Pontos Turísticos de Curitiba

Você sabia que a maioria dos pontos turísticos estão situados a uma distância máxima de 8 km do centro de Curitiba? A cidade possui atrações diversificadas, capazes de agradar a todos os gostos.

Relevando diferentes facetas, a capital paranaense reflete em seus atrativos toda a riqueza cultural e natural que possui. Abaixo destacamos os principais pontos turísticos de Curitiba.

Jardim Botânico: o cartão-postal de Curitiba

O atrativo mais famoso e visitado de Curitiba é, sem dúvidas, o Jardim Botânico.  Entrar nesse espaço é como viajar no tempo, são largos corredores repletos de jardins em estilo francês, geométricos, cuidadosamente podados que nos levam a estufa de vidro inspirada no Palácio de Cristal de Londres. Composta por três cúpulas, a estufa abriga, dentro dos seus 458m², exemplares especiais da flora da Mata Atlântica.

Já o jardim externo, com flores a perder de vista, guarda bons cantos para um piquenique e paisagens exuberantes para bons cliques. Lá também é possível passear pelo Jardim das Sensações, percurso feito de olhos vendados para que os visitantes possam sentir os aromas e texturas com mais intensidade.

Jardim Botânico de Curitiba
Jardim Botânico de Curitiba

Dentro do complexo, se é que podemos chamá-lo assim, há um espaço cultural com exposição de mais de 100 obras de arte feitas de restos de árvores queimadas ou derrubadas de forma ilegal. O intuito dessa galeria é a conscientização ambiental.

Também denominado Jardim Botânico Francisca Rischbieter, seu nome original remete a uma homenagem a uma das pioneiras no planejamento urbano de Curitiba. Inaugurado em 1991, o monumento foi o mais votado na disputa para escolha das Sete Maravilhas do Brasil em 2007.

  • O local conta com uma pequena lanchonete para apoio e é acessível para pessoas com deficiência
  • A visitação é gratuita
  • Aberto todos os dias das 06h às 19h30
  • Endereço: R. Engo. Ostoja Roguski, 350 – Jardim Botânico, Curitiba – PR, 80210-391

Ópera de Arame: A magia do teatro em harmonia com a natureza

Projetada por Domingos Bongestabs e inaugurada em 1992, a Ópera de Arame é um símbolo clássico da arquitetura em Curitiba.

Com estrutura tubular de metal e vidro, a Ópera de Arame é um dos atrativos mais visitados de Curitiba, cujo espaço conta com cenário natural admirável ao lado do Lago da Pedreira Paulo Leminski.

Além de um grande referencial arquitetônico para a cidade, hoje o espaço possui cunho cultural: recebe shows, teatros e eventos, que em meio a beleza e acústica inigualáveis, tornam a experiência memorável a quem visita o espaço.

  • Aberto de terça-feira a domingo das 10h às 17h50
  • Endereço: R. João Gava, 920 – Abranches, Curitiba – PR, 82130-010
  • Para reservas no restaurante ou informações acesse: www.operaarte.com.br

Museus: história e cultura local

Curitiba também se destaca por seus museus, que oferecem uma rica variedade de experiências culturais e educativas. O Museu Oscar Niemeyer, destaca-se pela sua forma futurista. O “Museu do Olho”, como também é conhecido, é um ícone da arquitetura moderna e exibe coleções de arte contemporânea.

Além deste há outros museus que contribuem muito para o resgate e difusão da história local, como o Museu da Imagem e Som do Paraná, voltado para os aspectos audiovisuais da região. Estes são apenas dois exemplos dentre os inúmeros museus da cidade, que além de trazer esse lado cultural e histórico, também são espaços para promoção de eventos e exposições. Veja mais detalhes sobre os museus curitibanos no artigo de Passeios em Curitiba.

Museu Oscar Niemeyer - Foto: Roberto Dziura Jr.
Museu Oscar Niemeyer – Foto: Roberto Dziura Jr.

Viaje no tempo no Centro Histórico de Curitiba 

Originário do século XVII, o Centro Histórico de Curitiba era inicialmente chamado de Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais pelos bandeirantes. Somente em 1721 teve seu nome alterado para Curitiba, cuja derivação vem do tupi “kur yt yba”, que significa “muito pinhão”.

Com o passar dos séculos, o centro histórico se tornou o centro político, econômico e cultural de Curitiba, abrigando locais importantes para o crescimento e transformação da cidade, como a Igreja, o Largo da Ordem, e a Praça Tiradentes.

Os prédios atuais resgatam a história de Curitiba em sua arquitetura e há muitos atrativos para conhecer na região como por exemplo:

Igreja da Ordem – a mais antiga da cidade! Hoje, símbolo histórico e religioso de Curitiba, a Igreja foi construída inicialmente de madeira e posteriormente reconstruída em alvenaria em meados de 1700, preservando a arquitetura colonial. Séculos mais tarde, em 1965, a Igreja foi tombada. Hoje o espaço é um centro cultural, onde são realizados exposições e eventos, mas antigamente seus maiores frequentadores era a comunidade alemã.

Igreja da Ordem - Curitiba - Arquidiocese de Curitiba
Igreja da Ordem – Curitiba – Arquidiocese de Curitiba

Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito – igreja dedicada ao padroeiro dos negros, construída por escravos em 1737. Dois séculos depois, em 1946, a igreja foi reconstruída após a demolição do prédio original. Atualmente, mantém suas atividades representando um símbolo da comunidade afrodescendente.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito - Curitiba - Globo
Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito – Curitiba – Globo

Casa Romário Martins – um dos prédios mais antigos da cidade, proveniente do século XVIII, e atual centro cultural de Curitiba, que abriga exposições e eventos culturais que destacam a história da cidade.

Casa Romário Martins - Curitiba - Minube
Casa Romário Martins – Curitiba – Minube

Casa Vermelha –  a casa é conhecida por sua fachada vermelha e arquitetura eclética, lembrando muito a arquitetura e cores de Salvador (BA). A casa foi construída no século XX e hoje serve como espaço cultural com exposições de arte, oficinas e eventos.

Casa Vermelha - Curitiba - Fotografando Curitiba
Casa Vermelha – Curitiba – Fotografando Curitiba

Palácio Giuseppe Garibaldi – o Palácio foi construído em homenagem ao herói Giuseppe Garibaldi em 1906. Hoje é utilizado para eventos sociais, culturais e comunitários, representando o atual símbolo italiano da cidade.

Palácio Garibaldi - Foto: Desiderio Peron
Palácio Garibaldi – Foto: Desiderio Peron

Praça Tiradentes – ponto mais antigo da cidade e marco zero de Curitiba, hoje a praça é um espaço de convivência e ponto de encontro da população, usualmente utilizada como palco de manifestações públicas e eventos.

Praça Tiradentes - Curitiba - Prefeitura Municipal de Curitiba
Praça Tiradentes – Curitiba – Prefeitura Municipal de Curitiba

Largo da Ordem – antigo ponto de comércio e convivência, atualmente o largo é famoso pelo seu viés cultural e turístico, onde ocorre a Feira do Largo aos domingos, ambiente propicio para saborear comidas típicas e aproveitar do artesanato local.

Largo da Ordem - Curitiba - Melhores Destinos
Largo da Ordem – Curitiba – Melhores Destinos

Mercado Municipal: sabores de Curitiba

Referencial para os amantes de gastronomia, atualmente o mercado municipal oferece amplas opções de produtos, frutas e legumes frescos, incluindo também especiarias e itens gourmet. No mercado há uma praça de alimentação com variedade de restaurantes e cafés.

Antigamente, o Mercado Municipal servia como local de abastecimento para a população.

  • Aberto de terça-feira a domingo das 08h às 18h
  • Endereço: Av. Sete de Setembro, 1865 – Centro, Curitiba – PR, 80060-070
Mercado municipal - Curitiba - Foto:Daniel Castellano
Mercado municipal – Curitiba – Foto:Daniel Castellano

Por meio da natureza exuberante de Curitiba

Símbolo ecológico do Brasil, Curitiba proporciona inúmeras experiências em contato com a natureza em seus mais de 30 parques e bosques. Cada um com suas características únicas e cuidadosamente mantidos oferecem diversas opções de lazer aos moradores e visitantes, entre eles estão o Parque Birigui, Parque Tanguá, Parque Tingui e Parque São Lourenço.

Um dos pontos turísticos mais encantadores de Curitiba é o Bosque Alemão, que reúne natureza, com cultura e elementos educativos. Projetado para ser uma homenagem aos alemães, o bosque foi inaugurado em 1996 e possui muitos detalhes que nos fazem ter uma completa imersão.

Por exemplo, há a Trilha de João e Maria, inspirada nos contos dos irmãos Grimm, e ao longo de seu trajeto estão espalhadas placas que contam a história de João e Maria. Ao chegar no topo da trilha, os visitantes encontram a Casa Encantada, réplica de uma casa tradicional alemã. Além destes dois, há outros atrativos e paisagens que nos levam a uma viagem no tempo.

Em cada época do ano é possível ter vivencias diferentes nos parques, desde manhãs tranquilas para uma caminhada sob o sol, a tardes frias com as folhas caindo no outono. Outra sensação espetacular ocorre durante o inverno, quando vemos a geada por cima da grama e o frio que toma conta e nos faz até soltar fumaça pela boca.

Esse tipo de atrativo é válido para qualquer tipo de viagem: sozinho, em família, amigos ou casal.

Se está pensando em alugar um carro para fazer os passeios aos pontos turísticos de Curitiba com segurança e com grupo de pessoas, pode contar com a Rentcars. Especialistas em encontrar as melhores tarifas, eles oferecem uma ampla variedade de locadoras como Localiza, Movida, Locasul entre muitas outras. E se quiser saber mais sobre o que visitar em Curitiba, acesse o post completo de Passeios em Curitiba.

Confira Algumas Ofertas na Região

Booking.com