Quando ir a Curitiba

Escolher a melhor época, e saber quando ir á Curitiba pode ser um diferencial enorme em sua viagem, pois a cidade é repleta de estações em um único dia, e todas elas possuem características bem distintas.

Independente da época, prepare-se para a possibilidade de sentir um gostinho de todas as estações em um único dia. Embora a previsão do tempo nos aponte um dia ensolarado, com o céu azul, podemos ver facilmente a temperatura mudar em questão de minutos, trazendo o frio típico do sul ou até mesmo a chuva.

Pensando em ajudar nessa escolha de quando visitar a cidade, e entender melhor quais são as características de cada período, separamos o que você pode esperar do clima curitibano no verão, outono, inverno e primavera.

O Verão de Curitiba – E a vibrante cidade sob a luz do sol

Conhecida como “Chuvitiba” pelos moradores locais, acredite, a cidade possui mais dias de chuva do que Londres. Ao planejar sua viagem à Curitiba, tenha em mente que poderá ver as quatro estações do ano em um dia, pois embora a previsão do tempo nos traga a ideia de um dia quente, as mudanças ocorrem inesperadamente.

Se você é um viajante que ama o turismo de natureza, não recomendamos visitar Curitiba no verão, pois coincide com épocas chuvosas e não permite aproveitar os inúmeros parques que a cidade possui. Porém, é nesta época que as temperaturas máximas giram em torno de 25ºC e tornam o clima agradável, com dias mais ensolarados e a possibilidade de descansar um pouco embaixo da sombra das árvores.

Parque durante o verão - Curitiba - Pexels
Parque durante o verão – Curitiba – Pexels

Durante o verão ocorrem eventos típicos na cidade, como o Festival de Natal, o que pode tornar a cidade mais cheia de turistas. É nesse período que a prefeitura também promove o Verão Curitiba, com atividades e festivais esportivos nos parques e praças da cidade aos finais de semana, de forma gratuita para toda a família.

Festival de Natal - Curitiba - Prefeitura de Curitiba
Festival de Natal – Curitiba – Prefeitura de Curitiba

E tem mais atividades para curtir ao ar livre! Além dos inúmeros parques da cidade, em janeiro ocorre a Oficina de Música, com apresentações diversas em diferentes locais da cidade. E claro, há também a famosa Festa da Uva em Santa Felicidade.

Só de pensar em tudo o que dá para aproveitar na cidade durante o verão é preciso também ter momentos para se refrescar. Compre uma água de coco, um caldo de cana e aproveite para experimentar os deliciosos sorvetes, sejam em sorveterias mais tradicionais ou mais contemporâneas.

Ópera de Arame - Curitiba- Foto: VINI GROSBELLI
Ópera de Arame – Curitiba- Foto: VINI GROSBELLI

Outono curitibano: O espetáculo das folhas

Conforme os meses passam, a chegada do mês abril marca a mudança de clima trazendo dias mais secos e amenos. Em maio, no entanto, as temperaturas caem e começam a deixar o clima um pouco mais gelado, com máximas de 20°c e mínima de 10°c. Apesar do ar um pouco mais frio, essa época é ideal para quem deseja fugir da chuva.

Lembrando o cenário típico do inverno europeu, as folhas avermelhadas se espalham por toda cidade, deixando o clima um pouco mais bucólico quando há incidência do sol – e não é à toa que Curitiba possui uma rua conhecida como a “rua do outono”, famosa pela paisagem formada durante o inverno, em que as folhas caem sob a rua espalhando os tons terrosos. Esse momento é ótimo para curtir o friozinho com dias mais curtos e noites mais longas.

Os parques da cidade ficam ainda mais bonitos nesta época, perfeito para uma caminhada ao ar livre, apreciando as folhas espalhadas pela cidade que transformam o cenário com um lindo tom alaranjado. Como opção de passeios em parques, ressaltamos a vista do Mirante do Parque Tanguá e o Parque Barigui, que além de ter uma paisagem especial nessa época também permite ver as capivaras andando nas áreas comuns.

Durante o outono também há muitos festivais e atividades para aproveitar, como o Festival de Curitiba que reúne música, apresentações teatrais, oficinas entre muitas outras atrações culturais.

E não podemos deixar de fora toda a magia da Páscoa, com artesanatos e doces que tornam essa época muito singular em Curitiba na Feira Especial de Páscoa.

Ônibus em Curitiba - Reddit
Ônibus em Curitiba – Reddit

O Charme Europeu no Inverno Curitibano

Com cenário histórico, Curitiba em meados de julho e agosto nos lembra o inverno europeu, com temperaturas baixas e muitas camadas de roupas. Essa é a época mais fria de Curitiba e a menos chuvosa. Durante o pico do inverno, a capital mais fria do país revela a diferença que faz estar a 935m de altitude e mostra a diversidade de eventos e amplitude de comemorações que possui.

Durante o dia as temperaturas ficam em torno de 19°C, enquanto durante a noite caem para 10°C. Embora essa seja a temperatura média, as sensações térmicas nos trazem a percepção de um frio mais intenso, por isso prepare bem a mala e agasalhe-se!

Embora sejam meses de temperaturas baixas, há muitas atrações para se aquecer. São inúmeros festivais que acontecem nesse período, como o Festival de Jazz, Festa Junina, Festival de Inverno, Centro Histórico, shows, exposições, entre muitos outros.

Nos parques, por exemplo, a atração requer que acorde cedo, pois durante a manhã é possível ver a geada cobrindo a grama, com nevoeiro e frio que faz até “sair fumaça pela boca”, assim como nos filmes.

Esse é o momento ideal para aproveitar toda a diversidade cultural e gastronomia que Curitiba tem a oferecer, pois o clima fica propício para se deliciar com os renomados cafés, chocolate quentes e fondues, além de saborear o delicioso Pinhão, símbolo gastronômico da região.

Não deixe que o frio te desanime, pois na verdade ele é o maior impulsionador de experiências incríveis em Curitiba durante o inverno.

Curitiba no inverno - Curitiba - Casa Pinó
Curitiba no inverno – Curitiba – Casa Pinó

O Florescer dos Jardins: A primavera e seus encantos

Com a chegada da primavera vemos dias mais quentes florescerem. As temperaturas voltam a subir, girando em torno de 15º mínima com máxima de 25ºC, e os níveis de chuva continuam menos intensos. Essa é a época ideal para curtir os parques e atividades ao ar livre, antes que a chuva volte em outubro, com maior intensidade durante o verão que logo chega.

Se durante todo o ano as flores são a atração principal da cidade no Jardim Botânico, na primavera não há nada igual. Curitiba fica colorida e perfumada em meio a tantas flores, e até locais comuns, como praças, tem sua beleza realçada e viram pontos para fotos.

Cerejeiras no Jardim Botânico - Curitiba -Foto:Valdecir Galor/SMCS
Cerejeiras no Jardim Botânico – Curitiba -Foto:Valdecir Galor/SMCS

Claro que onde há flores, há também abelhas. Essas pequenas fazem a festa durante a primavera, polinizando as flores e jardins. Inclusive, durante essa época há um espaço voltado apenas para a prática de agricultura sustentável. Os Jardins de Mel são mini colmeias onde ficam cinco abelhas nativas do Paraná, todas sem ferrão, e que podem ser encontradas nos principais parques e hortas de Curitiba.

Visite a Rua das Flores (Rua XV de Novembro) e as feirinhas de flores situadas na Praça Osório e na Santos Andrade. As barraquinhas ficam em meio ao grande calçadão da XV de Novembro com comidas típicas e artesanatos.

Em suma, a densidade pluviométrica de Curitiba permanece alta durante o ano, mas o que não faltam são opções do que fazer. Veja abaixo os índices mensais de chuva e média de temperaturas na cidade:

Gráfico de temperaturas médias e precipitação durante o ano - Curitiba - Climatempo
Gráfico de temperaturas médias e precipitação durante o ano – Curitiba – Climatempo

Com essas informações em mãos, escolher quando ir a Curitiba se torna uma tarefa mais fácil, principalmente considerando que não há épocas de alta ou baixa temporada bem definidas. Embora durante as férias de início e meio do ano, bem como os feriados prolongados, a cidade fique um pouco mais cheia (também em ocorrência de alguns festivais), não há super lotação como costumamos ver em outros destinos.

Dicas para aproveitar Curitiba independente do tempo:

Agora que já sabemos quando ir a Curitiba, atente-se a algumas dicas que lhe ajudarão independente da época escolhida.

  • Leve sempre um guarda-chuva consigo
  • Mantenha um casaco por perto
  • Echarpe pode ser uma aliada
  • Vista-se em camadas
  • Roupas térmicas são uma boa pedida quando ir a Curitiba

Confira Algumas Ofertas na Região

Booking.com