Roteiro completo para explorar Alter do Chão

Se você é um amante de praias paradisíacas, natureza e cultura local, prepare-se para se apaixonar por Alter do Chão! Levaremos você a descobrir toda a beleza desse destino no norte do Brasil com nosso roteiro completo explorando esse vilarejo encantador em Santarém. Águas cristalinas, pôr do sol exuberante e um mergulho na riqueza e cultura das comunidades locais, vem com a gente 🙂

Alter do Chão, Pará - Fonte: SESC
Alter do Chão, Pará – Fonte: SESC

Assim que chegar, sugerimos conversar com um barqueiro local sobre as opções de atrações que deseja visitar em Alter do Chão. Com base no seu perfil e preferências, ele poderá sugerir os melhores locais para você! Além disso, caso já tenha visitado a cidade antes, informe também, quais lugares já visitou para evitar repetir os pontos turísticos. Existem inúmeras atrações imperdíveis em Alter do Chão, aproveite ao máximo!

Um itinerário de 2 dias em Alter do Chão:

Mesmo que você tenha apenas um fim de semana para visitar Alter do Chão, ainda é possível aproveitar ao máximo sua estadia. Tente chegar cedo ao aeroporto de Santarém e seguir direto para Alter do Chão sem perder tempo. A melhor opção é pegar o vôo da madrugada (com saídas de Belém e Brasília) e já acordar em Alter do Chão pronto para um dia cheio de passeios.

Primeiro dia:

Comece sua viagem em Alter do Chão na famosa Ilha do Amor. Localizada em frente à vila, você não precisará pagar por um passeio para chegar até lá. Se tiver energia, pode subir o Morro da Piraoca (levando cerca de uma hora entre ida e volta) ou caminhar ao longo das margens do Lago Verde em busca de praias mais desertas e tranquilas. Você também pode seguir pela margem do Rio Tapajós para encontrar um cantinho isolado na areia e apreciar a praia. Para o almoço, experimente os quiosques na Ilha do Amor. E no final da tarde, sente-se na faixa de areia com vista para o Rio Tapajós e aprecie o lugar, aproveite para tirar lindas fotos, ou então, pegue um barco até a Ponta do Cururu, onde você poderá ver o famoso pôr do sol de Alter do Chão.

Segundo dia:

Hoje é o dia de explorar o Rio Tapajós! Com tantas opções, mostraremos algumas opções para os próximos dias. Você também pode escolher um roteiro diferente para o seu segundo dia em Alter do Chão, dependendo do horário do seu vôo de volta para casa. Se estiver com pouco tempo, prefira passeios mais próximos. Mas se você pretende viajar  somente à noite ou no dia seguinte, pode mudar os planos e escolher um passeio mais distante.

Um dos roteiros mais populares entre os turistas inclui a Praia da Ponta de Pedras, Lago Preto, Praia de Carapanari e Ponta do Cururu. Essas quatro atrações ficam perto de Alter do Chão e o deslocamento é rápido de lancha, ideal para quem quer desfrutar do banho de rio. A Praia da Ponta de Pedras possui quiosques à beira-rio, mas também áreas mais isoladas para aqueles que preferem tranquilidade. Já na Praia de Carapanari, as principais atrações são as belas cabanas de palha e madeira (perfeitas para fotos) e o restaurante Casa do Saulo, onde muitos param para almoçar. A Ponta do Cururu é uma faixa de areia incrível onde o famoso pôr do sol de Alter do Chão pode ser admirado. Geralmente, o passeio termina lá, mas também vale a pena fazer uma parada na Ponta do Cururu na ida para aproveitar um banho em paz e com tranquilidade. Simplesmente delicioso 😉

Planejando 4 dias em Alter do Chão

Se você tem quatro dias em Alter do Chão, pode aproveitar ao máximo esse destino. Este roteiro é perfeito para aqueles feriados prolongados. Comece sua viagem com as dicas do roteiro de dois dias e logo depois continue explorando!

Terceiro dia:

Não perca a oportunidade de visitar as belíssimas praias do Rio Arapiuns! Esse é um dos passeios mais impressionantes para quem deseja conhecer praias fluviais ao redor de Alter do Chão. O Rio Arapiuns, que desemboca no Rio Tapajós, é ainda mais espetacular e uma viagem para lá é imperdível! Embora o trajeto de lancha possa ser um pouco demorado, vale a pena enfrentar alguns solavancos no caminho. Pode confiar, essa experiência será inesquecível.

O Rio Arapiuns possui diversas praias quase desertas, o que o torna um destino ideal para aqueles que buscam lugares mais isolados. Entre as mais famosas estão a Praia do Icuxi, a Praia da Ponta do Toronó e a Praia da Ponta Grande. Todas com visuais deslumbrantes! Durante o passeio, os turistas podem degustar um almoço preparado pelas comunidades ribeirinhas. E no caminho de volta para Alter do Chão, é possível apreciar um lindo pôr do sol na Ponta do Muretá ou durante a viagem de volta.

Quarto dia:

Que tal mudar um pouco de cenário e visitar uma grande floresta? Faça um passeio de lancha até a Flona Jamaraquá, um cantinho da Floresta Nacional do Tapajós situada às margens do Rio Tapajós. Durante o passeio, você poderá fazer uma trilha pela floresta, conhecer espécies típicas da Amazônia (como a gigantesca Samaúma), mergulhar nos igapós em meio à vegetação primária e andar de canoa por um igarapé. Dependendo do roteiro escolhido, também serão feitas paradas nas praias no caminho.

Um roteiro de 7 dias em Alter do Chão

Se tiver a sorte de ter sete dias de férias, pode aproveitar ao máximo Alter do Chão! Será possível visitar todas as praias e atrações principais e ainda ter tempo para explorar outras cidades próximas.

Quinto dia:

No quinto dia de sua viagem, aproveite para conhecer um novo cenário que não envolve praias. O Canal do Jari é um lugar encantador, cheio de vida selvagem e paisagens incríveis. É um passeio ideal para os amantes da natureza e observadores de aves. Durante o trajeto, você verá casas típicas ribeirinhas, vegetação amazônica, muitos pássaros e possivelmente até alguns animais como preguiças, macacos, jacarés e botos. A época mais bonita para visitar o Canal do Jari é durante a temporada de chuvas, quando a vegetação está exuberante e as águas do rio estão cheias o suficiente para chegar às áreas onde se encontram as magníficas vitórias-régias. Na volta, faça uma parada em algumas praias ao longo do caminho, como Ponta de Pedras ou Praia de Carapanari para se deliciar com um belo almoço, e a Praia da Ponta do Cururu para apreciar um belo pôr-do-sol.

Sexto dia:

Para explorar as belas praias de Belterra, vamos começar com uma caminhada pelas areias da Praia do Pindobal. Neste local, é possível encontrar vários restaurantes e charmosas cabanas de palha ao longo do Rio Tapajós. É o lugar perfeito para relaxar e aproveitar o dia inteiro, especialmente durante o pôr do sol deslumbrante. Se quiser conhecer outras praias na região, siga pelo Rio Tapajós até a Ponta do Cajutuba, Praia de Aramanai e Praia do Maguari. Para assistir ao entardecer, sugerimos visitar a Ponta do Muretá.

Sétimo dia:

Aproveite o seu último dia para explorar as atrações próximas à vila de Alter do Chão. Ter uma despedida tranquila permitirá que você se organize melhor antes de voltar para casa. Uma sugestão é fazer um passeio pelo Lago Verde, onde fica a Floresta Encantada, que normalmente é mais bonita em épocas de cheia. Se não desejar fazer um passeio de lancha, pode alugar um caiaque e descobrir o Lago Verde no seu ritmo, parando em várias praias desertas e aproveitando a paisagem só para você!

Roteiro de 10 dias em Alter do Chão

Se você está procurando um tempo de verdade para relaxar e apreciar Alter do Chão, esta é a melhor oportunidade. Com uma estadia de dez dias, você pode aproveitar o roteiro de sete dias com mais tranquilidade ou até mesmo retornar às suas praias favoritas e desfrutar sem pressa. O importante é ir no seu ritmo. Caso decida ficar por dez dias, tente negociar com o barqueiro para conhecer praias menos conhecidas. Essa pode ser sua chance de ter uma praia só para você!

Oitavo dia:

Quer continuar explorando as belezas da região? Então faça uma viagem para Santarém e veja a união do Rio Amazonas com o Rio Tapajós. Você pode até mesmo dar um mergulho entre os dois rios e sentir de perto a diferença nas cores desses dois gigantes. Enquanto o Rio Tapajós possui águas azuis, o Amazonas é conhecido pelo seu tom mais escuro com águas turvas. No caminho de volta, não deixe de fazer algumas paradas em praias encantadoras como Ponta do Jutuba e Praia do Jacaré, e também aproveite para visitar o Lago do Jacaré.

Os dias 9 e 10 se aproximam:

Este é o momento perfeito para voltar às suas praias favoritas. Durante dois dias, você pode esquecer completamente a correria e relaxar em Alter do Chão. Se quiser variar um pouco, pode visitar novas praias ao longo do Rio Arapiuns ou seguir em direção a Belterra e parar nas belíssimas faixas de areia ao longo do caminho. Ou, se preferir, pode combinar com o barqueiro um passeio para duas praias mais isoladas e menos conhecidas. Assim, terá todo o dia para sí mesmo em uma praia só sua. E o melhor é que essa aventura pode se estender até a noite, oferecendo a oportunidade de passar uma noite sob as estrelas em uma praia deserta nas margens do Rio Tapajós…

Ufa 🙂 dez dias é um ótimo período para explorar Alter do Chão, e inclusive, lhe dá a chance de apreciar com mais calma cada cantinho desse lugar incrível, agora é só se programar e passar uns dias por lá. Confere abaixo as principais ofertas na região de Alter..

Confira Algumas Ofertas na Região

Booking.com