Quando ir a Alter do Chão

A vila de Alter do Chão, na Amazônia, está se tornando um destino turístico cada vez mais popular entre os turistas. As praias paradisíacas de águas claras e os rios cheios de biodiversidade criam o cenário ideal para quem quer estar em contato com a natureza e relaxar, já que Alter do Chão abriga belas praias, rios, lagos, e florestas incríveis. É importante marcar na agenda a melhor época para você viajar para Alter, considerando que é possível ver duas paisagens totalmente diferentes dependendo da época que deseja visitar a região, por isso, fique atento aos períodos e suas peculiaridades, e aproveite ao máximo sua viagem para esse destino incrível.

Melhor época para ir a Alter do chão: Agosto á Janeiro

Se você está em busca de praias com faixas de areia longas, rios de águas transparentes o período de Agosto a Dezembro é o recomendado para você, sem sombra de dúvidas, que o famoso verão amazônico é a estação ideal para visitar Alter do Chão :), assim, você pode desfrutar de condições climáticas perfeitas durante a visita nessa região incrível.

As chuvas em Alter do chão tendem a diminuir em Junho, quando os rios ainda estão cheios, conforme a temporada de seca avança, a paisagem em Alter tem um cenário diferente, com praias mais cheias não é possível apreciar o espetáculo da natureza como um todo, mas ainda assim é possível desfrutar de outros passeios, mas fica ligadinho, dica de quem Fareja, o ideal é esperar um pouco para aproveitar ainda mais os efeitos da estiagem, melhor pensar em viagens depois de Agosto e se não for possível visitar Alter do Chão entre agosto e janeiro, não se preocupe, as belezas desta região é eterna, e indiferente da época  que desejar visitar vai ver cenários distintos e muito bonitos.

O verão amazônico

Além disso, devido ao desbaste das águas dos rios Negro e Tapajós, as praias fluviais serão em grande parte desenhadas de agosto a dezembro. Esse é considerado o verão amazônico, tornando as famosas praias de Alter do Chão ainda mais espetaculares, com amplos trechos de areia branca limpa e água cristalina.

Baixa temporada: fevereiro á junho – inverno amazônico

Se, por outro lado, sua intenção for fugir das multidões de turistas e desfrutar ao máximo de Alter do Chão em sua essência mais tranquila, a baixa temporada é a melhor época do ano para visitar o  paraíso amazônico. De fevereiro a junho, durante o inverno amazônico, as ruas ficam mais desertas e as praias esvaziam, por outro lado, as águas da floresta sobem, transformando completamente a paisagem na região, e compensando a falta de praias nesse período. Dessa forma, este é o período ideal para se desconectar de tudo e todos e desfrutar do contato com a natureza de forma mais singular. Isso porque as temperaturas são mais amenas e quando chove, você pode explorar a flora e fauna exuberante da região. Além disso, os preços são mais amistosos tanto nas estadias quanto nas caminhadas, para que você não precise se preocupar em cortar os passeios que deseja fazer da sua lista. Portanto, aproveite este período para estar com a natureza, explore todos os cantos da vila, nade no rio Tapajós e sinta paz em seus arredores. É simplesmente lindo, vale cada minuto.

Clima em Alter do chão

Alter do Chão tem um clima quente e seco durante a maior parte do ano. O verão pode atingir facilmente 35°C. Então se você procura um lugar tropical para descansar nas águas e maravilhas naturais da Amazônia, este é o lugar certo para você. Por outro lado, o inverno amazônico gira em torno de 25°C, o que permite tempo fresco o suficiente para aproveitar a viagem. Em qualquer uma das temporadas, é importante manter-se bem hidratado e usar protetor solar, já que a temperatura é intensa na maior parte do tempo.

Sem dúvida, de agosto a dezembro é a estação ideal para visitar Alter do Chão! Assim, você pode desfrutar de condições climáticas perfeitas durante a visita nessa região incrível.

Climatologia e histórico de previsão do tempo em Santarém PA
Com dados: Climatempo

 Clima em Santarém PA

Claro que Alter do Chão tem um clima quente e altas temperaturas, então sempre é favorável um delicioso banho de rio. O que muda na região é o volume de chuvas. De dezembro a maio , o índice pluviométrico é bastante alto, com mínima de 427 mm no mês de janeiro, o mais chuvoso do ano. Já no período seco , especialmente de julho a novembro, as chuvas diminuem drasticamente e suas chances de ver um céu azul lindo e, geralmente, um pôr do sol ao final do dia são enormes. O mês de chuva menos em Alter do Chão é setembro, quando a média fica entre 98 mm e 124 mm.

Clima em Santarém PA
Clima em Santarém PA

Férias escolares

Finalmente, a partir de dezembro, o Brasil terá longas férias juniores nas escolas até o carnaval de fevereiro. Assim, essa bela região, visitada por muitos brasileiros, organiza festivais e concertos de música regional, uma excelente oportunidade para experimentar a cultura e as tradições locais. No entanto, mesmo na estação mais seca, preocupações com a água são necessárias para alterações, pois a vila ainda é um pouco primitiva e às vezes há uma lacuna em seu fornecimento.

Claro, esse é o melhor lugar para visitar em agosto, outubro e dezembro. Clima agradável, praias fluviais espetaculares e inúmeras atividades recreativas produzem uma das estações mais badaladas na Amazônia.

Confira os hotéis mais reservados em Alter do Chão:

Confira Algumas Ofertas na Região

Booking.com