Roteiro completo para explorar Arraial d’Ajuda

Arraial D´Ajuda pode ser explorada de mil formas diferentes. O roteiro de sua viagem vai depender dos seus objetivos, com quem você viaja, de quanto tempo dispõe, orçamento, seus gostos pessoais, enfim, há uma série interminável de variáveis que vão determinar como você vai curtir Arraial e farão de sua experiência uma coisa única e inesquecível.

Unicamente com o intuito de trazer um balizador para quem ainda está muito perdido no planejamento de sua viagem a Arraial D´Ajuda, esta página traz uma sugestão de roteiro de 7 dias para aproveitar ao máximo o que a pequena vila tem a oferecer.

Arraial D´Ajuda – roteiro de 7 dias

Dia 1 – Chegada: recuperando as energias e aquecendo os “motores”

Digamos que você chegue a Arraial D´Ajuda de avião e vá alugar um carro. O aeroporto de desembarque, na verdade, é o Aeroporto Internacional de Porto Seguro. No próprio aeroporto, retire seu veículo e dirija-se ao terminal de balsas, para cruzar o Rio Buranhém rumo a Arraial D´Ajuda. Uma vez devidamente instalado em seu hotel ou pousada, uma pausa para relaxar um pouco da viagem e recarregar as baterias. Depois, que tal uma saidinha no final da tarde? A pé mesmo, caminhe pela Rua Mucugê até a praia e deslumbre-se com o pôr do sol no local.  Na volta, já bateu aquela fome. Na própria Mucugê, escolha um restaurante e delicie-se com uma boa refeição, enquanto observa o movimento na rua. E vamos descansar que amanhã o dia vai ser cheio!

 Dia 2 – Praia, sol, mar e…quadriciclo!!

Você acordou cedo, tomou seu café da manhã e já pegou o carro em direção à Praia de Araçaípe. Localiza entre a Praia da Ponta do Apaga Fogo e a Praia dos Pescadores, Araçaípe está a apenas 2,5km do Centro de Arraial. É uma praia para relaxar e aproveitar o mar calmo, a paisagem cercada por coqueirais e o ambiente tranquilo e familiar. Embora não tenha tantos serviços quanto outras praias, dá para almoçar satisfatoriamente em um dos quiosques da praia. Depois do almoço, hora de voltar para a pousada, tirar o sal do corpo e, ali mesmo no Centro, ir para uma das locadoras de quadriciclos e iniciar um passeio emocionante e com visuais incríveis por trilhas em meio à Mata Atlântica. À noite, uma esticadinha no Armazém Santo Antônio, na Praça da Igreja, para jantar e curtir uma boa música ao vivo.

Dia 3 – Eco Parque

Hoje é dia de curtir a “Disney de Arraial D´Ajuda”, o Eco Parque. Acorde cedo, pegue seu carro e “partiu” para uma das atrações mais divertidas de Arraial D´Ajuda. Localizado na Praia da Ponta do Apaga Fogo, o Eco Parque é entretenimento puro: toboáguas radicais, tirolesa, piscina de ondas, escalada, arvorismo e muitas atrações e brinquedos para as crianças. Prepare-se para passar o dia no parque! Lá, você encontrará, além de muita diversão, uma gama de serviços e comodidades para que você só precise sair do parque para voltar para casa: estacionamento gratuito, posto médico, fraldário, lojinhas e várias opções de alimentação. À noite, certamente extenuados, você ou seu grupo ou família, podem fazer uma caminhada leve pela Mucugê, para encerrar o dia com uma fantástica pizza “veramente napoletana” da Pizzeria Napoletana da Luigi.

Dia 4 – Voando com os pássaros e resgatando nossa história

Hoje o dia vai ser diferente e…surpreendente! Claro, essa dica é válida para quem gosta de aventura e esportes radicais. Para quem não se enquadra nessa premissa, a praia vai valer a pena de qualquer forma. Estamos falando da Praia da Pitinga e a aventura do dia é o voo duplo de parapente, que pode ser tratado antecipadamente com o mestre do voo livre, o instrutor Ivan Blá. A experiência é de tirar o fôlego!! Vale a pena cada segundo lá em cima. Mas para quem não tem tanto apetite para a aventura, a Praia da Pitinga é linda, cercada por falésias e imensos coqueirais, uma longa faixa de areia e muitas opções de quiosques para beber e relaxar, petiscar ou almoçar. E para quem é fã de pastel, a parada na Barraca do Faria é obrigatória! A segunda etapa do nosso dia é do outro lado da balsa: vamos atravessar o Rio Buranhém rumo à nossa história. Você vai conhecer a Cidade Histórica de Porto Seguro e mergulhar na origem da nossa civilização, o descobrimento e os primeiros tempos de colônia. Não deixe de visitar: a Igreja de Nossa Senhora da Pena, o Marco do Descobrimento e o Museu de Porto Seguro.

Dia 5 – Aquário a céu aberto e Trancoso

Se você já voou com os pássaros, hoje é dia de nadar com os peixes. A dica é aproveitar a manhã num passeio de escuna ou catamarã para o Parque Marinho do Recife de Fora, um imenso aquário a céu aberto, onde você poderá praticar o snorkeling e o mergulho com cilindro (se for habilitado) e descobrir a riquíssima (e lindíssima) biodiversidade marinha da região. De volta do passeio, pausa para o almoço e pé na estrada rumo à Praia do Espelho, em Trancoso. Entregue-se à beleza da paisagem de uma das mais belas praias do país! A ordem aqui é descansar, relaxar ao máximo e aproveitar o mar, o sol e tudo de melhor que a natureza pode oferecer. Acredite: você vai sentir saudade dessa praia. À noite, revigorados, você e seu grupo podem se divertir na baladinha do Morocha Club: muita diversão, gente bonita, música e uma atmosfera contagiante!

 Dia 6 – Dolce far niente: praia, sol e mar

A semana está acabando e hoje o dia será dedicado às praias de Arraial D´Ajuda. Escolha uma praia para passar a manhã, outra para passar a tarde. Mesmo para quem seguiu o roteiro até aqui, as opções ainda são muitas: Pescadores, Parracho, Taípe, Ponta do Apaga Fogo, é só escolher e aproveitar.

Dia 7 – Um dia mais urbano: compras, gastronomia, arte e cultura

Aquele ar de despedida já está batendo, mas ainda há muito o que aproveitar no seu último dia de Arraial D´Ajuda. Reserve o dia para compras na Mucugê e no Centro Histórico, galerias de arte, artesanato, feira hippie, barraquinhas de comidas típicas, aquela lembrancinha para os amigos e parentes. No fim da tarde, tente aproveitar uma apresentação ao vivo de artistas locais no palco da calçada no encontro da Bróduei com a Praça São Brás. E encerre sua noite com uma ótima refeição no Beco das Cores. Aproveite e erga um brinde à Arraial D´Ajuda, um presente da natureza para você. Essa semana certamente vai ficar para sempre na sua memória!

Observação: esse roteiro é uma mera sugestão. Há inúmeras possibilidades de combinação de atrações e passeios em Arraial D´Ajuda e região. Escolha a sua e divirta-se!

Confira Algumas Ofertas na Região

Booking.com