas este é o principal local visitado pelos turistas e o mais conhecido até por quem nunca foi à cidade. Neste caminho encontramos muitos restaurantes e lojas de lembrancinhas, sendo ideal para comprar os presentes e alfajores antes de voltar para o Brasil. Ponto obrigatório em sua viagem, o Caminito tem esse nome devido a um tango, que tem suas letras espalhadas pelas paredes coloridas da região.

E ah, garanto que você já viu essa famosa foto dos turistas ao lado do Maradona, não é mesmo?

Caminito - Buenos Aires
Caminito – Buenos Aires
Buenos Aires - Foto: arquivo pessoal Fareja Viagens
Buenos Aires – Foto: arquivo pessoal Fareja Viagens
Buenos Aires - Foto: arquivo pessoal Fareja Viagens
Buenos Aires – Foto: arquivo pessoal Fareja Viagens

La Bombonera – Estádio do Boca Juniors em Buenos Aires

Aos amantes de futebol, não deixem de colocar o estádio do Boca Juniors no seu roteiro! Inaugurado em 1940, o estádio é a casa de um dos clubes mais populares da cidade, em que promete abalar a sua experiência com muita energia e aproximação entre os torcedores na arquibancada e o campo.

Garanta o seu ingresso ao tour no estádio e museu, que passa desde o vestiário, troféus, seção exclusiva do Maradona ao passeio no campo. A aventura começa desde a entrada do estádio, onde há murais pintados por artistas como Pérez Celis, Rómulo Macció e Quinquela Martin.

La Bombonera - Buenos Aires - Aguiar Buenos Aires
La Bombonera – Buenos Aires – Aguiar Buenos Aires

Feira de San Telmo

A Feira de San Telmo é a mais popular da cidade e é um ótimo local para fazer compras. A céu aberto, a feirinha ocorre todos os domingos e as barraquinhas se concentram na Plaza Dorrego e Rua Defensa, mas nos demais dias da semana, continua sendo uma excelente opção para compras, pois ali estão várias lojinhas de temas diversos: roupa, itens descolados, calçados e decorações.

Feira San Telmo - Buenos Aires - Turismo Buenos Aires
Feira San Telmo – Buenos Aires – Turismo Buenos Aires

Mercado de San Telmo: O Sabor Autêntico de Buenos Aires

O Mercado de San Telmo é um atrativo adicional digno de destaque. Dentro de uma estrutura de ferro do século XIX, este mercado combina barracas de alimentos frescos com antiguidades e peças de arte. É um excelente local para experimentar comidas típicas argentinas, como empanadas e cortes de carne, enquanto passeia por corredores repletos de objetos históricos e curiosidades. O ambiente é autêntico e preserva a essência do bairro.

Mercado San Telmo - Buenos Aires - Melhores Destinos
Mercado San Telmo – Buenos Aires – Melhores Destinos

Puente de La Mujer

Há muitos motivos para considerar a Puente de La Mujer como um atrativo turístico muito interessante em Buenos Aires, pois foi a primeira obra latino-americana do Santiago Calatrava, arquiteto espanhol. Voltada aos pedestres, a ponte é giratória e permite a passagem dos barcos que navegam pelo Puerto Madero. E para representar Buenos Aires com maior afinco, a ponte foi projetada em um desenho de um casal dançando tango.

Puente de La Mujer - Buenos Aires - Windows Spotlight Images
Puente de La Mujer – Buenos Aires – Windows Spotlight Images

Cemitério La Recoleta

Visitar um cemitério durante viagem a lazer é algo peculiar e nada convencional. No entanto, aqui em Buenos Aires isso é muito comum, pois há alguns argentinos famosos enterrados no Cemitério La Recoleta, como o general Alvear. Há, inclusive, tumbas que são reconhecidas como monumentos históricos nacionais da Argentina e no tour guiado gratuito você poderá observar todos os detalhes destas tumbas e também de obras de arte.

Cemitério Recoleta - Buenos Aires - Dicas de Viagem
Cemitério Recoleta – Buenos Aires – Dicas de Viagem

Plaza de Mayo

Centro político do país, a Plaza de Mayo é o local escolhido para as manifestações populares. Sua localização é repleta de outros pontos turísticos no entorno, como a Casa Rosada e a sede do banco nacional da Argentina.

Plaza de Mayo - Buenos Aires - Studio New-Art Shutterstock
Plaza de Mayo – Buenos Aires – Studio New-Art Shutterstock

Catedral Metropolitana: Símbolo Religioso de Buenos Aires

Toda cidade turística possui monumentos religiosos como atrativos e em Buenos Aires isso não poderia ser diferente, pois o principal símbolo católico da cidade é a Catedral Metropolitana. O Papa Francisco foi arcebispo de Buenos Aires por muitos anos e hoje é possível visitar alguns de seus artigos e todo o interior da catedral, que surpreende pela sua grandiosidade. Os tours gratuitos ocorrem de segunda a sexta feira às 11h30.

Catedral Metropolitana - Buenos Aires - Foto Claudio Marzorati
Catedral Metropolitana – Buenos Aires – Foto Claudio Marzorati

Calle Florida

Flores e lojas fazem dessa rua a mais famosa de Buenos Aires! Aqui você encontrará de tudo um pouco: desde roupas e calçados até vendedores ambulantes. Ao longo dos dez quarteirões, esse grande calçadão é exclusivo para o trânsito de pedestres e se torna um excelente ponto para compras, também muito frequentado por brasileiros.

Calle Florida - Buenos Aires - Grupo Dicas
Calle Florida – Buenos Aires – Grupo Dicas

Monumento Mafalda

Na esquina das ruas Chile e Defensa você se encontrará com um símbolo da história Argentina, uma das personagens mais presentes nos quadrinhos e também na infância de nós, brasileiros. A estátua da Mafalda está situada ao longo do Paseo de La Historieta, um espaço ao ar livre que inicia em San Telmo e passa por diferentes bairros, homenageando os clássicos personagens argentinos. Esse é um ótimo ponto para tirar boas fotos, você vai encontrar no caminho o banquinho com a estátua da Mafalda, bem conhecida por sinal. Para saber onde os personagens estão ao longo do caminho, cheque de forma on-line antes de iniciar o passeio.

Nessa rota, tem também o Mercado San Telmo. É um espaço fechado com restaurantes e cafeterias onde é possível recarregar as energias do dia, e também aproveitar a culinária local. Mas programe-se! Já que, o Mercado San Telmo aos finais de semana costuma ser bem tumultuado, escolha o melhor dia de visita pra você e aproveite o passeio.

Mercado San Telmo - Buenos Aires
Mercado San Telmo – Buenos Aires

Palácio Barolo

Referência arquitetônica de Buenos Aires, o Palácio Barolo se destaca em meio a cidade, pois foi construído no início do século XX e inspirado na “Divina Comédia” de Dante Alighieri. Cada parte dessa obra reflete essa obra literária, dividido em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. Um grande diferencial da experiência é subir até o topo do edifício, que oferece uma vista deslumbrante da cidade, especialmente à noite. Se optar por incluir o Palácio em seu roteiro, faça também o tour guiado!

Palácio Barolo - Buenos Aires - Turismo Buenos Aires
Palácio Barolo – Buenos Aires – Turismo Buenos Aires

Congresso Nacional

Quando arquitetura e história se juntam, belos edifícios aparecem. E foi assim que surgiu o Congresso Nacional de Buenos Aires, repleto de motivos para uma visita, mesmo que você não goste de política. O Palácio é de meados do século XX e fica em frente a estonteante Praça do Congresso, que ao percorrer a Avenida de Mayo, chegamos a Casa Rosada. Ambos atrativos são ótimas referências para apreciar a história do país e se encantar com a arquitetura.

Aproveite esse passeio entre os dois atrativos fazendo uma parada para se deliciar com o Café Tortoni, tradicional em Buenos Aires e que também possui um ótimo show de tango argentino para emendar a noite.

Aliado a arquitetura do Congresso Nacional, destacamos também as esculturas externas, que representam a liberdade, o progresso, a paz e a justiça.

Avenida Corrientes: A Rua que Nunca Dorme em Buenos Aires

Se utilizarmos como referência a Avenida Paulista em São Paulo, podemos dizer que a Avenida Corrientes se destaca e se compara aqui em Buenos Aires. Esse destaque se dá, principalmente, por ser o centro da vida noturna, cultural e econômica da cidade. Ao longo de seis bairros e 9km, a avenida percorre treze estações de metrô e é conhecida como “a rua que não dorme”. Desde cafés, livrarias, centros culturais e atrativos turístico, como o Obelisco, você encontrará diversas atividades para fazer aqui.

Avenida Corrientes - Buenos Aires - Foto David Ruiz Luna
Avenida Corrientes – Buenos Aires – Foto David Ruiz Luna

Plaza San Martin

A Plaza San Martin é um amplo espaço verde em meio a cidade, com flores e canteiros bem cuidados, que dentre as árvores do local podemos encontrar muitos jacarandás – árvore típica da região – assim como pinheiros e umbus. Essa praça é um símbolo histórico para cidade e passou por muitas transformações ao longo dos anos. Você também poderá apreciar as esculturas de San Martin, o libertador e herói nacional, cujo papel foi importante para independência da Argentina.
Aproveite para dar uma passada aqui quando for a Calle Florida (a rua mencionada anteriormente), pois a praça fica em uma de suas extremidades.

Buenos Aires - Foto: arquivo pessoal Fareja Viagens
Buenos Aires – Foto: arquivo pessoal Fareja Viagens

Navios do Museu da Marinha da Argentina

Se você deseja uma experiência um pouco diferente do usual, navegue pelo Museu da Marinha da Argentina, onde terá acesso a fotografias, objetos e documentos do Corveta Uruguai. O intuito do museu é de valorizar as lembranças históricas das viagens com itens que remetam e difundam a trajetória. Os navios são abertos para visitação todos os dias, das 10h às 19h.

Barco - Buenos Aires -Dicas da Argentina
Barco – Buenos Aires -Dicas da Argentina

Parque Tres de Febrero

O Parque Tres de Febrero, também chamado de Bosques de Palermo, é uma imensa área verde que serve como pulmão da cidade de Buenos Aires e é um refúgio ideal para dar uma pausa na agitação urbana. O parque oferece lagos, trilhas para caminhadas e ciclovias, além de áreas para piqueniques, que fica cheio de moradores e visitantes durante o final de semana. Um dos destaques dentro dos Bosques é o Rosedal, descrito abaixo.

Parque Tres de Febrero - Buenos Aires - Turismo Buenos Aires
Parque Tres de Febrero – Buenos Aires – Turismo Buenos Aires

Rosedal de Palermo

O Rosedal é, sem dúvidas, um dos locais mais bonitos de Buenos Aires. Em meio a mais de 18.000 rosas que decoram o espaço, os turistas se encantam também com as esculturas. Projetada pelo paisagista Carlos Thays, que também foi responsável pela construção de outros espaços famosos em Buenos Aires, como o Jardim Botânico e a Plaza SAN Martin, o Rosedal é um amplo espaço com lago, esculturas e anfiteatro. Dentre as esculturas de famosos, destacamos os bustos de Shakespeare, por exemplo. Dica: O melhor momento para visitar o Rosedal é durante a primavera, onde as flores roubam a cena e tornam tudo ainda mais lindo.

Rosedal - Buenos Aires - Aguiar Buenos Aires
Rosedal – Buenos Aires – Aguiar Buenos Aires

Jardim Japonês

O Jardim Japonês é um parque repleto de árvores e belas paisagens, que possui elementos típicos da cultura japonesa, a fim de homenagear suas tradições, como a cerimônia do chá. Aqui também há um centro cultural e restaurante japonês para que a imersão seja completa! Mesmo que a intenção não seja unicamente conhecer a cultura, aproveite o parque para um dia de passeio mais tranquilo, descansando do agito da cidade e correria do roteiro! Durante a visita é possível alimentar os peixes e se deliciar com os pratos do restaurante do parque.

Jardim Japonês - Buenos Aires - Japan House
Jardim Japonês – Buenos Aires – Japan House

Floralis Genérica: A Flor Metálica Icônica de Buenos Aires

Mesmo passando longe da Flor Metálica, com certeza este cartão postal de Buenos Aires chamará a sua atenção, e você poderá vê-la de duas formas diferentes: suas grandes pétalas permanecem abertas durante o dia e se fecham à noite. Projetada pelo arquiteto argentino Eduardo Catalano e localizada no bairro da Recoleta, é um ponto turístico bem conhecido de Buenos Aires e costuma aparecer nas fotos da grande maioria dos turistas que visitam a cidade e desejam fotografar a escultura em seus diferentes estágios de abertura. A flor é um símbolo de renovação e esperança, destacando a importância da natureza e da harmonia no ambiente urbano.

Buenos Aires - Foto: arquivo pessoal Fareja Viagens
Buenos Aires – Foto: arquivo pessoal Fareja Viagens

Reserva Ecológica Costanera Sur

Para quem deseja se conectar com a natureza durante a viagem, a Reserva Ecológica Costanera Sur é o local ideal. Esta grande área verde, localizada perto de Puerto Madero, é perfeita para apreciar a vida selvagem de Buenos Aires e conta, ainda, com vista ao Rio da Prata. Seja para caminhar, andar de bicicleta e relaxar em meio à vegetação, adicione esse ponto turístico em seu roteiro e dê uma pausa para descansar.

Reserva Ecológica Costanera Sur - Buenos Aires - Turismo Buenos Aires
Reserva Ecológica Costanera Sur – Buenos Aires – Turismo Buenos Aires

Museu Nacional de Belas Artes

O Museu Nacional de Belas Artes é outra preciosidade cultural da cidade, pois conta com uma vasta coleção de obras de arte, que inclui desde artistas europeus, como Goya, Van Gogh e Rembrandt, até famosos da arte argentina, como Antonio Berni e Benito Quinquela Martín. Este museu é uma parada obrigatória para os amantes das artes, oferecendo um passeio tranquilo que passa por séculos de história da pintura e escultura. Ah, a visita é gratuita!

MALBA: Museo de Arte Latino-Americano de Buenos Aires

Ainda no viés artístico e cultural, outro museu muito importante não só de Buenos Aires, mas da América Latina, é o MALBA. Aqui as obras são voltadas para a arte moderna e contemporânea da América Latina, abrigando obras de artistas como Frida Kahlo e Tarsila do Amaral, por exemplo, que compõem algumas das exposições do local – além das exposições permanentes, o MALBA tem exposições temporárias. Confira o que está acontecendo em seu site oficial!

Malba - Buenos Aires - Universes in Universe
Malba – Buenos Aires – Universes in Universe

Usina del Arte

A Usina del Arte é um centro cultural instalado em uma antiga usina elétrica. Considerado um dos mais importantes espaços de arte e cultura de Buenos Aires, o prédio passou por restauração e hoje é sede de concertos, exposições de arte e eventos culturais diversos. Aos fãs de música, aproveite os concertos gratuitos e shows de artistas locais e internacionais – a maioria é frequentada pelos moradores da cidade, o que torna a experiência ainda mais exclusiva!

Usina del Arte por fora - Buenos Aires - Aguiar Buenos Aires
Usina del Arte por fora – Buenos Aires – Aguiar Buenos Aires

Livraria El Ateneo

Para os amantes de leitura e até para quem não é adepto, incluir no seu roteiro uma visita à Livraria El Ateneo é uma boa pedida. Considerada pelo jornal britânico “The Guardian” como a segunda mais importante do mundo. 

Livraria El Ateneo - Buenos Aires
Livraria El Ateneo – Buenos Aires

A livraria ocupa o espaço do antigo Teatro Gran Splendid, preservando toda a sua elegância e esplendor original. Cada detalhe arquitetônico é uma verdadeira obra de arte que encanta os visitantes, especialmente a impressionante pintura no teto da cúpula, que se destaca como um dos grandes atrativos do local e rendem fotos “instagramáveis”; então, já sabe, prepare a câmera fotográfica! O espaço conta com uma cafeteria, onde é possível curtir o visual enquanto aprecia seu café.

El Ateneo Grand Splendid cafeteria
El Ateneo Grand Splendid cafeteria

Galerias Pacífico: Compras em Buenos Aires

E por fim, chegamos no shopping mais amado pelos turistas, principalmente pela localização e beleza local, que foi inspirada nos mercados franceses. A cúpula central também lembra muito as famosas igrejas italianas, com pinturas feitas por artistas famosos.

Mas para quem deseja fazer compras, encontrará muitas opções de lojas de marca internacional, como Swarovski, Levi’s e Hugo Boss. Após fazer suas compras, também é possível ter devolução das taxas de impostos ao sair do país. Este é apenas um dos benefícios que o shopping propõe aos turistas que o visitam.

Além dos famosos pontos turísticos mencionados, Buenos Aires oferece muitos outros locais encantadores e menos conhecidos que merecem ser explorados. A cidade é vibrante e cheia de surpresas, misturando tradição, cultura e modernidade em cada esquina. Conheça mais sobre o que fazer em Buenos Aires, onde curtir a noite e opções de roteiros na cidade!

Confira Algumas Ofertas na Região

Booking.com