Assim como nas demais regiões do Nordeste, se você prefere um clima mais fresco, os meses de março a agosto são os meses mais chuvosos. O clima em Sergipe é o Tropical Atlântico, ou seja, é quente e úmido, tem calor o ano todo. Leve sempre roupas leves para curtir seus dias lá.
Entre o início de julho ao fim de setembro, é possível encontrar dias pouco encobertos e temperaturas mais agradáveis que giram em torno de 18ºC a 27ºC.
Para quem curte praia, o período ideal é entre julho e setembro, quando a sensação térmica fica entre 24ºC e 32ºC e há poucas chances de chuva. A velocidade dos ventos é propícia para a prática de esportes aquáticos.
Agora se você quer fugir das chuvas, evite os meses de abril, maio, junho e parte de julho. Este é o período com mais garoas e temporais. O inverno sergipano é o período que se recebe mais águas pluviais.
Entre setembro e março é o período ideal para curtir as praias, é um período com pouca possibilidade de chuva. No verão você encontrará temperaturas que variam entre 26º C e 31º C. Novembro é o mês mais seco de todos. Então essa época é perfeita para curtir as praias de Aruana, dos Artistas, Goré, Refúgio, Mosqueiro, Robalo, Pirambu, Formosa, Sarney, Caueira e a famosa Atalaia e todos os atrativos de sua Orla.
No mês de Janeiro a cidade toda comemora o Pré-Caju, que é a última grande micareta antes do Carnaval. O Pré-Caju ficou anos sem ser comemorado, mas as últimas edições aconteceram no mês de novembro.
Para quem não curte tanto o agito do Carnaval, viajar para Aracaju entre os meses de fevereiro e março é ideal para curtir uma praia com tranquilidade. O Carnaval de Aracaju costuma ser tranquilo, com algumas opções de blocos de rua, mas nada comparado ao grande fervo de seus estados vizinhos, Bahia e Pernambuco. Aliás, uma ótima dica, é depois de passar uns dias agitados no carnaval de Salvador, é dar um pulinho em Aracaju já que a cidade fica a apenas 350 Km de distância da capital baiana.
Aracaju oferece muito mais do que apenas praia, por isso, a visita é recomendada o ano inteiro, independente de chuvas. Falando na chuva, o Cânion do Xingó, em Canindé (aproximadamente a 220 km da capital), fica muito mais bonito no inverno, principalmente com chuva.
E não podemos deixar de destacar o mês de Junho, que assim como em todo o Nordeste, é comemorado a Festa de São João. Em Aracaju, este é o período mais animado da cidade, pois é quando acontece o ForróCaju e o Arraiá do Povo. O evento tem duração de aproximadamente uma semana.
Se você gosta mais de passeios culturais, entre outubro e novembro costuma acontecer o festival de artes de São Cristóvão que traz gente do Brasil inteiro para curtir apresentações culturais como música, teatro, dança, literatura, feiras gastronômicas, artesanato, palestras, oficinas e exposições, todas com acesso gratuito.
Agora, se a sua intenção é economizar, escolha os períodos fora da alta temporada, principalmente nos meses de julho e dezembro, pois o período de férias costumam elevar os custos com passagens e hospedagens.