Quando ir a Lisboa: Melhor Época para Visitar e Aproveitar a Cidade

Você é bem-vindo em Lisboa em qualquer época do ano. Como o clima da cidade é atrativo e relativamente estável,  fica a seu critério quando ir a Lisboa e aproveitar a cidade. Ou seja, a capital portuguesa é acolhedora e encantadora em qualquer época do ano.
Por isso, vamos conhecer as vantagens e desvantagens de cada período do ano. Assim, você poderá decidir qual o melhor momento para visitar a “Terrinha”.

Temperatura em Lisboa

As quatro estações do ano – Verão, Outono, Inverno e Primavera – são bem definidas em Portugal. No entanto, as temperaturas não costumam ser extremas ou caem muito a ponto de nevar.

Por exemplo, em algumas regiões de Portugal existem períodos de neve, como é o caso da Serra da Estrela, que fica a cerca de 320 quilômetros de Lisboa. Se você não gosta de passar frio extremo, não se preocupe que na capital portuguesa o frio é aceitável e não há neve.

Em Lisboa, a temperatura média anual fica em torno de 16°C. Ela varia de 9°C a 25°C, o que torna os passeios pelas ruas portuguesas muito agradáveis.  Porém, você precisa estar atento ao vento e à chuva, que são persistentes em algumas épocas, como no outono e no inverno, ou seja, de outubro a março.

Portanto, vamos conferir o mapa anual da temperatura para você decidir quando ir a Lisboa!

Mês Mínima (°C) Máxima (°C) Precipitação (mm)
Janeiro 10° 14° 72
Fevereiro 14° 59
Março 11° 16° 57
Abril 12° 17° 55
Maio 14° 19° 45
Junho 16° 22° 12
Julho 18° 24° 3
Agosto 18° 25° 5
Setembro 18° 23° 32
Outubro 16° 20° 80
Novembro 13° 17° 84
Dezembro 11° 15° 83
Média de temperaturas e precipitação em Lisboa. Fonte: Climatempo

Qual a melhor época para visitar Lisboa?

Se você gosta de calor, a melhor época para visitar Lisboa é, com certeza, o verão, de junho até a primeira quinzena de setembro, mais ou menos. Se a sua opção for por um clima mais agradável e se você quer fugir das multidões, a resposta para quando ir a Lisboa é na primavera ou no outono.

Agora, visitar Lisboa no inverno é recomendado para quem gosta muito do frio. A desvantagem desse período é que algumas atrações turísticas encerram mais cedo. Como os dias são mais curtos no inverno, é preciso planejá-los bem. Vamos ver os pontos positivos e os negativos de cada estação e do clima em Lisboa?

Clima em Lisboa

A boa notícia é que Lisboa tem todos os climas ao longo do ano. E, como são bem definidos, a vida do viajante pode ser facilitada na hora de decidir quando ir a Lisboa. Vamos ver o que você pode esperar do clima em cada período. Assim você pode planejar melhor tanto a sua mala quanto os seus passeios na “Terrinha”. Hora de conferir as estações do ano em Lisboa!

Turista no Parque Eduardo VII, em Lisboa.
Parque Eduardo VII, em Lisboa – fonte: Freepik

Quando ir a Lisboa no Verão: calor, praia e agitação – de Junho a Agosto

Vamos começar pela alta estação em Portugal, quando as escolas estão de férias e os portugueses costumam viajar para descansar. Também é o período quando mais turistas querem ir a Lisboa. O verão começa no dia 21 de junho e vai até 22 de setembro. Os dias são longos e o sol se põe por volta das 22 horas. Ou seja, é muito tempo para desfrutar da beleza e das delícias da cidade.

No entanto, as temperaturas podem passar dos 30 graus. O lado bom é que, assim como os portugueses, você pode aproveitar as praias, que estão próximas de Lisboa. As opções são a Costa da Caparica, que fica na chamada Margem Sul do Tejo, a 16 quilômetros de Lisboa; e, você não pode deixar de conferir Cascais, que fica a 32 quilômetros e pode ser acessada facilmente por comboio, como é chamado o trem. Cascais é conhecida pela sua bela paisagem, pelos restaurantes e pela diversão. Confira o post: cidades próximas de Lisboa e aproveite para fazer um tour na região, e conhecer as cidades ao redor.

Voltando para Lisboa, as ruas ficam muito movimentadas no verão, o que pode ser um ponto negativo para quem não gosta de multidões. Além disso, os preços das acomodações costumam aumentar nesse período que é de alta estação. Então pense nesses aspectos na hora de decidir quando ir a Lisboa.

Pessoas na areia da Praia em Lisboa, Portugal - Foto: Descubra Portugal

Festejos juninos em homenagem aos santos

Também é no verão que acontecem os famosos festejos de junho. Há festas em diversas partes da cidade, com direito à sardinha assada na brasa, em homenagem aos santos do mês: Santo Antônio, São João, São Pedro. A cidade é decorada com as luzes e as cores dos santos. Com certeza você poderá experimentar a sardinha assada na brasa com um bom vinho e se divertir muito com os shows que acontecem pela cidade.

Inclusive, o dia 13 de junho, Dia de Santo Antônio, é feriado na cidade. Na noite do dia 12 de junho, a festa é grande e com direito a shows e fogos de artifício. Isso porque Santo Antônio nasceu (1195) e viveu até os 20 anos em Lisboa.

A casa onde o santo morou hoje é o Museu de Lisboa – Santo Antônio e fica bem perto da Sé de Lisboa, no Largo de Santo Antônio da Sé. No museu, o visitante pode ver uma exposição permanente que conta a história do Santo Casamenteiro e mostra a construção da sua imagem pelo mundo ao longo dos séculos. A entrada do museu custa €3.

Decoração colorida nos festejos juninos de Lisboa
Colorido das ruas nos festejos de junho – AdobeStock

Então, se sua escolha for pelo verão, lembre-se de levar protetor solar, roupas leves e beber muita água. O tênis também será muito bem-vindo em Lisboa por conta dos paralelepípedos e das ladeiras das ruas históricas. Aliás, a dica do tênis vale para qualquer estação do ano.

Quando ir a Lisboa no Inverno: vinhos e chocolate quente – de Novembro a Fevereiro

Em Portugal, o inverno começa no dia 21 de novembro e segue até 20 de março. Os dias são mais curtos e por volta das 17 horas já começa a escurecer. Em Lisboa, não chega a nevar no inverno. Isso porque, das cidades europeias, a capital portuguesa é uma das que possui um inverno menos rigoroso. As temperaturas variam entre 8 e 15 graus nesse período.

No entanto, esse frio não chega a atrapalhar os passeios. Há muitos museus, igrejas e lugares fechados para serem visitados em Lisboa. Mas, por conta do frio e se você quiser fazer um passeio um pouco diferente e ao ar livre, pense em Nazaré, cidade que fica a 121 quilômetros. Essa é a época das ondas gigantes de Nazaré, podem chegar a 30 metros de altura.

Trata-se de um fenômeno único que ocorre por conta do encontro das águas quentes do Golfo com as águas frias do Atlântico Norte, gerando uma energia capaz de formar as famosas ondas gigantescas. Muitos surfistas vêm para Portugal nesse período para aproveitar e bater recordes. Os melhores locais para admirar as ondas gigantes é na Praia do Norte ou no Forte de São Miguel Arcanjo.

Elétrico 28 nas ruas de Lisboa, durante o inverno e com chuva.
Lisboa no inverno – Fonte: Pixabay

Mercados de Natal

O inverno também é a época dos Mercados de Natal, que já começam no fim de novembro. São festas natalinas que iluminam as praças e ruas da cidade, com barraquinhas, pistas de gelo para patinação, roda gigante e parque de diversões para as crianças. Aliás, os pequenos são os que mais aproveitam a festança.

Em Lisboa, os Mercados de Natal mais famosos acontecem no Parque Eduardo VII, a chamada Wonderland Lisboa, e no Rossio, Baixa e Chiado. É um momento natalino e mágico, cheio de alegria e que vai até o início de janeiro.

Se o inverno for a sua escolha, aproveite os vinhos e chocolates quentes. Não se esqueça de levar um calçado confortável e impermeável. A capa de chuva pode ser necessária. E não se esqueça de casacos, gorros e cachecóis.

Mercados de Natal em Lisboa, Portugal - Foto: Lisboa Secreta
Mercados de Natal em Lisboa, Portugal – Foto: Lisboa Secreta

Quando ir a Lisboa? Outono e Primavera: estações intermediárias são uma boa pedida

Há dois períodos em que o clima fica ameno em Lisboa e podem ser ótimas opções de viagem. Um deles é o outono, que começa no dia 22 de setembro e vai até 20 de novembro. As temperaturas ficam em torno dos 15 graus. Pense nesses períodos antes de decidir quando ir a Lisboa.

Em outubro, você pode pegar um pouco de chuva já que é o início da estação chuvosa. Lisboa não costuma ter muitos dias de chuva. Mas, eles tendem a começar justo em outubro.

Também é neste período que os portugueses começam a assar castanhas nas ruas. O dia 11 de novembro é dedicado a São Martinho e a tradição secular diz que deve ser feita uma noite de festejo com castanhas assadas e vinho. Tudo para celebrar o que os portugueses chamam de Magusto, momento que marca a chegada da colheita da castanha, fruto ícone do outono no país.

Castanhas sendo assadas em Lisboa
Noite de festejo do Magusto, com castanhas assadas, em Lisboa – Fonte: Pixabay

Quando ir a Lisboa? Primavera: Março, Abril e Maio

A primavera começa no dia 20 de março e vai até 21 de junho. As temperaturas ficam entre 14 e 18 graus. E as flores colorem Lisboa que consegue ficar ainda mais linda nessa época. Os jacarandás-mimoso, árvores nativas da Argentina, Bolívia e Paraguai, colorem Lisboa de azul lilás. Você também verá muitas flores por todo lado. Se for alérgico a pólen, tome cuidado porque nesse momento ele toma conta da cidade.

Além disso, é um período em que os dias passam a ter a mesma duração das noites e o sol já começa a aparecer mais. À noite, você pode precisar de um casaco mais leve. Já é possível aproveitar os parques, os jardins e os miradouros de Lisboa. A cidade possui cerca de 20 miradouros que mostram a beleza de Lisboa de diversos ângulos. Outra opção para a primavera é aproveitar as esplanadas e terraços que, com o aumento das temperaturas, começam a abrir neste período e já ficam agitados.

Tanto no outono quanto na primavera, dependendo do mês, é bom você levar um casaco e o seu tênis. Prepare-se para caminhar e descobrir as belezas e delícias de Lisboa com tranquilidade e alegria.

Árvores floridas na Torre de Belém, em Lisboa, durante a primavera.
Torre de Belém – Lisboa, Portugal – Pixabay

Confira Algumas Ofertas na Região

Booking.com