A grande boa notícia que temos quando o assunto é transporte em Buenos Aires é o fato de que a cidade oferece muitas opções com excelente estrutura para locomoção, desde bicicletas a alternativas tradicionais, como o táxi. Por ser um território muito grande, não conseguimos fazer tudo a pé, embora seja uma ótima opção para explorar a capital argentina. Já o carro, no entanto, talvez não seja a melhor escolha.
O meio de transporte que irá utilizar depende unicamente do trajeto que você irá fazer. Planejar sua locomoção em Buenos Aires é um item essencial para fazer com antecedência, e garantir que a sua viagem seja um sucesso! Para te auxiliar nessa jornada e explorar os encantos da cidade, detalhamos tudo sobre os transportes mais comuns de Buenos Aires como: aluguel de carro, ônibus turístico, caminhada, carros por aplicativo, metrô, entre outras opções!
Transporte público portenho
Tanto a eficiência do transporte público portenho quanto a acessibilidade das tarifas torna esse meio de locomoção o mais utilizado pelos turistas. Além de ser uma ótima forma de economizar, o transporte funciona muito bem e abrange muitos pontos turísticos de Buenos Aires.
O sistema público de transporte em Buenos Aires é composto principalmente por metrô, ônibus e trens, cada um desempenhando um papel diferente e essencial na mobilidade urbana da cidade. Falaremos sobre cada um abaixo.
Metrô
Subte em Buenos Aires é o nosso famoso metrô, uma forma rápida e conveniente de se deslocar pela cidade. Se deseja evitar o trânsito portenho, essa é uma excelente alternativa, pois o sistema metroviário é composto por 6 linhas, que ligam diferentes pontos turísticos, zonas hoteleiras e estações de trem e ônibus. Para facilitar a navegação, considere ter as informações abaixo em mãos e também um mapa das linhas:
- Linha A (Azul): Conecta o bairro de San Telmo ao oeste da cidade, passando por locais históricos e culturais.
- Linha B (Vermelha): Liga o bairro de Villa Urquiza ao centro da cidade, passando por pontos comerciais e empresariais.
- Linha C (Azul Claro): Vai do bairro de Constitución ao norte de Buenos Aires, ideal para quem precisa se deslocar pelo centro.
- Linha D (Verde Claro): Conecta o bairro de Congreso ao norte, passando por áreas de compras e entretenimento.
- Linha E (Roxa): Liga o centro ao bairro de Plaza de los Virreyes.
- Linha H (Amarela): A mais nova linha, que conecta o bairro de Parque Patricios a la estación de Constitución.
Horário de funcionamento do metrô: de segunda a sábado das 5h às 23h. Domingo e feriados, das 8h às 22h.
Atenção! O horário de funcionamento pode variar de acordo com a linha, antes de viajar confirme os horários para não ter imprevistos!
Os vagões são modernos e amplos. O pagamento deve ser feito com o cartão SUBE – muito similar ao que usamos no Brasil – e que também pode ser usado para ônibus e trens suburbanos. O cartão pode ser adquirido e carregado em diversas lojas e quiosques ao longo da cidade.
Trem
Os trens suburbanos de Buenos Aires conectam a capital a diversas cidades e bairros ao redor, como Tigre, La Plata e San Fernando. São uma opção menos turística, portanto, só utilizará quem deseja sair do centro de Buenos Aires conhecer como a vida acontece nas cidades do entorno. Destacamos os principais abaixo.
- Tren de la Costa: Liga a cidade a áreas mais ao norte, passando por bairros e áreas recreativas.
- Tren Sarmiento: Conecta o centro a bairros no oeste da cidade.
- Tren Roca: Vai para o sul da cidade, oferecendo uma conexão com diversas cidades vizinhas.
O Tren de la Costa, especialmente, liga a capital Argentina a cidade de Tigre, tornando uma rota turística. Ao visitar esta cidade, é possível também fazer o famoso passeio de barco pelo Delta do Tigre. Para pagar as passagens também é necessário ter o cartão Sube.
Ônibus público
Assim como a rede de metrôs, as linhas de ônibus são variadas, chegam a quase todos os bairros de Buenos Aires, inclusive lugares os quais o metrô não acessa. Os pontos de ônibus são sinalizados de forma a indicar quais linhas passam por ali e os ônibus têm um padrão parecido de identificação: cores e números. Essa também é uma forma barata de se locomover e é necessário utilizar o cartão SUBE. Um grande aliado para saber qual ônibus pegar e onde, é utilizar o Google Maps.
Dicas importantes antes de pegar o ônibus em Buenos Aires:
- Aqui os ônibus são chamados de colectivo ou bondi;
- Antes de passar o cartão no ônibus, é necessário informar ao motorista onde irá descer para que pague o valor de acordo com a distância;
- Os argentinos têm costume de fazer fila nas paradas de ônibus, respeite;
- Evite utilizar esse transporte em horário de pico, pois ficam muito cheios.
Ônibus Turístico em Buenos Aires
Informação e conforto são duas vantagens de conhecer Buenos Aires nos ônibus turísticos. Operados por duas empresas distintas, os tours no hop-on hop-off garantem o acesso a informação dos pontos turísticos através de áudio guias, proporcionando maior imersão na história portenha.
O embarque e desembarque ocorre nos pontos pré definidos pelo tour, que podem ser visualizados em seus sites oficiais. Esse formato possibilita maior liberdade ao viajante, que pode adequar o roteiro e os pontos que deseja visitar. Antes de utilizar os ônibus turísticos, pesquise o site de ambas as empresas e veja qual roteiro está de acordo com o que deseja fazer, pois o passeio é dividido em diferentes rotas, cobrindo as principais áreas de Buenos Aires.
Normalmente, os ônibus passam de 30 em 30 minutos em cada ponto turístico, então é possível conhecer cada um deles com calma e, através do aplicativo, verificar qual será o próximo ônibus disponível no ponto em que você estiver e seguir para as próximas atrações. Você pode optar por pacotes de um, dois ou cinco dias. O legal é que você conhece muitos lugares e consegue aproveitar bem a cidade.
As duas empresas que operam os tours são:
- Buenos Aires Bus – caracterizado pela cor amarela
- Buenos Aires City Bus – cor vermelha
Atente-se, pois cada rota também possui preços diferenciados, além de serem operadas por empresas distintas. Confira o site oficial para ter informações atualizadas.
Táxis e aplicativos em Buenos Aires: como usar?
Buenos Aires, São Paulo e Rio de Janeiro são exemplos de grandes centros urbanos com extensa oferta de táxis e aplicativos de mobilidade, como Uber. Os táxis na capital Argentina são fáceis de encontrar e possuem valores muito mais acessíveis. Os aplicativos também são populares e amplamente utilizados. Entenda sobre ambos abaixo.
Táxis
Os táxis são uma forma tradicional e bastante comum de se locomover em Buenos Aires e podem ser encontrados com facilidade nas grandes avenidas. Aqui, reconhecemos os táxis pelo esquema de cores preto e amarelo e para chamá-lo seguimos a forma tradicional, acenando quando o táxi passa, nos pontos de táxis (maneira mais recomendável e segura) ou por aplicativo.
Quanto ao preço, costumam ser mais acessíveis do que em São Paulo, por exemplo. Todos os táxis funcionam com taxímetro e há acrescimentos conforme a distância percorrida e o tempo parado no trânsito.
Para quem prefere o conforto ou viaja em grupo, os táxis são uma ótima forma de se locomover. Atente-se apenas aos horário de pico, pois devido ao trânsito pode haver um incremento considerável no valor e no tempo gasto.
Dicas para não cair em golpes:
- Priorize o pagamento on-line e chame os táxis por meio de aplicativos! Assim torna-se mais seguro e confiável para não cair em golpes, principalmente com pagamento em dinheiro;
- Caso esteja sem internet, vá aos radiotaxis;
- Para pagamento em dinheiro, leve notas de baixo valor e procure sempre dar a quantia mais próxima possível do valor da corrida;
- Ao informar o endereço ao taxista, seja bem detalhado, dizendo qual o local que deseja ir e quais são as ruas do entorno. Utilize o Google Maps para coordenadas mais assertivas;
- Coloque o seu portunhol em prática para demonstrar um pouco mais de segurança ao motorista.
Aplicativos de transporte: quais usar?
A chegada do Uber e de outros aplicativos de mobilidade urbana mudou a dinâmica das cidades, pois o aumento de sua popularidade e os preços mais acessíveis os tornaram uma excelente alternativa aos táxis. Em Buenos Aires, esse cenário se repete, e hoje há uma vasta diversidade de opções para se locomover.
A principal vantagem do Uber e outros aplicativos similares é a conveniência e facilidade de ter todas as informações na palma da mão. Em um único aplicativo consegue verificar a localização do motorista em tempo real, trajeto da viagem, preço de forma antecipada e tem uma segurança a mais sobre o pagamento. E em Buenos Aires o Uber funciona muito bem, inclusive, é bem rápido e prático de usar.
Outros aplicativos muito utilizados em Buenos Aires são o Cabify e o Didi. Baixe-os antecipadamente e entende o funcionamento antes de utilizá-los na viagem. Evite surpresas e imprevistos.
Outras formas de conhecer Buenos Aires: a pé e de bicicleta
Caminhar em Buenos Aires
Que tal aliar a atividade física ao passeio turístico? Uma excelente forma de explorar Buenos Aires é caminhando! Mas, acredite, ao final do dia você não perceberá o quanto andou, pois irá se distrair muito em cada ponto turístico, bairro e pessoas que conhecer no meio do caminho. Boa parte dos atrativos turísticos portenhos estão situados próximos uns aos outros, o que facilita muito a conhece-los a pé. E outra grande vantagem de bater perna é ter uma experiência mais imersiva, vasculhando os cantos da cidade que muitas vezes não aparecem nos roteiros.
Bicicleta em Buenos Aires
Não se preocupe se desejar conhecer Buenos Aires pedalando, pois a cidade aumentou muito os investimentos em ciclovias nos últimos anos e possui uma rede extensa de ciclovias que atravessam quilômetros entre os bairros. O principal sistema compartilhado de bicicletas é o EcoBici e fornece o aluguel de forma gratuita, tanto para moradores quanto turistas. Há locais específicos para retirada e devolução das bicicletas, chamadas “estações” e que estão em diferentes pontos de Buenos Aires. Antes de utilizar o serviço, entre no site oficial, leia atentamente as regras e cadastre-se!
Aluguel de carro
Se estiver pensando em alugar um carro para ter mais liberdade para passear e curtir a capital argentina, não esqueça de obter descontos exclusivos com o nosso código promocional da Fareja Viagens. Para ter acesso as melhores tarifas, clique aqui.