Se você está com viagem marcada para Lisboa, prepare-se, que tem muita história para conhecer e muitas atrações para você visitar na capital portuguesa. Por isso, preparamos um roteiro completo de Lisboa, com o melhor da cidade em 3, 5 ou 7 dias. Vamos conferir.
Quantos dias são ideais para conhecer Lisboa?
Para conhecer o básico de Lisboa, três dias podem ser suficientes. Mas, será um pouco corrido e cansativo. Ou seja, se você tiver mais tempo, com certeza, é melhor.
Você consegue visitar e conhecer bem Lisboa em 5 ou 7 dias. E ainda pode incluir bate-voltas a cidades próximas no seu roteiro completo de Lisboa.
Mas, pense nesse período como básico e saiba que se você tiver mais dias, será melhor para desfrutar com mais tempo a capital lisboeta e proximidades. E não vão faltar atrações para você colocar no seu roteiro de Lisboa.
Roteiro Completo de Lisboa: O Melhor da Cidade em 3 Dias
Se você tem poucos dias em Lisboa, o roteiro completo deve ter três regiões básicas: o centro histórico, Belém e o Parque das Nações. E Prepare-se para caminhar, porque, como serão poucos dias e há muitas atividades, talvez você tenha que acelerar o passo para conseguir fechar sua programação.
Porém, o ponto positivo é que as atrações estão muito perto umas das outras, além do trajeto entre elas também se transformar em um passeio. E lembre-se de encaixar uma noite de Fado no primeiro ou no terceiro dia.
Dia 01
No primeiro dia, você pode conhecer o centro histórico de Lisboa: Alfama e Chiado. Então, acorde cedo para aproveitar seu dia e comece pelo Castelo de São Jorge. Muitos turistas optam por pegar o famoso Elétrico 28 na Praça Martim Moniz. E por isso mesmo, o Elétrico sempre está muito cheio.
Uma alternativa é pegar o ônibus 737 na Praça da Figueira e deixar o passeio no bondinho para um outro momento. E depois da sua visita ao Castelo de São Jorge, desça a pé para o Miradouro de Santa Luzia.
Desça para Sé de Lisboa de bondinho ou ônibus e em seguida conheça a Igreja de Santo Antônio de Lisboa. Aliás, na sua subida para o Castelo, você passará em frente a Sé, mas resista à tentação e não desça neste momento. Isso porque neste ponto fica mais difícil subir tanto no Elétrico quanto no ônibus por conta da lotação de passageiros.
No Período da Tarde
A partir desse ponto, já é possível fazer uma caminhada até a Praça do Comércio. Onde você pode apreciar o rio Tejo, o Cais das Colunas e o Arco da Rua Augusta. Ali na Praça do Comércio também tem o museu Lisboa Story Centre, que conta um pouco da história da cidade de uma maneira interativa.
Em seguida, siga pela Rua Augusta até a Praça do Rossio. E, ao longo do passeio você pode experimentar pastel de bacalhau, pastel de nata ou a Ginjinha.
O acesso ao Elevador de Santa Justa fica cerca de 250 metros do Rossio. Então, siga até ele e suba para vislumbrar as Ruínas do Carmo. Você ainda pode ir até a Rua Garret em busca da estátua de Fernando Pessoa, que fica em frente ao café A Brasileira e onde muitos visitantes tiram fotos.
À noite, aproveite para assistir um show de fado ou ir a um dos restaurantes da Rua Rosa, também no Bairro Alto.
Dia 02
O segundo dia você pode dedicar ao bairro de Belém. E sua primeira parada será no Mosteiro dos Jerônimos e, em seguida, nos Pastéis de Belém que fica bem ao lado.
Para chegar lá, você tem algumas opções: A primeira é pegar o Elétrico 15 na Praça da Figueira. A segunda é pegar um Elétrico Articulado, parecido com um metrô de superfície, bem em frente ao Mercado da Ribeira. Ou ainda um trem na estação do Cais do Sodré e que vai para Cascais, descendo em Belém.
Depois do Mosteiro dos Jerônimos e da Igreja de Santa Maria de Belém, caminhe até o Padrão dos Descobrimentos. E nesta região, também há alguns museus, como o Museu Nacional dos Coches e o Museu de Arte e Arquitetura de Lisboa (MAAT).
Siga para a Torre de Belém, que está a 13 minutos de caminhada à beira do Rio Tejo. Mas, se você estiver muito cansado, tem sempre um tuc-tuc por perto. Também é nesse trajeto que há locação de bicicletas, caso você queira aproveitar.
Na volta, pegue novamente o Elétrico 15 e conheça o LX Factory ou o Time Out Lisboa, que fica no Mercado da Ribeira, no Cais do Sodré.
Dia 03
Chegou o dia de conhecer a parte mais moderna de Lisboa, que é onde fica o Parque das Nações. E para chegar lá, a melhor maneira é pegando o metrô e descendo na estação Oriente.
Primeiro, visite o Oceanário de Lisboa e faça um passeio no Teleférico. Em seguida, você pode conhecer o Centro Comercial Vasco da Gama ou ir a um dos restaurantes à beira do Tejo.
Aproveite seu dia, seguindo para a Praça Marquês de Pombal na parte da tarde. Então, caminhe pela Avenida da Liberdade e pelo parque Eduardo VII.
E se você ainda não tiver ido ao show de Fado, este pode ser um bom momento. Caso, já tenha ido, na região da Avenida da Liberdade há bares e restaurantes que você pode aproveitar para conhecer.
Roteiro Completo de Lisboa: O Melhor da Cidade em 5 Dias
Se você tem mais dois dias na capital portuguesa, complete seu roteiro com dois bate-volta a cidades próximas. Você pode escolher os locais que se encaixam mais com o seu perfil. Abaixo algumas sugestões.
Dia 04
Uma sugestão é seguir para Sintra, que fica a 50 minutos de trem. E você tem três opções de estações para pegar o trem que vai direto para Sintra. São elas: Estação de Oriente, Estação do Rossio ou Estação de Entrecampos. Dependendo da sua localização, a mais indicada é a do Rossio.
Chegando em Sintra, você também tem duas opções para subir até os palácios e castelos. Uma é o trem turístico que faz o Circuito da Pena e passa pelo Palácio Nacional, a Quinta da Regaleira, o Palácio Biester, o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena.
A segunda alternativa é ir de ônibus. Nesse caso, há dois ônibus – 434 e 435 – e dois circuitos que abrangem todos os palácios e castelos. Em suma, o 434 passa pelo Palácio da Vila, Castelo dos Mouros e Palácio da Pena. E o 435, por Palácio da Vila, Quinta da Regaleira, Palácio de Seteais e Palácio de Monserrate.
É importante notar que você paga um valor único para o dia e pode subir e descer tanto do trem quanto do ônibus a qualquer momento. E esse valor é do transporte. Cada palácio ou castelo tem um valor de entrada diferente.
Uma sugestão é visitar o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena pela manhã. E de tarde, conhecer o Palácio da Vila e a Quinta da Regaleira. Como são locais grandes, separe uma hora ou mais para cada visita. Se você conseguir, pode ir encaixando outros palácios durante o seu dia.
Dia 05
No quinto dia, um bate-volta interessante para incluir no seu roteiro completo é para Fátima. E o ônibus sai da estação Sete Rios. Assim, em 1h30 você já está na cidade das aparições de Nossa Senhora de Fátima.
Se você for mais religioso, pode passar o dia na cidade, participando de celebrações, terços e adorações em três locais dentro do Santuário: Capelinha das Aparições, Basílica de Nossa Senhora do Rosário e Basílica da Santíssima Trindade.
Também pode ir até Aljustrel, que fica a 2km do Santuário e onde estão as casas dos três pastorinhos. E fazer o Caminho dos Pastorinhos trajeto que as crianças faziam até à Cova da Iria (Fátima) e que os peregrinos hoje fazem uma Via-Sacra passando pelos locais de aparições do anjo e de Nossa Senhora: Loca do Carneiro, Poço do Arneiro e Valinhos.
Agora, se você optar por um roteiro diferente do religioso, existem várias opções próximas a Fátima. Assim, você pode conhecer três Patrimônios da Humanidade que estão em Portugal: o Mosteiro da Batalha, o Convento de Cristo em Tomar, o Mosteiro de Alcobaça.
E, ainda tem como opção passar por Nazaré ou Óbidos, que também estão entre Fátima e Lisboa. Para essa sugestão, você pode ir com carro alugado, de ônibus saindo de Fátima ou em excursões turísticas.
Roteiro Completo de Lisboa: O Melhor da Cidade em 7 Dias
Se você ainda tem mais dias em Lisboa, você pode aproveitar para visitar o centro histórico e a Lisboa moderna com mais calma ou continuar fazendo bate-voltas. Neste último caso, você tem duas alternativas para deixar seu roteiro completo de Lisboa: Cascais e Óbidos.
Dia 06
Neste sexto dia, aproveite para fazer um bate-volta Cascais. A cada 15 minutos, mais ou menos, sai um trem da estação Cais do Sodré em direção a cidade de praia das personalidades famosas de Portugal.
O trajeto do trem já é um passeio em si. Porque o trem vai pela margem do Rio Tejo e depois passa por lindas praias.
Se for época de sol, você pode aproveitar a praia. Mas, se não for, desfrute das belas paisagens de Cascais e siga para o centro histórico. Então, explore as ruas estreitas e charmosas da cidade que mais parece uma vila.
Há muita história em Cascais. E você também pode alugar uma bicicleta para conhecer Cascais e ir à Boca do Inferno ou ao Cabo da Roca, por exemplo. E você ainda pode chegar a esses locais por meio do ônibus 427.
Dia 07
Neste dia, você pode aproveitar para fazer uma experiência medieval. Inclua no seu roteiro um bate-volta a Óbidos, que está a 85km de Lisboa.
É possível chegar a Óbidos de carro, ônibus ou em excursões turísticas, que geralmente incluem Nazaré ou os Patrimônios Mundiais: Mosteiro da Batalha, o Convento de Cristo em Tomar, o Mosteiro de Alcobaça. Isso porque estão todos nessa mesma região.
Óbidos é pequena e toda murada. Você deve entrar pela Porta da Vila e seguir pela Rua Direita até o Castelo ou subir para as Muralhas. Também procure pela Igreja Santa Maria, que por fora é bem simples, mas por dentro é grandiosa.
Aproveite para beber uma Ginjinha de Óbidos no copinho de chocolate e para visitar a livraria que está dentro do prédio da antiga igreja ao lado do castelo. Hoje, já não funciona como um recinto religioso, mas mantém a decoração e é uma livraria.
Em Óbidos, existem muitas lojas, bares e restaurantes, tudo dentro das muralhas. As casinhas são brancas, com azulejos e muitas flores. Vale a pena colocar essa experiência medieval no seu roteiro de Lisboa.