Rio de Janeiro

A História e a Cultura do Rio

Para começar bem a nossa viagem pelas belezas da Cidade Maravilhosa, você precisa saber que quem nasce no estado do Rio de Janeiro é “Carioca”, ou “Carica” para os mais próximos. Existe uma brincadeira no Rio que diz que só é “carioca da gema” quem nasce na Zona Sul. Os demais são considerados fluminenses. Se você é do Rio de Janeiro, sabe do que estou falando; se não é, vai perceber logo ao colocar os pés na Cidade Maravilhosa.

Detalhe: este artigo foi escrito por um carioca da gema. A antiga capital do Brasil, o Rio de Janeiro, dispensa apresentações. Conhecido como RJ para os cariocas, é uma das cidades mais famosas e deslumbrantes do mundo. Se não fosse a desorganização das pessoas que a governam, governaram e que ainda vão governar, essa cidade seria facilmente a mais visitada do mundo, como Istambul, Londres, Paris e Barcelona. Porém, o Rio não figura nem entre as 10 mais visitadas. Amado por suas praias e tradições, a Cidade Maravilhosa, repleta de encantos mil, parece ter sido pintada por Deus – uma crença profundamente arraigada entre muitos de seus habitantes. Qualquer carioca que você encontrar, seja correndo no calçadão, saboreando uma cerveja gelada ou explorando uma trilha, dirá que, no sétimo dia, Deus criou o Rio.

Os historiadores contam que o Rio de Janeiro tem uma das mais belas histórias de como se tornou a cidade que é hoje. Ela foi constituída em primeiro de março de 1565 por um homem chamado Estácio de Sá; a cidade foi inicialmente um reduto contra invasores franceses. Com o passar do tempo, se transformou em um importante centro de comércio, cultura e política. O Rio foi a capital do Brasil até 1960, quando Brasília foi construída para assumir o posto. Mesmo assim, o Rio manteve seu status de coração cultural do país. Dizem que isso só aconteceu porque Getúlio Vargas cometeu suicídio dentro do palácio do Catete com um tiro no peito.

Acreditem, os cariocas são gente boa! Eles têm esse jeito super descontraído e alegre que é contagiante, e são mega orgulhosos da sua cidade, a Cidade Maravilhosa. A cultura lá é uma mistura incrível de influências de todos os lugares: tem um pouquinho de indígena, de africano e de europeu. E tudo isso se reflete na música, na dança, na comida e nas festas que eles adoram.

Corcovado Rio de Janeiro
Corcovado Rio de Janeiro

Paisagens e Maravilhas Naturais

Se você parar em qualquer ponto da cidade, vai perceber que o Rio é diferente de todas as cidades que você já conheceu ou ainda vai conhecer. Na minha opinião, o que faz com que o Rio de Janeiro seja diferente de outras cidades é a maneira como sua geografia se formou. Montanhas, praias, rios e urbanismo, tudo conversando com os habitantes da cidade.

Há alguns lugares muito lindos no Rio que vocês não podem deixar de conhecer. A Floresta da Tijuca, por exemplo, foi considerada e está no Guinness Book como a maior floresta urbana do mundo. É um lugar muito especial e serve como um refúgio dentro da cidade. Lá, você encontrará trilhas, cachoeiras e uma infinidade de animaizinhos. Os mais atrevidos podem se arriscar a escalar o Pão de Açúcar ou fazer trilha na Pedra da Gávea, que também são experiências incríveis.

Parque Nacional da Tijuca - Rio de Janeiro Tripadv
Parque Nacional da Tijuca – Rio de Janeiro Tripadv

O Ritmo da Cidade

A cidade bate em um ritmo diferente das demais. Porque tudo gira em torno do bem-estar, e o carioca tem o costume de marcar encontros na praia. Dificilmente você vai encontrar um carioca que diga: “Vá lá em casa hoje.” Geralmente, eles dizem: “Nos encontramos lá no posto 3” ou “lá na frente da barraca do Pepe.” É um ritmo diferente. Dali, eles já saem para correr, caminhar ou parar em algum lugar para comer ou beber alguma coisa. Como na maioria das cidades do Brasil, o futebol é muito sério, ainda mais quando é dia de jogo dos quatro principais times da cidade: Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo. A maioria dos cariocas, como no resto do Brasil, são flamenguistas. Dia de jogo do Flamengo, a cidade fica uma loucura e os bares da orla ficam abarrotados, isso sem contar as margens do Maracanã. Se tiver tempo e houver um jogo quando estiver na cidade, é uma programação imperdível.

Você já deve ter ouvido em algum lugar que o carioca tem ginga, certo? Isso mesmo, em qualquer esquina do Rio de Janeiro tem uma música rolando, seja funk, samba, pagode, bossa nova, MPB ou até mesmo o sertanejo, que é pouco escutado por aqui. A preferência do carioca vai de acordo com a região e a idade. Tem muita música ao vivo pela cidade, seja na parte da tarde, da noite ou madrugada afora. A bossa nova é um dos nossos gêneros musicais mais conhecidos no mundo. Nasceu no Rio e seus criadores todos conhecemos, não é mesmo? Tom, Vinicius, João Gilberto, entre outros.

Desafios e Contrastes

Mas nem tudo são flores. A cidade maravilhosa também tem seus problemas como qualquer outra. Você vai se deparar com a desigualdade nas ruas, e isso é muito triste para um país tão rico quanto o nosso. A falta de organização por parte das pessoas responsáveis por cuidar da cidade e de seus cidadãos é muito latente. Sem contar outros problemas, como a saúde pública, a falta de emprego para seus habitantes e, o que incomoda muitos, a falta de segurança para o seu povo e para os que visitam a cidade. Apesar de toda a beleza e simpatia por parte de seus moradores, o turista precisa ficar atento a assaltos ou gente querendo levar vantagem de alguma maneira. Acho que isso é normal em quase toda cidade do Brasil. Coisa que não deveria ser normal, mas é melhor ter atenção redobrada com seus pertences e ficar atento a pessoas suspeitas que se aproximam. Todo cuidado é bem-vindo. Enquanto não evoluirmos como nação, nada vai mudar.

Gastronomia Carioca

Come-se muito bem no Rio de Janeiro. Por se tratar de uma cidade litorânea, há toda uma variedade de frutos do mar, sempre muito frescos. Um dos pratos principais para os cariocas é a feijoada, um prato feito com feijão preto e várias carnes de porco. Uma verdadeira delícia. Também há muitos bares e churrascarias pela cidade; o carioca ama churrasco. Para deixar um carioca feliz, basta dizer que vai ter churrasco depois da praia. Existe uma grande variedade de todo tipo de comida: mexicana, japonesa, tailandesa. Tem de tudo, do ensopado à carne-seca na Feira dos Paraíbas. Essa feira é uma mostra do Nordeste bem no coração de São Cristóvão. Ali tem forró, sertanejo, brega e muito mais. Acredite, você vai comer muito bem no Rio de Janeiro.

feijoadacarioca Rio de Janeiro
feijoadacarioca Rio de Janeiro

Eventos e Festividades no Rio de Janeiro

A festividade no Rio não para nunca. Acho que todos já desejamos pelo menos uma vez na vida ir ao Rio de Janeiro para assistir ao desfile de Carnaval, certo? Eu tenho muitos amigos que venderiam até o que não têm para passar um Carnaval inteiro na avenida, sambando com as escolas de samba. Sem a menor sombra de dúvidas, é a festa do povo. O Carnaval é o evento mais importante da cidade e, se não estou exagerando, do Brasil.

Tudo gira em torno desta data. As escolas de samba se preparam o ano inteiro. A segunda festa mais conhecida e desejada é, sem sombra de dúvidas, a queima de fogos na praia de Copacabana. Vem gente do mundo inteiro para acompanhar o réveillon carioca. As areias da praia ficam lotadas de gente para receber a chegada do novo ano, e pular as 7 ondinhas é um espetáculo imperdível. Viu como o Rio é importante para a economia do Brasil?

Outros eventos, não tão grandes quanto o Ano Novo e o Carnaval, são o Rock in Rio e a Bienal do Livro, que acontece a cada dois anos. Tem evento rolando o ano inteiro no Rio de Janeiro.

A Alma do Rio de Janeiro

Como em toda cidade do mundo, para sentir e estar conectado à essência de um lugar, você precisa estar aberto para viver e sentir tudo que esse lugar tem para te oferecer: suas crenças, seus costumes. O Rio é uma cidade que respira natureza, arte e segue forte mesmo com todos os seus problemas de péssima administração pelos que passaram, pelos que estão e por outros que ainda virão. Mesmo assim, é um estado de espírito viver no Rio.

Você vai perceber isso a cada esquina, a cada bairro e a cada morador. Você não está fazendo apenas uma viagem para desfrutar e aproveitar uma cidade linda. Você vai sair do Rio com um olhar diferente para outras coisas, porque o Rio é isso: ele te faz apaixonar e querer voltar sempre e sempre.

A Cidade Maravilhosa é uma mistura de beleza natural, cultura vibrante e complexidade urbana. Cada visita ao Rio de Janeiro oferece algo novo para descobrir, seja uma trilha escondida na Floresta da Tijuca, um samba animado em um botequim na Lapa, ou uma tarde preguiçosa na praia de Ipanema. É uma cidade que convida a todos para viver intensamente e apreciar cada momento. E como diria qualquer carioca, no sétimo dia, Deus criou o Rio.

Confira Algumas Ofertas na Região

Booking.com