É até difícil elencar quais pontos turísticos conhecer em Aracaju pois a cidade tem muitas opções de passeios muito bons mas há sempre aqueles que não dá pra deixar de conhecer, confira aqui e já anote no seu roteiro para não perder essas opções.
Orla do Atalaia
Na sua visita a Aracaju você não pode deixar de ir à Orla do Atalaia, pois é lá que você encontrará dois dos mais famosos pontos turísticos da cidade, os Arcos do Atalaia e o Caranguejo da Passarela do Caranguejo.
A Orla foi construída há apenas 20 anos, depois que o mar recuou 3 quilômetros deixando uma faixa extensa de areia. Com isso, foi possível criar um projeto bem estruturado e pensando em toda a volta. Na região só é permitido a construção de prédios de até 6 andares para que a brisa do mar possa circular pela cidade. Hoje o calçadão possui seis quilômetros bem planejados com várias atrações por todo o percurso.
Não faltarão opções do que fazer na Orla. Tem Kartódromo, Oceanário, Centro de Cultura, Parque Infantil, Parede de Escalada, Ciclovia e Lago com Pedalinho. A melhor parte é que todas essas atrações são gratuitas.
Pela Orla você também encontra muitas opções de restaurantes e hotéis caso queira passar sua estadia por lá.
Arcos da Orla do Atalaia
Um dos principais cartões postais (se não o principal) da cidade de Aracaju, os Arcos do Atalaia ficam no calçadão da praia do Atalaia, logo atrás do letreiro escrito “Eu amo Aracaju”. Cada um dos arcos representa as entregas do complexo.
O primeiro arco foi construído na fundação da Orla, em 1994, e o último em 2013. Atualmente são quatro arcos que foram construídos em concreto e revestidos com pastilhas azuis e altura de 10 metros.
Passarela do caranguejo
Um dos principais pontos turísticos de Aracaju fica na passarela do caranguejo. Para achá-lo é bem simples, é só seguir reto pela Orla de Atalaia até dar de cara com um caranguejão de 2,3 metros de altura. Ele te receberá para dar início ao passeio pela passarela do caranguejo, um dos principais polos gastronômicos de Aracaju. A Área é movimentada com bares e restaurantes com vista para o mar, vale muito a pena a visita.
Praia da Cinelândia
No fim da passarela do caranguejo, à beira mar, está a Praia da Cinelândia. Um trecho da praia que conta com grama e coqueiros e um calçadão que possui um espaço para ciclismo, skate, slackline, parque infantil, rede de vôlei na praia e a realização de pequenos eventos. Além de tudo isso, você apreciará uma paisagem linda com um pôr do sol que é um espetáculo à parte.
Você ainda encontrará quiosques que são desde barracas de cachorro quente até opções gourmet. É o local perfeito que abriga harmoniosamente turistas e moradores de Aracaju.
Durante a semana o movimento não é tão intenso, mas aos finais de semana o lugar fica bem agitado. O local é a escolha de muitos aracajuanos por ser de fácil acesso e ter um bom espaço para estacionamento.
A praia da Cinelândia possui um espaço bem diversificado, há espaço para todas as tribos, que andam tranquilamente pelo espaço, sem preconceito algum, onde cada um aproveita sua liberdade respeitando as preferências de cada um.
Parque dos Cajueiros (Parque Governador Antonio Carlos Valadares)
Popularmente conhecido como Parque dos Cajueiros, o parque Governador Antonio Carlos Valadares foi inaugurado inicialmente em 1990, porém ficou fechado por 10 anos sendo reaberto somente em 2012 após revitalização que o tornou um parque moderno e com várias atrações.
O parque fica localizado na zona sul de Aracaju, na avenida Beira Mar e conta com uma estrutura com academia ao ar livre, pista de caminhada, quadras poliesportivas e prática de esportes náuticos, que são praticados no rio Poxim.
Para as crianças há playgrounds, castelos de madeira e comerciantes que disponibilizam camas elásticas para a alegria das crianças.
Em sua estrutura você também encontra banheiros, lanchonetes, sorveterias e o restaurante Casa da Seresta. Muito conhecido por suas serestas, o local é uma casa de shows que agita a noite em Aracaju.
Mercados Municipais
Em Aracaju tem 3 mercados municipais, cada um com uma funcionalidade. O Antônio Franco serve como centro comercial de artesanato mas também tem bons restaurantes com música ao vivo; O Thales Ferraz, construído em 1948 serve como centro das especiarias gastronômicas; já o Albano Franco comercializa carnes, peixes, caranguejo, siri e hortifrutigranjeiros. Tem também confecções, calçados e eletrodomésticos.
- Mercado Antônio Franco
- Endereço Av. João Ribeiro, 350 – Santo Antônio, Aracaju – SE
- Funciona de segunda a domingo das 07h00 às 17h00.
- Mercado Thales Ferraz
- Endereço: Av. Ivo do Prado, 534 – Centro, Aracaju – SE
- Funciona de segunda a sábado das 06h00 às 17h00, aos domingos, das 06h00 às 12h00.
- Mercado Albano Franco
- Endereço: Av. Mal. Mascaranhas de Morais – Centro, Aracaju – SE
- Funciona de segunda a sábado das 06h00 às 17h00, aos domingos, das 06h00 às 12h00.
Praça Fausto Cardoso
Na praça Fausto Cardoso se encontram a Escola do Legislativo, o Palácio-Museu Olímpio Campos, o Palácio da Justiça e a Assembléia Legislativa compondo um conjunto arquitetônico. No entorno da praça também fica a famosa ponte do imperador, construída no Brasil imperial para o desembarque do Imperador que visitaria Sergipe.
Vale a pena o passeio pela praça e aos prédios históricos ao seu redor. Esta praça foi por muito tempo um dos principais pontos de encontro dos aracajuanos para manifestações, festas populares e encontros.
Museu da Gente Sergipana
Localizado no Centro Histórico de Aracaju, o Museu da Gente Sergipana foi criado em 2011 e sua direção e curadoria artística foi feita pelo mesmo curador do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, Marcello Dantas.
O museu abriga um espaço multimídia de última geração e é o primeiro museu interativo do Norte e Nordeste. Logo na entrada há um mapa interativo do Estado de Sergipe no qual é possível ouvir vários sotaques dos habitantes de cada região. O objetivo do museu é mostrar os traços diversos da cultura sergipana.
No museu são encontradas ferramentas lúdicas, criativas e tecnológicas. O museu é dividido em áreas temáticas como o mapa da gente, nossas feiras, nossos falares, nossos leitos, nossos pratos, nossas roças, nossas praças, nossas histórias, nossas cabras, nossos marcos, nossas festas, nossas coisinhas e nossos trajes.
O museu também oferece salas para literatura de cordel e o visitante também pode declamar os versos. Para visitar o museu, o visitante deve agendar a visita por meio do site do museu. O horário de funcionamento é de terça a domingo das 10h00 às 15h00.
- Para fazer a reserva acesse: Ingressos.museudagentesergipana.com.br
- Endereço: Av. Ivo do Prado, 398 – Centro, Aracaju – SE
- Telefone: (79) 3218-1551.
Largo da Gente Sergipana
O Largo da Gente Sergipana é um monumento que homenageia os movimentos culturais do povo sergipano. Inaugurado em 2018, o monumento fica em um íer com atracadouro no rio Sergipe e possui oito estátuas e cada uma representa diversas manifestações folclóricas.
As esculturas foram feitas pelos artistas plásticos Félix Sampaio e Tatti Moreno. O local é uma instalação artística urbana que fica integrada à paisagem natural do Rio Sergipe e ao Centro Histórico.
As representações artísticas são de figuras como os lambe sujos e caboclinhos, o cacumbi, os bacamarteiros, os parafusos, a chegança, o reisado, a dança de São Gonçalo e o Barco de Fogo. É um local muito interessante para conhecer o folclore sergipano, sem contar a bela vista que lhe dará boas fotos de recordação.
Ponte do Imperador
A ponte do imperador é um monumento construído no século XIX para receber o navio da comitiva do Imperador Dom Pedro II em Aracaju. Localizada às margens do Rio Sergipe, ela é considerada um símbolo da cidade.
A ponte já passou por várias reformas e revitalizações, sua estrutura inicial era de madeira e foi alterada para metal e vidro, nessa mesma época, ela ganhou seu portal de castelo medieval. Em 1920 foi novamente reformada e seu portal medieval foi substituído por dois torrões de alvenaria que simbolizam a identidade cultural sergipana. Em cima dos torrões há duas figuras em forma de escultura de indígenas.